Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14154 |
Resumo: | O processo de estágio pedagógico constitui-se como o momento decisivo de integração na prática docente, sendo o produto de todo o desenvolvimento formativo, representando o ponto máximo de confrontação do futuro professor com a realidade do ensino. O presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva, com o objetivo de tornar mais consciente a função docente a desempenhar no futuro. Este processo de formação inicial englobou o planeamento, a condução e a avaliação, relatando-se neste documento as dificuldades sentidas e as estratégias encontradas para superá-las. O estágio não se cingiu apenas à organização e gestão do ensino, mas também à inovação e investigação pedagógica, à participação na escola e à relação com a comunidade, fator que permite ao professor estagiário de educação física (EF) vivenciar e desenvolver outras experiências no seio escolar e projetar a sua ação a outros níveis. Todo este percurso esteve perante uma supervisão pedagógica, que serviu para me aproximar o mais possível de um processo de ensino-aprendizagem (EA) de excelência. |
id |
RCAP_5d8731ac295c339f6926e84ad57ed06a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14154 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de AndradeEstágio pedagógicoPlaneamentoConduçãoAvaliaçãoEscolaEducação FísicaSupervisão pedagógicaProcesso de ensino-aprendizagemPedagogical internshipPlanningConductEvaluationSchoolPhysical EducationPedagogical SupervisionTeaching-learning processDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO processo de estágio pedagógico constitui-se como o momento decisivo de integração na prática docente, sendo o produto de todo o desenvolvimento formativo, representando o ponto máximo de confrontação do futuro professor com a realidade do ensino. O presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva, com o objetivo de tornar mais consciente a função docente a desempenhar no futuro. Este processo de formação inicial englobou o planeamento, a condução e a avaliação, relatando-se neste documento as dificuldades sentidas e as estratégias encontradas para superá-las. O estágio não se cingiu apenas à organização e gestão do ensino, mas também à inovação e investigação pedagógica, à participação na escola e à relação com a comunidade, fator que permite ao professor estagiário de educação física (EF) vivenciar e desenvolver outras experiências no seio escolar e projetar a sua ação a outros níveis. Todo este percurso esteve perante uma supervisão pedagógica, que serviu para me aproximar o mais possível de um processo de ensino-aprendizagem (EA) de excelência.The pedagogical internship process is constituted as the turning point of integration in the teaching practice, the product of all the formative development, representing the peak of confrontation of the future teacher with the reality of teaching. This report presents the activities, a reflective perspective, critical and projective, in order to become more aware teaching role to play in the future. This process of initial training included the planning, conduct and evaluation, reporting in this report the difficulties and strategies found to overcome them. The internship was not confined only to the organization and management of teaching, but also innovation and educational research, participation in school and community relations, a factor that allows the trainee teacher of physical education (PE) experience and develop other experiences in the school within and design his action at other levels. All this course stood before a pedagogical supervision, which served to me as close as possible a teaching-learning process (TL) of excellence.Martins, João Filipe da Silva FigueiraRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Patrícia Alexandra Costa2017-10-09T13:26:32Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14154TID:201745186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:13Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:02.304622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade Rodrigues, Patrícia Alexandra Costa Estágio pedagógico Planeamento Condução Avaliação Escola Educação Física Supervisão pedagógica Processo de ensino-aprendizagem Pedagogical internship Planning Conduct Evaluation School Physical Education Pedagogical Supervision Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade |
author |
Rodrigues, Patrícia Alexandra Costa |
author_facet |
Rodrigues, Patrícia Alexandra Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, João Filipe da Silva Figueira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Patrícia Alexandra Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Planeamento Condução Avaliação Escola Educação Física Supervisão pedagógica Processo de ensino-aprendizagem Pedagogical internship Planning Conduct Evaluation School Physical Education Pedagogical Supervision Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio pedagógico Planeamento Condução Avaliação Escola Educação Física Supervisão pedagógica Processo de ensino-aprendizagem Pedagogical internship Planning Conduct Evaluation School Physical Education Pedagogical Supervision Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O processo de estágio pedagógico constitui-se como o momento decisivo de integração na prática docente, sendo o produto de todo o desenvolvimento formativo, representando o ponto máximo de confrontação do futuro professor com a realidade do ensino. O presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva, com o objetivo de tornar mais consciente a função docente a desempenhar no futuro. Este processo de formação inicial englobou o planeamento, a condução e a avaliação, relatando-se neste documento as dificuldades sentidas e as estratégias encontradas para superá-las. O estágio não se cingiu apenas à organização e gestão do ensino, mas também à inovação e investigação pedagógica, à participação na escola e à relação com a comunidade, fator que permite ao professor estagiário de educação física (EF) vivenciar e desenvolver outras experiências no seio escolar e projetar a sua ação a outros níveis. Todo este percurso esteve perante uma supervisão pedagógica, que serviu para me aproximar o mais possível de um processo de ensino-aprendizagem (EA) de excelência. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-09T13:26:32Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/14154 TID:201745186 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/14154 |
identifier_str_mv |
TID:201745186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131087543205888 |