Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Susana Miguel Sagum Argente Banha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37895
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018
id RCAP_77c930d0a005551daccfcff5e5994a54
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/37895
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º anoProdução escritaDificuldades de aprendizagemConcepções dos alunosTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018A aprendizagem da escrita é para a nossa sociedade uma competência fundamental, que permite resolver problemas, verificar desafios e atingir oportunidades, através da expressão e do pensamento do indivíduo. Aprende-se a escrever e escreve-se para aprender. O objetivo desta dissertação de mestrado consistiu em avaliar e descrever a qualidade da escrita em alunos do 5º.ano de escolaridade do 2º. Ciclo. Desta forma tendo como referência as metas curriculares em vigor no ensino básico, pretendeu-se comparar a qualidade da produção escrita em duas das disciplinas que mais dificuldades apresentam neste nível de escolaridade, Português e Matemática. Para o efeito foram desenvolvidas três tarefas, uma para a disciplina de Português e duas para a disciplina de Matemática. A qualidade da escrita foi avaliada numa amostra de 40 participantes, pertencentes a três turmas da zona da grande Lisboa. Os textos produzidos nestas três tarefas foram analisados com procedimentos de avaliação holística e analítica, que permitem identificar necessidades e competências, relacionar os resultados com as conceções dos alunos e categorizar as dificuldades observadas. Os textos foram produzidos em contexto colaborativo na sala de aula, envolvendo o professor de cada turma e disciplina. Os resultados sugerem que os alunos têm desempenhos distintos nas duas disciplinas, têm dificuldades em associar a escrita à tarefa de matemática de matemática e que existem diferenças significativas entre turmas.The learning of writing is for our society a main skill that allows us to solve problems, to overcome challenges and to reach opportunities, through the expression and the thought of the individual. The goal is to learn how to write and write to learn. The objective of this dissertation consisted in evaluating and describing the quality of writing in students of the 5th grade of education of the 2nd grade. Thus, with reference to the curricular goals in force in primary education, it was intended to compare the quality of written production in two of the subjects that present the greatest difficulties in this level of grade, Portuguese and Mathematics. For this purpose, three tasks were developed: one for Portuguese and two for Mathematics. The quality of the writing was evaluated in a sample of 40 participants, belonging to three groups from Lisbon area. The texts produced in these three tasks were analyzed with holistic and analytical evaluation procedures, which allow identifying needs and competences, to relate the results to the student’s conceptions and to analyze the difficulties observed. The texts were produced in a collaborative context in the classroom, involving the teacher of each class and discipline. The results suggest that students perform differently in both disciplines, with difficulties to associating writing to math, and that there are significant differences between groups.Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Susana Miguel Sagum Argente Banha2019-04-09T14:45:18Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37895TID:202188345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:51.358283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano
title Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano
spellingShingle Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano
Santos, Susana Miguel Sagum Argente Banha
Produção escrita
Dificuldades de aprendizagem
Concepções dos alunos
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano
title_full Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano
title_fullStr Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano
title_full_unstemmed Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano
title_sort Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano
author Santos, Susana Miguel Sagum Argente Banha
author_facet Santos, Susana Miguel Sagum Argente Banha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Susana Miguel Sagum Argente Banha
dc.subject.por.fl_str_mv Produção escrita
Dificuldades de aprendizagem
Concepções dos alunos
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Produção escrita
Dificuldades de aprendizagem
Concepções dos alunos
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-10-08
2018-01-01T00:00:00Z
2019-04-09T14:45:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/37895
TID:202188345
url http://hdl.handle.net/10451/37895
identifier_str_mv TID:202188345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134454964289536