Influência de um programa de treino de força nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Leonel Babo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7422
Resumo: Este relatório de estágio pedagógico está inserido no âmbito do 2º Ciclo de estudos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nomeadamente no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Ao longo deste relatório falo de todos os processos que estiveram inerentes ao meu estágio realizado no Agrupamento de Escolas da Lixa durante o ano letivo 2015/2016. É foco principal deste relatório todos os processos/tarefas desempenhadas ao longo do ano de estágio. Este serviu para colocar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico e observar as rotinas dos profissionais de ensino, mas também detetar em mim, através da ajuda do meu orientador, pontos fracos que deveriam ser trabalhados tanto no domínio de conteúdo, como no âmbito pessoal e interpessoal, de forma a ser cada vez melhor e mais competente no exercício da função de docente. Relativamente ao primeiro capítulo, estágio pedagógico, abordo as tarefas ensino aprendizagem, tais como, a descrição de como realizei as unidades didáticas, planos de aula e a prática de ensino supervisionada. Em relação às tarefas de estágio escola-meio, apresento o estudo de turma e todas as atividades que realizei na escola. Finalizo este capítulo com uma análise critica sobre o ano de estágio. O segundo capítulo refere-se ao estudo científico. No estudo científico comparei duas turmas onde o grupo experimental foi submetido a um programa de treino específico e o grupo controlo realizava as aulas convencionais. Para a realização deste estudo científico participaram n=40 alunos, com idades compreendidas entre os 14 e os 15 anos de idade. Estes alunos foram sujeitos a 3 testes diferentes, adaptados da bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) de modo a avaliar as variáveis funcionais. A amostra pertencia ao Agrupamento de Escolas da Lixa. Foi utilizada a estatística descritiva, (média, desvio-padrão), frequências e respetivas percentagens. A recolha dos dados foi adaptada da bateria de testes do Fitnessgram (NES, 2002). Os testes foram referentes à variável funcional (Força). Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva, (média, desvio-padrão), frequências e respetivas percentagens.
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Este serviu para colocar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico e observar as rotinas dos profissionais de ensino, mas também detetar em mim, através da ajuda do meu orientador, pontos fracos que deveriam ser trabalhados tanto no domínio de conteúdo, como no âmbito pessoal e interpessoal, de forma a ser cada vez melhor e mais competente no exercício da função de docente. Relativamente ao primeiro capítulo, estágio pedagógico, abordo as tarefas ensino aprendizagem, tais como, a descrição de como realizei as unidades didáticas, planos de aula e a prática de ensino supervisionada. Em relação às tarefas de estágio escola-meio, apresento o estudo de turma e todas as atividades que realizei na escola. Finalizo este capítulo com uma análise critica sobre o ano de estágio. O segundo capítulo refere-se ao estudo científico. No estudo científico comparei duas turmas onde o grupo experimental foi submetido a um programa de treino específico e o grupo controlo realizava as aulas convencionais. Para a realização deste estudo científico participaram n=40 alunos, com idades compreendidas entre os 14 e os 15 anos de idade. Estes alunos foram sujeitos a 3 testes diferentes, adaptados da bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) de modo a avaliar as variáveis funcionais. A amostra pertencia ao Agrupamento de Escolas da Lixa. Foi utilizada a estatística descritiva, (média, desvio-padrão), frequências e respetivas percentagens. A recolha dos dados foi adaptada da bateria de testes do Fitnessgram (NES, 2002). Os testes foram referentes à variável funcional (Força). Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva, (média, desvio-padrão), frequências e respetivas percentagens.This pedagogical training report is part of the 2nd Cycle of studies of the Trás-os Montes e Alto Douro University, namely the Master’s degree in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary years. Through this report, I mention all the processes that were on the basis of my training on the Agrupamento de Escolas da Lixa during the school year 2015/2016. It is the main focus of this report all the processes/tasks performed during the training year. It served not only to place all the knowledge acquired over the academic stage and observe the routines of teaching professionals, but also to detect in myself, through the help of my advisor, the weak points that should be worked both in the content domain and in the personal and interpersonal domain, so that I can be better and better and more competent on what teaching is concerned. For the first chapter, teaching practice, I mention the teaching-learning tasks, such as, the description on how I made my teaching units, classes’ plans and the supervised teaching practice. As for the training tasks school- environment, I present the class study and all the activities I conducted at school. The second chapter refers to the scientific study. In the scientific study compared two groups where the experimental group underwent a specific training program and the control group performed the conventional classes. For the realization of this scientific study participated n = 40 students, aged between 14 and 15 years old. These students were subjected to 3 different tests adapted Fitnessgram battery testing (NES, 2002) to assess the functional variables. The sample belonged to the Group of Schools of Sandpaper. Descriptive statistics were used (mean, standard deviation), frequency and respective percentages. The data collection was adapted from the battery of tests from Fitnessgram (NES, 2002). The tests referred to the functional variables (Velocity, Resistance, Force and Flexibility). To the data analyses, it was used the descriptive statistics (medium, standard deviation), frequencies and their respective percentages.2017-03-20T10:41:09Z2017-03-20T00:00:00Z2017-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7422TID:201979560porPinto, Leonel Baboinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:57Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:10.763132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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