Atitudes sobre a inclusão no pré-escolar: perspetivas de crianças dos concelhos de Braga, Fafe e Póvoa de Lanhoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Marisa Barbosa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61963
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
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spelling Atitudes sobre a inclusão no pré-escolar: perspetivas de crianças dos concelhos de Braga, Fafe e Póvoa de LanhosoChallenges concerning about pre school: prespectives of the children in Braga, Póvoa de Lanhoso and Fafe countysAtitudesInclusãoNecessidades educativas especiaisPré-escolarAttitudesInclusionSpecial education needsPre schoolCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)A introdução de um sistema inclusivo no pré-escolar vem combater a formação de atitudes e pensamentos discriminatórios, uma vez que coincide com os primeiros momentos de aprendizagem e interação entre crianças. A proximidade entre crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais (NEE) permite formar e manter relações sociais positivas entre todas, o que mais tarde gera adultos capazes de promover atitudes de aceitação e de respeito pela diferença. Este estudo tem como finalidade: identificar as atitudes das crianças com 5 anos, com desenvolvimento típico, em relação à aceitação dos seus pares, com NEE, incluídos na rede pública do pré-escolar. A amostra deste estudo é constituída por 103 crianças, com 5 anos de idade, que frequentam o ensino pré-escolar público, nos concelhos de Braga, Fafe e Póvoa de Lanhoso. O instrumento de recolha de dados utilizado é a “Escala de Atitudes acerca da Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no pré-escolar” (Rodrigues & Pereira, 2017) que surgiu de uma adaptação e tradução da “Acceptance Scale for Kindergarten” (Favazza & Odom, 1996). Os resultados obtidos permitem-nos concluir que as variáveis, “sexo da criança, sensibilização dos pais e interação em outros contextos”, não influenciam as atitudes das crianças com desenvolvimento típico em relação à inclusão das crianças com NEE nos contextos pré escolares dos concelhos de Braga, Fafe e Póvoa de Lanhoso. No entanto a variável “tipo de Necessidades Educativas Especiais” apresentou diferenciação quanto à sua significância, ou seja, pode ser considerada como determinante nas atitudes das crianças, com desenvolvimento típico, perante a inclusão de crianças com NEE, no seu grupo do pré-escolar. Esclarecer a natureza das experiências interpessoais das crianças com seus pares, fornecer sugestões sobre como eliminar o preconceito e os estereótipos que se formam, acerca dos mesmos, são alguns princípios deste estudo, de forma a ajudar pais e profissionais a desenvolver um ambiente ainda mais inclusivo.The introduction of an inclusive system for children with Special Educational Needs in pre-school to fight the development of discriminatory attitudes and thoughts, once these are the first moments of learning and interaction between children. The proximity between children with and without Special Educational Needs will allow to create and keep positive social relations between them and, later, the general outcome will be a world of adults able to promote attitudes of acceptance and respect toward the difference. This study aims to identify the acceptance attitude of children aged 5 years old with typical development in relation to their peers with Special Educational Needs, in public pre-schools. The study sample is made up by 103 children, aged 5 years old, who attend public pre-school education in the above mentioned counties. The instrument used for data collection is “Escala de Atitudes acerca da Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no pré-escolar” (Rodrigues & Pereira, 2017), an addaption and translation of the “Acceptance Scale for Kindergarten” (Favazza & Odom, 1996). The obtained results allow us to conclude that variables like “children gender, parents sensitiveness and interaction in different context" do not influence typical development children'attitudes in relation to children with Special Education Needs in pre-school context on the evaluated counties. However, the variable “Type of Special Education Needs” showed a different significance, so, it can be important to consider it when evaluating typical development children'attitudes toward the inclusion of children with Special Education Needs in their pre school group. The principles on this study allow to clarify the nature of chidren interpersonal experiences with their peers and provide ideas on how to eliminate preconception and stereotypes, in order to help parents and professionals to develop a more inclusive environment.Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoGomes, Ana Marisa Barbosa20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61963por202269248info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:22.366023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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