Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37895 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018 |
id |
RCAP_77c930d0a005551daccfcff5e5994a54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/37895 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º anoProdução escritaDificuldades de aprendizagemConcepções dos alunosTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018A aprendizagem da escrita é para a nossa sociedade uma competência fundamental, que permite resolver problemas, verificar desafios e atingir oportunidades, através da expressão e do pensamento do indivíduo. Aprende-se a escrever e escreve-se para aprender. O objetivo desta dissertação de mestrado consistiu em avaliar e descrever a qualidade da escrita em alunos do 5º.ano de escolaridade do 2º. Ciclo. Desta forma tendo como referência as metas curriculares em vigor no ensino básico, pretendeu-se comparar a qualidade da produção escrita em duas das disciplinas que mais dificuldades apresentam neste nível de escolaridade, Português e Matemática. Para o efeito foram desenvolvidas três tarefas, uma para a disciplina de Português e duas para a disciplina de Matemática. A qualidade da escrita foi avaliada numa amostra de 40 participantes, pertencentes a três turmas da zona da grande Lisboa. Os textos produzidos nestas três tarefas foram analisados com procedimentos de avaliação holística e analítica, que permitem identificar necessidades e competências, relacionar os resultados com as conceções dos alunos e categorizar as dificuldades observadas. Os textos foram produzidos em contexto colaborativo na sala de aula, envolvendo o professor de cada turma e disciplina. Os resultados sugerem que os alunos têm desempenhos distintos nas duas disciplinas, têm dificuldades em associar a escrita à tarefa de matemática de matemática e que existem diferenças significativas entre turmas.The learning of writing is for our society a main skill that allows us to solve problems, to overcome challenges and to reach opportunities, through the expression and the thought of the individual. The goal is to learn how to write and write to learn. The objective of this dissertation consisted in evaluating and describing the quality of writing in students of the 5th grade of education of the 2nd grade. Thus, with reference to the curricular goals in force in primary education, it was intended to compare the quality of written production in two of the subjects that present the greatest difficulties in this level of grade, Portuguese and Mathematics. For this purpose, three tasks were developed: one for Portuguese and two for Mathematics. The quality of the writing was evaluated in a sample of 40 participants, belonging to three groups from Lisbon area. The texts produced in these three tasks were analyzed with holistic and analytical evaluation procedures, which allow identifying needs and competences, to relate the results to the student’s conceptions and to analyze the difficulties observed. The texts were produced in a collaborative context in the classroom, involving the teacher of each class and discipline. The results suggest that students perform differently in both disciplines, with difficulties to associating writing to math, and that there are significant differences between groups.Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Susana Miguel Sagum Argente Banha2019-04-09T14:45:18Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37895TID:202188345porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:51.358283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano |
title |
Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano |
spellingShingle |
Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano Santos, Susana Miguel Sagum Argente Banha Produção escrita Dificuldades de aprendizagem Concepções dos alunos Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano |
title_full |
Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano |
title_fullStr |
Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano |
title_full_unstemmed |
Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano |
title_sort |
Dificuldades em tarefas de escrita nas disciplinas de português e matemática em alunos do 5º ano |
author |
Santos, Susana Miguel Sagum Argente Banha |
author_facet |
Santos, Susana Miguel Sagum Argente Banha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Susana Miguel Sagum Argente Banha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção escrita Dificuldades de aprendizagem Concepções dos alunos Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Produção escrita Dificuldades de aprendizagem Concepções dos alunos Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-10-08 2018-01-01T00:00:00Z 2019-04-09T14:45:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/37895 TID:202188345 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/37895 |
identifier_str_mv |
TID:202188345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134454964289536 |