Construção e exploração da "Área das Ciências" numa sala de Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento da atitude científica das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carolina Taquelim da Cruz Furtado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10878
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling Construção e exploração da "Área das Ciências" numa sala de Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento da atitude científica das criançasEducação pré-escolarCiênciaÁrea das ciênciasAtitude científicaPre-school educationScienceScience areaScientific attitudeRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente documento consiste num relatório de estágio, elaborado no âmbito na Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), o qual decorreu ao longo de treze semanas, em contexto de Jardim-de-Infância. Neste relatório apresenta-se o processo de aprendizagem fundamentada e refletida, desenvolvida ao longo desse período. No decurso da observação do contexto e do grupo, constatou-se um particular interesse e curiosidade das crianças, nomeadamente ao nível do domínio das Ciências. Este interesse deve-se à predisposição natural das crianças para a descoberta de saberes científicos, cabendo assim ao educador proporcionar momentos significativos e diversificados, com vista ao desenvolvimento do gosto pela Ciência e pela exploração do mundo, encarando a criança como sujeito ativo na sua aprendizagem. Em resposta à problemática, objetivou-se a construção e dinamização (com as crianças) de uma nova área na sala – a Área das Ciências – que permitisse levar a cabo com as mesmas um conjunto de atividades diversificadas e significativas que suscitassem a sua curiosidade e interesse pelas ciências e, em especial, o desenvolvimento de uma atitude científica, optando-se pela realização de um estudo orientado pelas diretrizes da investigação-ação, que visa compreender “Quais as potencialidades da Área das Ciências para a apropriação da atitude científica das crianças”. Para a abordagem às Ciências em pré-escolar segui as diretrizes de diversos autores de referência, tendo recorrido à metodologia científica, para desenvolver a atitude científica das crianças. A análise e interpretação dos dados recolhidos levou a clarificar que a partir da dinamização da Área das Ciências as crianças, que participaram no estudo, foram adotando as etapas e procedimentos da metodologia científica, revelando consequentemente comportamentos baseados numa atitude científica. As evidências levam a afirmar que a construção e dinamização da Área das Ciências potenciou o desenvolvimento e adoção de uma atitude científica das crianças, visto estas revelarem um espírito mais observador, questionante e crítico face ao que as rodeia, adotando um papel mais ativo na produção de descobertas socialmente construídas, mostrando valorizar o processo de exploração, partilha e descoberta, tornando estes em momentos de aprendizagem significativa.ABSTRACT This document is the internship report drawn up in the scope of the Supervised Professional Practice Course II (PPS II), which took place over a period of thirteen weeks in the context of kindergarten and presents the reasoning and reflected learning process developed during this period. Throughout the observation of the context and regarding the group, the children showed a particular interest and curiosity in the Science field. This interest is due to their natural predisposition to the scientific knowledge discovery, while the educator role is to provide them significant and different moments so they could develop their interest in Science and exploration of the world, being the child an active agent in his/her learning process. In order to face this issue, a new area in the room was created and developed (with the children) - Science Area – to allow them to carry out a set of several and significant activities that arouse their curiosity and interest in sciences and, in particular, the development of a scientific attitude, and a study was conducted, guided by the action-research guidelines, aimed at understanding "What are the potentialities of the Science Area for the appropriation of the scientific attitude of children ". In order to approach sciences in pre-school, I followed the guidelines of several leading authors, and followed the scientific methodology to develop children’s scientific attitude. The analysis and interpretation of the collected data allow to clarify that with the development of the Science Area the children who participated in the study started to adopt procedures according to the scientific methodology, thus revealing behaviours based on a scientific attitude. The evidence leads us to state that the construction and dynamization of the Science Area has fostered the development and adoption of a scientific attitude of the children, since they reveal a more observant, questioning and critical spirit towards their surroundings, adopting a more active role in the production of socially built learnings, showing that they value the process of exploration, sharing and discovery, as significant learning moments.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaFriães, RitaRCIPLMartins, Carolina Taquelim da Cruz Furtado2019-12-16T16:39:13Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10878TID:202322378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:14.378689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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