A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Benedita do Socorro Sousa de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11837
Resumo: O estudo desta Dissertação trata da educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil. Tem como objetivo desvendar os critérios que permeiam para que a gestão da escola campo de pesquisa seja de fato democrática. A pesquisa se fundamenta em estudo de caso, de abordagens quantitativa e qualitativa com enfoque dialético, na qual foi envolvida para investigação a Escola Estadual Raimunda Virgolino, do Município de Macapá, Estado do Amapá, Brasil, como foco para o conhecimento do processo de gestão democrática adquirida por prêmio em Referência de Gestão Escolar Nacional em 2008. A coleta de dados envolveu: alunos, professores, equipe gestora, pais e equipe de apoio, realizada mediante a aplicação de questionários e observação in loco com a finalidade de desvelar a mais abrangente situação sobre o tema abordado. Foram utilizados como suporte à pesquisa estudos bibliográficos de diferentes autores que abordam a temática em questão. Traz como resultado a busca incessante da escola em sustentar a referida premiação, tendo como visão o que dizem os autores a respeito de gestão democrática. O que se espera é uma maior aplicação de estudos que visem a promover realmente a gestão democrática, não somente na escola Raimunda Virgolino, mas em todas as unidades de ensino do Estado e quem sabe, do País; ABSTRACT: The study of this thesis deals with quality education and the criteria a democratic management of public schools in Macapa, Amapa, Brazil. Aims to uncover the criteria that permeate so that the management school, field of research is, in fact, democratic. The research based on a case study of qualitative and quantitative approaches with dialectical approach, which was involved in research for the School State Virgolino Raimunda, the city of Macapa, Amapa state, Brazil, as a focus for understanding the process of democratic management acquired by prize in the National Reference School Administration in 2008. Data collection involved: students, teachers, management team, parents and support staff, achieved through the use of questionnaires and on-site observation, in order to unveil the most comprehensive situation on the subject. Were used as support to search, bibliographical studies with different authors that address the topic in question. Brings as a result of the ceaseless search for school support that award, with the vision of what the authors say the respect of democratic management. What is expected is a greater application of studies aimed at promoting truly democratic, not only in Raimunda Virgolino school, but in all units of state teaching and perhaps the country.
id RCAP_5d187138538552906fdddac907f9f48b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11837
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-BrasilGestão democráticaEscola públicaEducação de qualidadeDemocratic managementPublic schoolQuality educationO estudo desta Dissertação trata da educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil. Tem como objetivo desvendar os critérios que permeiam para que a gestão da escola campo de pesquisa seja de fato democrática. A pesquisa se fundamenta em estudo de caso, de abordagens quantitativa e qualitativa com enfoque dialético, na qual foi envolvida para investigação a Escola Estadual Raimunda Virgolino, do Município de Macapá, Estado do Amapá, Brasil, como foco para o conhecimento do processo de gestão democrática adquirida por prêmio em Referência de Gestão Escolar Nacional em 2008. A coleta de dados envolveu: alunos, professores, equipe gestora, pais e equipe de apoio, realizada mediante a aplicação de questionários e observação in loco com a finalidade de desvelar a mais abrangente situação sobre o tema abordado. Foram utilizados como suporte à pesquisa estudos bibliográficos de diferentes autores que abordam a temática em questão. Traz como resultado a busca incessante da escola em sustentar a referida premiação, tendo como visão o que dizem os autores a respeito de gestão democrática. O que se espera é uma maior aplicação de estudos que visem a promover realmente a gestão democrática, não somente na escola Raimunda Virgolino, mas em todas as unidades de ensino do Estado e quem sabe, do País; ABSTRACT: The study of this thesis deals with quality education and the criteria a democratic management of public schools in Macapa, Amapa, Brazil. Aims to uncover the criteria that permeate so that the management school, field of research is, in fact, democratic. The research based on a case study of qualitative and quantitative approaches with dialectical approach, which was involved in research for the School State Virgolino Raimunda, the city of Macapa, Amapa state, Brazil, as a focus for understanding the process of democratic management acquired by prize in the National Reference School Administration in 2008. Data collection involved: students, teachers, management team, parents and support staff, achieved through the use of questionnaires and on-site observation, in order to unveil the most comprehensive situation on the subject. Were used as support to search, bibliographical studies with different authors that address the topic in question. Brings as a result of the ceaseless search for school support that award, with the vision of what the authors say the respect of democratic management. What is expected is a greater application of studies aimed at promoting truly democratic, not only in Raimunda Virgolino school, but in all units of state teaching and perhaps the country.Universidade de Évora2014-11-20T16:56:05Z2014-11-202010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11837http://hdl.handle.net/10174/11837porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Sousa, Benedita do Socorro Sousa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:33.329802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil
title A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil
spellingShingle A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil
Sousa, Benedita do Socorro Sousa de
Gestão democrática
Escola pública
Educação de qualidade
Democratic management
Public school
Quality education
title_short A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil
title_full A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil
title_fullStr A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil
title_full_unstemmed A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil
title_sort A educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil
author Sousa, Benedita do Socorro Sousa de
author_facet Sousa, Benedita do Socorro Sousa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Benedita do Socorro Sousa de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Escola pública
Educação de qualidade
Democratic management
Public school
Quality education
topic Gestão democrática
Escola pública
Educação de qualidade
Democratic management
Public school
Quality education
description O estudo desta Dissertação trata da educação de qualidade e os critérios para uma gestão democrática na escola pública em Macapá, Amapá-Brasil. Tem como objetivo desvendar os critérios que permeiam para que a gestão da escola campo de pesquisa seja de fato democrática. A pesquisa se fundamenta em estudo de caso, de abordagens quantitativa e qualitativa com enfoque dialético, na qual foi envolvida para investigação a Escola Estadual Raimunda Virgolino, do Município de Macapá, Estado do Amapá, Brasil, como foco para o conhecimento do processo de gestão democrática adquirida por prêmio em Referência de Gestão Escolar Nacional em 2008. A coleta de dados envolveu: alunos, professores, equipe gestora, pais e equipe de apoio, realizada mediante a aplicação de questionários e observação in loco com a finalidade de desvelar a mais abrangente situação sobre o tema abordado. Foram utilizados como suporte à pesquisa estudos bibliográficos de diferentes autores que abordam a temática em questão. Traz como resultado a busca incessante da escola em sustentar a referida premiação, tendo como visão o que dizem os autores a respeito de gestão democrática. O que se espera é uma maior aplicação de estudos que visem a promover realmente a gestão democrática, não somente na escola Raimunda Virgolino, mas em todas as unidades de ensino do Estado e quem sabe, do País; ABSTRACT: The study of this thesis deals with quality education and the criteria a democratic management of public schools in Macapa, Amapa, Brazil. Aims to uncover the criteria that permeate so that the management school, field of research is, in fact, democratic. The research based on a case study of qualitative and quantitative approaches with dialectical approach, which was involved in research for the School State Virgolino Raimunda, the city of Macapa, Amapa state, Brazil, as a focus for understanding the process of democratic management acquired by prize in the National Reference School Administration in 2008. Data collection involved: students, teachers, management team, parents and support staff, achieved through the use of questionnaires and on-site observation, in order to unveil the most comprehensive situation on the subject. Were used as support to search, bibliographical studies with different authors that address the topic in question. Brings as a result of the ceaseless search for school support that award, with the vision of what the authors say the respect of democratic management. What is expected is a greater application of studies aimed at promoting truly democratic, not only in Raimunda Virgolino school, but in all units of state teaching and perhaps the country.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2014-11-20T16:56:05Z
2014-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11837
http://hdl.handle.net/10174/11837
url http://hdl.handle.net/10174/11837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540744482816