Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Patrícia Alexandra Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14154
Resumo: O processo de estágio pedagógico constitui-se como o momento decisivo de integração na prática docente, sendo o produto de todo o desenvolvimento formativo, representando o ponto máximo de confrontação do futuro professor com a realidade do ensino. O presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva, com o objetivo de tornar mais consciente a função docente a desempenhar no futuro. Este processo de formação inicial englobou o planeamento, a condução e a avaliação, relatando-se neste documento as dificuldades sentidas e as estratégias encontradas para superá-las. O estágio não se cingiu apenas à organização e gestão do ensino, mas também à inovação e investigação pedagógica, à participação na escola e à relação com a comunidade, fator que permite ao professor estagiário de educação física (EF) vivenciar e desenvolver outras experiências no seio escolar e projetar a sua ação a outros níveis. Todo este percurso esteve perante uma supervisão pedagógica, que serviu para me aproximar o mais possível de um processo de ensino-aprendizagem (EA) de excelência.
id RCAP_5d8731ac295c339f6926e84ad57ed06a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14154
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de AndradeEstágio pedagógicoPlaneamentoConduçãoAvaliaçãoEscolaEducação FísicaSupervisão pedagógicaProcesso de ensino-aprendizagemPedagogical internshipPlanningConductEvaluationSchoolPhysical EducationPedagogical SupervisionTeaching-learning processDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO processo de estágio pedagógico constitui-se como o momento decisivo de integração na prática docente, sendo o produto de todo o desenvolvimento formativo, representando o ponto máximo de confrontação do futuro professor com a realidade do ensino. O presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva, com o objetivo de tornar mais consciente a função docente a desempenhar no futuro. Este processo de formação inicial englobou o planeamento, a condução e a avaliação, relatando-se neste documento as dificuldades sentidas e as estratégias encontradas para superá-las. O estágio não se cingiu apenas à organização e gestão do ensino, mas também à inovação e investigação pedagógica, à participação na escola e à relação com a comunidade, fator que permite ao professor estagiário de educação física (EF) vivenciar e desenvolver outras experiências no seio escolar e projetar a sua ação a outros níveis. Todo este percurso esteve perante uma supervisão pedagógica, que serviu para me aproximar o mais possível de um processo de ensino-aprendizagem (EA) de excelência.The pedagogical internship process is constituted as the turning point of integration in the teaching practice, the product of all the formative development, representing the peak of confrontation of the future teacher with the reality of teaching. This report presents the activities, a reflective perspective, critical and projective, in order to become more aware teaching role to play in the future. This process of initial training included the planning, conduct and evaluation, reporting in this report the difficulties and strategies found to overcome them. The internship was not confined only to the organization and management of teaching, but also innovation and educational research, participation in school and community relations, a factor that allows the trainee teacher of physical education (PE) experience and develop other experiences in the school within and design his action at other levels. All this course stood before a pedagogical supervision, which served to me as close as possible a teaching-learning process (TL) of excellence.Martins, João Filipe da Silva FigueiraRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Patrícia Alexandra Costa2017-10-09T13:26:32Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14154TID:201745186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:13Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:02.304622Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade
Rodrigues, Patrícia Alexandra Costa
Estágio pedagógico
Planeamento
Condução
Avaliação
Escola
Educação Física
Supervisão pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Planning
Conduct
Evaluation
School
Physical Education
Pedagogical Supervision
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade
author Rodrigues, Patrícia Alexandra Costa
author_facet Rodrigues, Patrícia Alexandra Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, João Filipe da Silva Figueira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Patrícia Alexandra Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Planeamento
Condução
Avaliação
Escola
Educação Física
Supervisão pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Planning
Conduct
Evaluation
School
Physical Education
Pedagogical Supervision
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Planeamento
Condução
Avaliação
Escola
Educação Física
Supervisão pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
Pedagogical internship
Planning
Conduct
Evaluation
School
Physical Education
Pedagogical Supervision
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O processo de estágio pedagógico constitui-se como o momento decisivo de integração na prática docente, sendo o produto de todo o desenvolvimento formativo, representando o ponto máximo de confrontação do futuro professor com a realidade do ensino. O presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas, numa perspetiva reflexiva, crítica e projetiva, com o objetivo de tornar mais consciente a função docente a desempenhar no futuro. Este processo de formação inicial englobou o planeamento, a condução e a avaliação, relatando-se neste documento as dificuldades sentidas e as estratégias encontradas para superá-las. O estágio não se cingiu apenas à organização e gestão do ensino, mas também à inovação e investigação pedagógica, à participação na escola e à relação com a comunidade, fator que permite ao professor estagiário de educação física (EF) vivenciar e desenvolver outras experiências no seio escolar e projetar a sua ação a outros níveis. Todo este percurso esteve perante uma supervisão pedagógica, que serviu para me aproximar o mais possível de um processo de ensino-aprendizagem (EA) de excelência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-09T13:26:32Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14154
TID:201745186
url http://hdl.handle.net/10400.5/14154
identifier_str_mv TID:201745186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131087543205888