O papel da mediação sócio-educativa na ajuda às crianças e jovens em risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Carla Sofia Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23771
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)
id RCAP_5d670564a255f62b6ff223b81cb14d2d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23771
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da mediação sócio-educativa na ajuda às crianças e jovens em riscoCrianças e jovens institucionalizadasMediação transformadoraFormaçãoAprendizagem ao longo da vidaInstitutionalized children and youthTransformative mediationFormationLifelong learning37.018.3374.9Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)Numa sociedade cada vez mais competitiva e exigente é importante incutir aos jovens certos valores e características que os ajudem a vencer num mundo cada vez mais instável, ainda mais quando falamos sobre crianças problemáticas. Neste sentido, é fundamental que as pessoas que convivam com este tipo de jovens apostem na formação de modo a obterem o máximo desta relação e a poder ajudar no seu desenvolvimento pessoal e social. No presente relatório o objectivo é então descrever e analisar o estágio desenvolvido numa Instituição de Solidariedade Social, nomeadamente no Lar de Santa Cruz, em Matosinhos. O trabalho desenvolvido no Lar foi no sentido de combater o insucesso escolar, através de apoio na sala de estudo, ajudando as meninas a adquirirem hábitos e métodos de estudo, ao longo do ano lectivo. Assim através da mediação pretendia-se que as crianças desenvolvessem competências de trabalho, de cooperação e de auto-controlo, bem como que mantivessem relações interpessoais e com uma atitude assertiva. Também foi objectivo desta intervenção no Lar trabalhar com as Funcionárias no sentido de lhes proporcionar novos conhecimentos sobre como lidar com as crianças e jovens que se lhes deparam. Através da formação, dar a conhecer que a aprendizagem ao longo da vida, nos dias de hoje, torna-se essencial numa sociedade em constante mudança, em que novas informações pertinentes aparecem a todo o momento, necessitando assim de constante actualização sobre métodos a aplicar.In an increasingly competitive and demanding society it is important to inspire into the young people certain values and characteristics which may help them to be successful in this unstable world, further when we talk about problematic children. In this sense, it is fundamental that the people who live near these children invest on their formation, getting the most they can from this relation, and becoming able to help in these children’s social and personal development. This report aims to describe and analyze the stage that took place in an Institution called Lar de Santa Cruz in Matosinhos. The main goal of the developed work in the Institution was to fight school failure, through the support in study classrooms, helping the girls getting study habits and methods through the school year. With this, it was pretended they could develop their work, cooperation and self-control competences, as also that they could maintain assertively their interpersonal relationships. Working with the Institution’s staff was also an objective, providing them more information about the way they should deal with the children and teenagers they work with. Through formation, to make known that lifelong learning in nowadays has become essential in this constantly changing society, in which new relevant information coming up all the time, and so it is important to update our used methods.Silva, Bento Duarte daUniversidade do MinhoDuarte, Carla Sofia Ferreira da Silva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23771porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:55.822086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da mediação sócio-educativa na ajuda às crianças e jovens em risco
title O papel da mediação sócio-educativa na ajuda às crianças e jovens em risco
spellingShingle O papel da mediação sócio-educativa na ajuda às crianças e jovens em risco
Duarte, Carla Sofia Ferreira da Silva
Crianças e jovens institucionalizadas
Mediação transformadora
Formação
Aprendizagem ao longo da vida
Institutionalized children and youth
Transformative mediation
Formation
Lifelong learning
37.018.3
374.9
title_short O papel da mediação sócio-educativa na ajuda às crianças e jovens em risco
title_full O papel da mediação sócio-educativa na ajuda às crianças e jovens em risco
title_fullStr O papel da mediação sócio-educativa na ajuda às crianças e jovens em risco
title_full_unstemmed O papel da mediação sócio-educativa na ajuda às crianças e jovens em risco
title_sort O papel da mediação sócio-educativa na ajuda às crianças e jovens em risco
author Duarte, Carla Sofia Ferreira da Silva
author_facet Duarte, Carla Sofia Ferreira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Bento Duarte da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Carla Sofia Ferreira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças e jovens institucionalizadas
Mediação transformadora
Formação
Aprendizagem ao longo da vida
Institutionalized children and youth
Transformative mediation
Formation
Lifelong learning
37.018.3
374.9
topic Crianças e jovens institucionalizadas
Mediação transformadora
Formação
Aprendizagem ao longo da vida
Institutionalized children and youth
Transformative mediation
Formation
Lifelong learning
37.018.3
374.9
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23771
url http://hdl.handle.net/1822/23771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132472905039872