A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11837 |
Resumo: | O estudo desta Dissertação trata da educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil. Tem como objetivo desvendar os critérios que permeiam para que a gestão da escola campo de pesquisa seja de fato democrática. A pesquisa se fundamenta em estudo de caso, de abordagens quantitativa e qualitativa com enfoque dialético, na qual foi envolvida para investigação a Escola Estadual Raimunda Virgolino, do Município de Macapá, Estado do Amapá, Brasil, como foco para o conhecimento do processo de gestão democrática adquirida por prêmio em Referência de Gestão Escolar Nacional em 2008. A coleta de dados envolveu: alunos, professores, equipe gestora, pais e equipe de apoio, realizada mediante a aplicação de questionários e observação in loco com a finalidade de desvelar a mais abrangente situação sobre o tema abordado. Foram utilizados como suporte à pesquisa estudos bibliográficos de diferentes autores que abordam a temática em questão. Traz como resultado a busca incessante da escola em sustentar a referida premiação, tendo como visão o que dizem os autores a respeito de gestão democrática. O que se espera é uma maior aplicação de estudos que visem a promover realmente a gestão democrática, não somente na escola Raimunda Virgolino, mas em todas as unidades de ensino do Estado e quem sabe, do País; ABSTRACT: The study of this thesis deals with quality education and the criteria a democratic management of public schools in Macapa, Amapa, Brazil. Aims to uncover the criteria that permeate so that the management school, field of research is, in fact, democratic. The research based on a case study of qualitative and quantitative approaches with dialectical approach, which was involved in research for the School State Virgolino Raimunda, the city of Macapa, Amapa state, Brazil, as a focus for understanding the process of democratic management acquired by prize in the National Reference School Administration in 2008. Data collection involved: students, teachers, management team, parents and support staff, achieved through the use of questionnaires and on-site observation, in order to unveil the most comprehensive situation on the subject. Were used as support to search, bibliographical studies with different authors that address the topic in question. Brings as a result of the ceaseless search for school support that award, with the vision of what the authors say the respect of democratic management. What is expected is a greater application of studies aimed at promoting truly democratic, not only in Raimunda Virgolino school, but in all units of state teaching and perhaps the country. |
id |
RCAP_5d187138538552906fdddac907f9f48b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11837 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-BrasilGestão democráticaEscola públicaEducação de qualidadeDemocratic managementPublic schoolQuality educationO estudo desta Dissertação trata da educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil. Tem como objetivo desvendar os critérios que permeiam para que a gestão da escola campo de pesquisa seja de fato democrática. A pesquisa se fundamenta em estudo de caso, de abordagens quantitativa e qualitativa com enfoque dialético, na qual foi envolvida para investigação a Escola Estadual Raimunda Virgolino, do Município de Macapá, Estado do Amapá, Brasil, como foco para o conhecimento do processo de gestão democrática adquirida por prêmio em Referência de Gestão Escolar Nacional em 2008. A coleta de dados envolveu: alunos, professores, equipe gestora, pais e equipe de apoio, realizada mediante a aplicação de questionários e observação in loco com a finalidade de desvelar a mais abrangente situação sobre o tema abordado. Foram utilizados como suporte à pesquisa estudos bibliográficos de diferentes autores que abordam a temática em questão. Traz como resultado a busca incessante da escola em sustentar a referida premiação, tendo como visão o que dizem os autores a respeito de gestão democrática. O que se espera é uma maior aplicação de estudos que visem a promover realmente a gestão democrática, não somente na escola Raimunda Virgolino, mas em todas as unidades de ensino do Estado e quem sabe, do País; ABSTRACT: The study of this thesis deals with quality education and the criteria a democratic management of public schools in Macapa, Amapa, Brazil. Aims to uncover the criteria that permeate so that the management school, field of research is, in fact, democratic. The research based on a case study of qualitative and quantitative approaches with dialectical approach, which was involved in research for the School State Virgolino Raimunda, the city of Macapa, Amapa state, Brazil, as a focus for understanding the process of democratic management acquired by prize in the National Reference School Administration in 2008. Data collection involved: students, teachers, management team, parents and support staff, achieved through the use of questionnaires and on-site observation, in order to unveil the most comprehensive situation on the subject. Were used as support to search, bibliographical studies with different authors that address the topic in question. Brings as a result of the ceaseless search for school support that award, with the vision of what the authors say the respect of democratic management. What is expected is a greater application of studies aimed at promoting truly democratic, not only in Raimunda Virgolino school, but in all units of state teaching and perhaps the country.Universidade de Évora2014-11-20T16:56:05Z2014-11-202010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11837http://hdl.handle.net/10174/11837porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Sousa, Benedita do Socorro Sousa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:33.329802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil |
title |
A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil |
spellingShingle |
A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil Sousa, Benedita do Socorro Sousa de Gestão democrática Escola pública Educação de qualidade Democratic management Public school Quality education |
title_short |
A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil |
title_full |
A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil |
title_fullStr |
A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil |
title_full_unstemmed |
A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil |
title_sort |
A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil |
author |
Sousa, Benedita do Socorro Sousa de |
author_facet |
Sousa, Benedita do Socorro Sousa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Benedita do Socorro Sousa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Escola pública Educação de qualidade Democratic management Public school Quality education |
topic |
Gestão democrática Escola pública Educação de qualidade Democratic management Public school Quality education |
description |
O estudo desta Dissertação trata da educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil. Tem como objetivo desvendar os critérios que permeiam para que a gestão da escola campo de pesquisa seja de fato democrática. A pesquisa se fundamenta em estudo de caso, de abordagens quantitativa e qualitativa com enfoque dialético, na qual foi envolvida para investigação a Escola Estadual Raimunda Virgolino, do Município de Macapá, Estado do Amapá, Brasil, como foco para o conhecimento do processo de gestão democrática adquirida por prêmio em Referência de Gestão Escolar Nacional em 2008. A coleta de dados envolveu: alunos, professores, equipe gestora, pais e equipe de apoio, realizada mediante a aplicação de questionários e observação in loco com a finalidade de desvelar a mais abrangente situação sobre o tema abordado. Foram utilizados como suporte à pesquisa estudos bibliográficos de diferentes autores que abordam a temática em questão. Traz como resultado a busca incessante da escola em sustentar a referida premiação, tendo como visão o que dizem os autores a respeito de gestão democrática. O que se espera é uma maior aplicação de estudos que visem a promover realmente a gestão democrática, não somente na escola Raimunda Virgolino, mas em todas as unidades de ensino do Estado e quem sabe, do País; ABSTRACT: The study of this thesis deals with quality education and the criteria a democratic management of public schools in Macapa, Amapa, Brazil. Aims to uncover the criteria that permeate so that the management school, field of research is, in fact, democratic. The research based on a case study of qualitative and quantitative approaches with dialectical approach, which was involved in research for the School State Virgolino Raimunda, the city of Macapa, Amapa state, Brazil, as a focus for understanding the process of democratic management acquired by prize in the National Reference School Administration in 2008. Data collection involved: students, teachers, management team, parents and support staff, achieved through the use of questionnaires and on-site observation, in order to unveil the most comprehensive situation on the subject. Were used as support to search, bibliographical studies with different authors that address the topic in question. Brings as a result of the ceaseless search for school support that award, with the vision of what the authors say the respect of democratic management. What is expected is a greater application of studies aimed at promoting truly democratic, not only in Raimunda Virgolino school, but in all units of state teaching and perhaps the country. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2014-11-20T16:56:05Z 2014-11-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11837 http://hdl.handle.net/10174/11837 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540744482816 |