Dinâmicas do director de turma na promoção do envolvimento da família na escola: um contributo para a diminuição da indisciplina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto, Maria João Pedro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/676
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_a4078bd9de4b4ba378a67bece3fa5e0c
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/676
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinâmicas do director de turma na promoção do envolvimento da família na escola: um contributo para a diminuição da indisciplinaCompetênciaDiretor de turmaDistúrbios do comportamentoInquéritosOrganização escolarPapel do professorPrevençãoRelações escola-famíliaResolução de problemasViolênciaDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaResumo - O presente estudo pretende contribuir para a análise da problemática do relacionamento entre a escola e a família perante situações de indisciplina no 2º e 3º ciclos do ensino básico, tendo como figura principal o Director de Turma, enquanto interface (Diogo, 1998) e mediador das relações entre os diversos actores, nomeadamente, professores, família e alunos perante situações de indisciplina. O enquadramento teórico é organizado em dois capítulos. O primeiro apresenta o conceito do director de Turma no desempenho das suas competências a nível das três dimensões designadas por Mintzberg (1973), o papel interpessoal, o papel informacional e o papel decisional, bem como os conceitos que se correlacionam directamente com ele, nomeadamente a formação cívica e a formação do Director de Turma. O segundo capítulo apresenta o conceito do Director de Turma relacionado com os conceitos de família e de indisciplina, a nível da prevenção e da intervenção na escola. Neste âmbito, pretendemos com este estudo contribuir para um melhor conhecimento de uma parte da realidade educativa das escolas, através da identificação e comparação das perspectivas dos Directores de Turma face ao envolvimento parental na escola, bem como as estratégias utilizadas para promover este mesmo envolvimento, no sentido de contribuírem para a diminuição da indisciplina. O nosso estudo exploratório realizou-se em duas escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico situadas em meios com características diferentes, a nível socioeconómico e cultural, enquadrando-se a primeira na classe média, média/alta (Alfa) e a segunda na classe baixa (Beta). Utilizámos dois instrumentos, o inquérito por entrevista, através do qual construímos o inquérito por questionário, que foi aplicado aos Directores de Turma de ambas as escolas da Área Metropolitana de Lisboa. Também realizámos a análise dos regulamentos internos de ambas as escolas. Posteriormente, procedemos à triangulação dos resultados das entrevistas, dos questionários e dos regulamentos internos. Os principais resultados, que não podem ser generalizados, apontam para diferenças significativas a nível das perspectivas dos Directores de Turma das duas escolas, relativamente não só ao envolvimento da família na escola, como também a nível de estratégias utilizadas por estes +para promover esse envolvimento, de forma a prevenir e a intervir em situações de indisciplinaAbstract - This work intends to contribute to the analysis of the question related to the relationship between school and family in situations of indiscipline in the 2nd and 3rd cycles while having the classroom teacher as main element, as interface (Diogo, 1998) and mediator of relationships between the different actors, mainly teachers, family and students in cases of indiscipline. The theoretical background is organised in two chapters. The first presents the concept of “classroom teacher” in the performance of his competences, constituted by three dimensions called by Mintzberg (1973), the interpersonal role, the informational role and the decisional role, as well as the concepts that correlate directly with them, mainly “Formação Cívica” and his development as Classroom teacher. The second chapter presents the concepts of Classroom teacher related to the concepts family and indiscipline at preparational and interventional level at school. In this context and with this work we want to contribute for an improved knowledge of a part of school’s reality through the identification and comparison of the classroom teacher’s perspectives on parental involvement at school, as well as the strategies used to promote this involvement in the sense of contributing to the decrease of indiscipline. Our study took place in two schools of the 2nd and 3rd cycles in environments with different characteristics in terms of social-economic background. The first belongs to predominate upper/middle-classes (Alfa) and the second to lower classes (beta). We used two instruments, a interview used to build a questionnaire, further applied to classroom teachers of both schools of the Metropolitan Area of Lisbon. We also made an analysis of the internal regulations from both schools. Then we proceeded to comparison of the results of the interview, questionnaires and internal regulations. The main results that can be generalized, indicate significant differences at the perspectives of classroom teachers between both schools, concerning the involvement of the family in school, as well as at the level of strategies used to promote involvement to prevent and intervene in situations of indisciplineFerreira, Manuela MalheiroRepositório AbertoJacinto, Maria João Pedro2009-01-26T16:31:39Z200620062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2893395 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/676porJacinto, Maria João Pedro - Dinâmicas do director de turma na promoção do envolvimento da família na escola [Em linha] : um contributo para a diminuição da indisciplina. Lisboa : [s.n. ], 2006. 2 vol.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:46:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:02.714801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas do director de turma na promoção do envolvimento da família na escola: um contributo para a diminuição da indisciplina
title Dinâmicas do director de turma na promoção do envolvimento da família na escola: um contributo para a diminuição da indisciplina
spellingShingle Dinâmicas do director de turma na promoção do envolvimento da família na escola: um contributo para a diminuição da indisciplina
Jacinto, Maria João Pedro
Competência
Diretor de turma
Distúrbios do comportamento
Inquéritos
Organização escolar
Papel do professor
Prevenção
Relações escola-família
Resolução de problemas
Violência
title_short Dinâmicas do director de turma na promoção do envolvimento da família na escola: um contributo para a diminuição da indisciplina
title_full Dinâmicas do director de turma na promoção do envolvimento da família na escola: um contributo para a diminuição da indisciplina
title_fullStr Dinâmicas do director de turma na promoção do envolvimento da família na escola: um contributo para a diminuição da indisciplina
title_full_unstemmed Dinâmicas do director de turma na promoção do envolvimento da família na escola: um contributo para a diminuição da indisciplina
title_sort Dinâmicas do director de turma na promoção do envolvimento da família na escola: um contributo para a diminuição da indisciplina
author Jacinto, Maria João Pedro
author_facet Jacinto, Maria João Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Manuela Malheiro
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinto, Maria João Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Competência
Diretor de turma
Distúrbios do comportamento
Inquéritos
Organização escolar
Papel do professor
Prevenção
Relações escola-família
Resolução de problemas
Violência
topic Competência
Diretor de turma
Distúrbios do comportamento
Inquéritos
Organização escolar
Papel do professor
Prevenção
Relações escola-família
Resolução de problemas
Violência
description Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2006-01-01T00:00:00Z
2009-01-26T16:31:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/676
url http://hdl.handle.net/10400.2/676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Jacinto, Maria João Pedro - Dinâmicas do director de turma na promoção do envolvimento da família na escola [Em linha] : um contributo para a diminuição da indisciplina. Lisboa : [s.n. ], 2006. 2 vol.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2893395 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134996476198912