“Podemos fazer um projeto para descobrir…”: a simultaneidade de projetos numa sala de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Tânia Filipa Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9428
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling “Podemos fazer um projeto para descobrir…”: a simultaneidade de projetos numa sala de jardim de infânciaCriançaMetodologia de trabalho por projetoParticipação ativaDesenvolvimentoAprendizagemAtoresChildrenWork methodology by projectActive participationDevelopmentLearningActorsRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório, decorrente do Mestrado em Educação Pré-Escolar, enquadra-se no âmbito da Prática Profissional Supervisionada em Jardim de Infância. A par do referido, este documento procura ilustrar e fundamentar, através de uma análise reflexiva e crítica, todo o processo vivenciado em contexto, bem como a temática que despoletou maior relevância e norteou o processo investigativo desenvolvido. Assim, no decorrer da prática procurei orientar a minha intervenção considerando as intenções que delineei para a ação pedagógica com (i) as crianças, (ii) as famílias e (iii) a equipa educativa, operacionalizando-as nas rotinas diárias e nas atividades propostas. A temática que intitula o presente relatório incide na realização simultânea de diferentes projetos, experienciada pela primeira vez, por um grupo de jardim de infância, na qual todas as crianças se encontram envolvidas num projeto Seu e participam nos projetos dos Outros. Assim sendo, partindo dos pressupostos teóricos subjacentes à Metodologia de Trabalho por Projeto e considerando o contexto natural da prática, pretendi identificar os contributos da realização e participação simultânea de projetos; conhecer a perspetiva da Educadora de Infância e das famílias das crianças acerca desta metodologia; e explicitar quais os papéis desempenhados pelas crianças. Metodologicamente, inscrita no paradigma qualitativo e interpretativo, a investigação realizada assume o design de estudo de caso, no qual se conciliaram várias fontes: observação direta participante, que permitiu reunir um conjunto alargado de notas de campo; análise documental; inquérito por entrevista e inquérito por questionário. Os resultados obtidos apontam para que a realização simultânea de projetos seja uma forma de (i) dar voz às crianças, proporcionando-lhes oportunidades de participação ativa, correspondendo aos seus interesses; (ii) possibilitar às crianças o desempenho de diversos papéis, de acordo com a fase do projeto e o tema em estudo; (iii) promover uma prática participativa, cooperada e partilhada por todos os atores.ABSTRACT This presente report, resulting from the Master’s Degree in Pre-School Education, falls within the scope of Professional Practice Supervised in Kindergarten. In addition to the above, this document seeks to illustrate and substantiate, through a reflexive and critical analysis, all the process experienced in context, as well as the thematic that showed most relevance and guided the developed research process. Therefore, during the practice I tried to guide my intervention considering the intentions that I outlined for the pedagogical action with (i) the children, (ii) the families and (iii) the educational team, operating them in the daily routines and in the proposed activities. The theme of this report focuses on the simultaneous diferents projects, first experienced by the group, in which all the children are ivolved in a project of Their and participate in the projects of the Others. Therefore, based on the theoretical assumptions underlying the Work-by-Project Methodology and considering the natural context of the practice, I wanted to understand the contribution of the achievement and simultaneous projects participation; to know the perspective of the Childhood Educator and the families of the children about this methodology; and explain the roles played by children. Methodologically, inscribed in the qualitative and interpretative paradigm, the research carried out assumes the design of a case study, in which several sources were reconciled: participant direct observation, which allowed to gather a wide set of field notes; documentary analysis; interview survey and questionnaire survey. The results show that the simultaneous realization of projects is a way of (i) give children a voice, providing them with opportunities for active participation, corresponding to their interests; (ii) enable children to perform various roles, according to the project phase and the subject under study; (iii) promote a participatory, cooperative and shared practice among all actors.Friães, RitaRCIPLInácio, Tânia Filipa Gomes2019-02-06T10:03:29Z2018-07-192018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9428TID:202034992porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:06Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:00.153849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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