Mitigação Climática em Portugal: Análise do Impacto de Investimentos face a Objetivos Propostos até 2030

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Tiago Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/141387
Resumo: O desafio climático tem sido debatido fortemente nestas últimas décadas e muitos o tratam como o grande problema do século XXI. A verdade é que todo o ser humano, direta ou indiretamente, já se debateu com problemas originados pelas alterações climáticas. Para além de ser um tema complexo, é de grande urgência, uma vez que as decisões tomadas agora muito provavelmente só terão impacto daqui a duas ou talvez três décadas. Este facto leva a que se tenha de iniciar uma mudança de paradigma ambiental e uma maior ação climática o quanto antes, de forma a mitigar ou até eliminar os efeitos das alterações climáticas para as gerações futuras. O principal vetor que determina as alterações climáticas são as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Nesta dissertação considerou-se o problema climático à escala nacional, em particular à escala de Portugal. Mais do que analisar as políticas e medidas atuais, é ne- cessário prever o impacte dos investimentos a serem implementados nas próximas décadas. Desta forma, esta dissertação tem por objetivo prever as mudanças em termos de política cli- mática, especificamente na próxima década, com base numa verificação de consistência dos objetivos e metas ambientais à escala nacional, através da análise do Roteiro para a Neutrali- dade Carbónica 2050 e do Plano Energia e Clima 2030, e na consideração dos investimentos propostos neste horizonte temporal, nomeadamente os decorrentes do Plano de Recuperação e Resiliência. Assim, foi desenvolvida uma análise comparativa qualitativa entre os três do- cumentos e uma análise quantitativa de dois setores (transportes e energia), de forma a ser percetível a consistência dos objetivos ambientais, bem como a contribuição dos investimen- tos propostos para a mitigação climática em Portugal. A partir desta análise concluiu-se que existe um claro alinhamento entre o RNC 2050 e o PNEC 2030, sendo que o RNC 2050 acaba por ser ligeiramente mais ambicioso. Através da análise foi também possível calcular a con- tribuição do PRR nas emissões evitadas (0,82% no setor dos transportes e 2,19% no setor elec- troprodutor) bem como um montante de investimento proposto pelo mesmo documento de 2,19 a 4,55 numa escala geral, e numa escala setorial de 1,43% ou 1,47% no setor dos transpor- tes e 4,92% ou 5,30% no setor eletroprodutor. Por fim, foi concluído que existe também uma relação de aproximadamente o dobro entre os valores percentuais dos investimentos propos- tos para cada um dos dois setores analisados no PRR e as respetivas percentagens de emissões evitadas.
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O principal vetor que determina as alterações climáticas são as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Nesta dissertação considerou-se o problema climático à escala nacional, em particular à escala de Portugal. Mais do que analisar as políticas e medidas atuais, é ne- cessário prever o impacte dos investimentos a serem implementados nas próximas décadas. Desta forma, esta dissertação tem por objetivo prever as mudanças em termos de política cli- mática, especificamente na próxima década, com base numa verificação de consistência dos objetivos e metas ambientais à escala nacional, através da análise do Roteiro para a Neutrali- dade Carbónica 2050 e do Plano Energia e Clima 2030, e na consideração dos investimentos propostos neste horizonte temporal, nomeadamente os decorrentes do Plano de Recuperação e Resiliência. Assim, foi desenvolvida uma análise comparativa qualitativa entre os três do- cumentos e uma análise quantitativa de dois setores (transportes e energia), de forma a ser percetível a consistência dos objetivos ambientais, bem como a contribuição dos investimen- tos propostos para a mitigação climática em Portugal. A partir desta análise concluiu-se que existe um claro alinhamento entre o RNC 2050 e o PNEC 2030, sendo que o RNC 2050 acaba por ser ligeiramente mais ambicioso. Através da análise foi também possível calcular a con- tribuição do PRR nas emissões evitadas (0,82% no setor dos transportes e 2,19% no setor elec- troprodutor) bem como um montante de investimento proposto pelo mesmo documento de 2,19 a 4,55 numa escala geral, e numa escala setorial de 1,43% ou 1,47% no setor dos transpor- tes e 4,92% ou 5,30% no setor eletroprodutor. Por fim, foi concluído que existe também uma relação de aproximadamente o dobro entre os valores percentuais dos investimentos propos- tos para cada um dos dois setores analisados no PRR e as respetivas percentagens de emissões evitadas.The climate challenge has been heavily debated in recent decades and many treat it as the biggest problem of the 21st century. The truth is that every human being, directly or indi- rectly, has already faced problems caused by climate change. In addition to being a complex issue, it is of a great urgency since the decisions taken now will most likely only have an impact in two or maybe three decades. This means that change in the environmental paradigm and greater climate action must be initiated as soon as possible, so to mitigate or even elimi- nate the effects of climate change for future generations. The main vector that determines climate change is greenhouse gas (GHG) emissions. In this dissertation, the climate problem was considered at a national scale, particularly on a Portuguese scale. More than analyzing current policies and measures, it is necessary to predict the impact of investments to be implemented in the coming decades. Thus, this dissertation aims to predict changes in terms of climate policy, specifically in the next decade, based on a verification of the consistency of environmental objectives and targets on a national scale, through the analysis of the Roadmap for Carbon Neutrality 2050 and of the Energy and Cli- mate Plan 2030, and in the consideration of the investments proposed in this time horizon, namely those arising from the Recovery and Resilience Plan. With that in mind, a qualitative comparative analysis was developed between the three documents and a quantitative analysis of two sectors (transport and energy), in order to understand the consistency of the environ- mental objectives, as well as the contribution of the proposed investments to climate mitiga- tion in Portugal. From this analysis, it was concluded that there is a clear alignment between the RNC 2050 and the PNEC 2030, with the RNC 2050 being slightly more ambitious. Through the analysis it was also possible to calculate the contribution of the PRR when it comes to avoidable emissions (0,82% in the transport sector and 2,19% in the electricity sector) as well as the investments proposed by the same document, from 2,19% to 4,55% on a general scale, and on a sectoral scale of 1,43% or 1,47% in the transport sector and 4,92% or 5,30% in the energy sector. Finally, it was concluded that there is also a relative relation of approximately double between the percentage values of the proposed investments for each of the two sectors analyzed in the PRR and the respective percentages of avoided emissions.Ferreira, FranciscoSeixas, Maria JúliaRUNNeto, Tiago Pereira2022-07-05T14:44:14Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/141387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:18:47Zoai:run.unl.pt:10362/141387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:59.388986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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