O director de turma : um desempenho de papel labiríntico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rua, Maria de Fátima Ferreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1576
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_5d40b301cdb5f47d5856d0607ac70737
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1576
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O director de turma : um desempenho de papel labirínticoEducaçãoOrganização da educaçãoOrganização escolarDiretor de turmaMediaçãoRelações escola-comunidadePapel do professorDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaA construção do papel do director de turma encontra-se intrinsecamente ligada às conturbações provocadas pelas sucessivas reformas educativas, figurando umas vezes com maior relevo, outras com menor relevo na procura de uma coesão e de uma articulação entre os diferentes saberes curriculares e entre os diferentes actores educativos, assumindo, desta forma, funções de mediação entre alunos, professores e encarregados de educação. O estudo que aqui apresentamos desenvolveu-se numa escola de ensino básico e procurou desencobrir as concepções que os seus directores de turma constroem sobre si mesmo e sobre o seu desempenho nesse papel de mediação. Articulámos, para isso, a investigação empírica, numa abordagem qualitativa, com um estudo teórico que abrangeu essencialmente quatro dimensões, para nós, indispensáveis para a compreensão global do nosso objecto de estudo. Assim, debruçámo-nos sobre o universo conceptual de educação, sobre a construção da identidade docente, sobre a organização escolar e por fim sobre a construção do papel do director de turma. Importa salientar, a este respeito, que o estudo empírico e o estudo teórico se alimentaram mutuamente desde o início, e que foi esta relação simbiótica que sustentou a realização deste trabalho. A motivar esta tarefa de desencobrir as concepções dos directores de turma sobre si mesmo esteve uma procura de autenticidade para com o papel que o director de turma desempenha realmente na escola actual; dando visibilidade ao que o torna imprescindível e desfazendo alguns mal-entendidos de que ainda é alvo.The development of the role of the tutor is intrinsically related to the disturbances caused by the successive educational reforms, having greater or lesser influence inachieving a bigger cohesion and articulation between the curricular knowledge and among the various educational actors, thus, assuming functions of mediation between students, teachers and parents. The study presented here has been developed in a junior school and has tried to unfold the conceptions tutors build about themselves and their performance in the mediation role. We have articulated an empirical investigation, in a qualitative approach, with a theoretical study that involved essentially four dimensions, which are for us crucial to the global understanding of our case study. Therefore, we have focused on the conceptional universe of education, on the construction of the teacher’s identity, on the school organization and finally on the development of the role of the tutor. It’s important to emphasize that the empirical and theoretical studies have complemented each other since the beginning and that it was this symbiotic relation that sustained this work. Motivating this task of unfolding the conceptions that tutors build about themselves was a search for authenticity towards the role the head class actually plays in today’s school, giving visibility to what makes it crucial and clearing some misunderstandings connected with it.Serra, FernandoRepositório AbertoRua, Maria de Fátima Ferreira2010-09-20T13:30:05Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1576porRua, Maria de Fátima Ferreira - O director de turma [Em linha] : um desempenho de papel labiríntico. Lisboa : [s.n.], 2008. 2 vol.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:47:02Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:22.834429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O director de turma : um desempenho de papel labiríntico
title O director de turma : um desempenho de papel labiríntico
spellingShingle O director de turma : um desempenho de papel labiríntico
Rua, Maria de Fátima Ferreira
Educação
Organização da educação
Organização escolar
Diretor de turma
Mediação
Relações escola-comunidade
Papel do professor
title_short O director de turma : um desempenho de papel labiríntico
title_full O director de turma : um desempenho de papel labiríntico
title_fullStr O director de turma : um desempenho de papel labiríntico
title_full_unstemmed O director de turma : um desempenho de papel labiríntico
title_sort O director de turma : um desempenho de papel labiríntico
author Rua, Maria de Fátima Ferreira
author_facet Rua, Maria de Fátima Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serra, Fernando
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rua, Maria de Fátima Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Organização da educação
Organização escolar
Diretor de turma
Mediação
Relações escola-comunidade
Papel do professor
topic Educação
Organização da educação
Organização escolar
Diretor de turma
Mediação
Relações escola-comunidade
Papel do professor
description Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-09-20T13:30:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1576
url http://hdl.handle.net/10400.2/1576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rua, Maria de Fátima Ferreira - O director de turma [Em linha] : um desempenho de papel labiríntico. Lisboa : [s.n.], 2008. 2 vol.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134999913431040