Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Catarina Bichão Chaves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10418
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_7ac24bf377a723f181b3ac9ed536a1af
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participaçãoEducação pré-escolarJardim de infânciaParticipaçãoMetodologia de trabalho por projetoPre-school educationKindergartenParticipationProject work methodologyRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório evidencia as intenções e os processos vividos na prática profissional ao longo de um período de quatro meses (outubro a janeiro), bem como a pesquisa, a reflexão crítica e avaliação do processo de intervenção educativa num contexto de jardim de infância, mais concretamente com crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. Neste sentido, a partir, dos interesses emergentes das crianças como um fator relevante no planeamento da ação educativa, bem como dos meus interesses por aprofundar a reflexão sobre a pertinência da utilização da Metodologia de Trabalho por Projeto em educação pré-escolar e sobre a própria prática, procurando em permanência refletir e adequar as propostas educativas ao grupo, realizei uma investigação de carácter qualitativo sobre a prática, no sentido de identificar estratégias que promovessem a participação ativa das crianças no contexto de jardim de infância. Com recurso aos dados recolhidos através das observações, questionários e registos reflexivos, analisei e apresento as considerações finais, que indicam que as estratégias que promoveram a participação das crianças relacionaram-se com: atribuir responsabilidades a todas as crianças através da tomada de decisões, incentivar à participação através de feedbacks positivos sobre as suas intervenções e, por fim, considerar as caraterísticas das crianças e, neste sentido, proporcionar igualdade de oportunidade na participação das crianças.ABSTRACT This report highlights the intentions and processes experienced in professional practice over a period of four months (October to January), as well as research, critical reflection and evaluation of the process of educational intervention in a context of kindergarten, more specifically with children between the ages of 3 and 6. In this sense, starting from the emerging interests of children as a relevant factor in the planning of educational action, as well as my interests to deepen the reflection on the pertinence of the use of the Project Work Methodology in pre-school education and about my own practice, always trying to reflect and adapt the educational proposals to the group, I carried out a qualitative research about the practice, in order to identify strategies that promote the active participation of the children in the context of kindergarten. Using the data collected through the observations, questionnaires and reflective records, I analyzed and presented the final considerations, which indicate that the strategies that promoted children's participation were related to: assigning responsibility to all children through decision-making, encouraging to participate through positive feedback on their interventions, and finally to consider the characteristics of children and, in this sense, provide equal opportunity for participation.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPereira, MónicaRCIPLCunha, Ana Catarina Bichão Chaves2019-08-06T09:22:39Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10418TID:202247961porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:50.840903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação
title Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação
spellingShingle Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação
Cunha, Ana Catarina Bichão Chaves
Educação pré-escolar
Jardim de infância
Participação
Metodologia de trabalho por projeto
Pre-school education
Kindergarten
Participation
Project work methodology
title_short Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação
title_full Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação
title_fullStr Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação
title_full_unstemmed Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação
title_sort Entre os projetos de aprendizagem e o papel ativo das crianças: O jardim de infância como lugar de participação
author Cunha, Ana Catarina Bichão Chaves
author_facet Cunha, Ana Catarina Bichão Chaves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Mónica
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ana Catarina Bichão Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Jardim de infância
Participação
Metodologia de trabalho por projeto
Pre-school education
Kindergarten
Participation
Project work methodology
topic Educação pré-escolar
Jardim de infância
Participação
Metodologia de trabalho por projeto
Pre-school education
Kindergarten
Participation
Project work methodology
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06T09:22:39Z
2019-05-09
2019-05-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10418
TID:202247961
url http://hdl.handle.net/10400.21/10418
identifier_str_mv TID:202247961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133453299482624