A literatura infantil como veículo de transmissão de valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Patrícia Isabel Lopes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45899
Resumo: O presente Relatório Final apresenta o estudo realizado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio curricular realizado numa turma de 4.º ano de escolaridade com 21 alunos. Este estudo apresenta-se como o resultado da experiência obtida através da implementação de um projeto de investigação-ação que teve como objetivo perceber como a literatura infantil funciona como veículo transmissor de valores em contexto escolar. O objetivo deste estudo passa por fomentar e desenvolver nos/as alunos/as atitudes de respeito para com toda a comunidade escolar, regulando comportamentos e as atitudes e relações entre pares. Depois da observação e registo das atitudes de desrespeito existentes em sala de aula, nomeadamente de comportamentos por parte de todos/as os/as alunos/as menos adequados às situações e contexto, explorou-se um conjunto de estratégias para a alteração desses mesmos comportamentos e atitudes, fomentando assim um bom clima de ensino-aprendizagem na sala de aula. Terminado o estudo, e após a execução de todas as estratégias de regulação de comportamentos e atitudes de respeito, a turma apresentou uma melhoria dos mesmos, apresentando uma grande melhoria a nível de competências sociais. Desta forma, compreendeu-se o impacto positivo que este estudo apresentou na alteração dos comportamentos da turma, sustentados por uma evolução no que diz respeito às suas competências sociais.
id RCAP_5d8d4eeae79355c2ad091d44c13bba43
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45899
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A literatura infantil como veículo de transmissão de valoresEducação para os ValoresValoresRespeitoLiteratura InfantilO presente Relatório Final apresenta o estudo realizado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio curricular realizado numa turma de 4.º ano de escolaridade com 21 alunos. Este estudo apresenta-se como o resultado da experiência obtida através da implementação de um projeto de investigação-ação que teve como objetivo perceber como a literatura infantil funciona como veículo transmissor de valores em contexto escolar. O objetivo deste estudo passa por fomentar e desenvolver nos/as alunos/as atitudes de respeito para com toda a comunidade escolar, regulando comportamentos e as atitudes e relações entre pares. Depois da observação e registo das atitudes de desrespeito existentes em sala de aula, nomeadamente de comportamentos por parte de todos/as os/as alunos/as menos adequados às situações e contexto, explorou-se um conjunto de estratégias para a alteração desses mesmos comportamentos e atitudes, fomentando assim um bom clima de ensino-aprendizagem na sala de aula. Terminado o estudo, e após a execução de todas as estratégias de regulação de comportamentos e atitudes de respeito, a turma apresentou uma melhoria dos mesmos, apresentando uma grande melhoria a nível de competências sociais. Desta forma, compreendeu-se o impacto positivo que este estudo apresentou na alteração dos comportamentos da turma, sustentados por uma evolução no que diz respeito às suas competências sociais.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumFernandes, Patrícia Isabel Lopes2023-08-01T14:30:28Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45899TID:203336755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:08:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45899Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:08:01Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantil como veículo de transmissão de valores
title A literatura infantil como veículo de transmissão de valores
spellingShingle A literatura infantil como veículo de transmissão de valores
Fernandes, Patrícia Isabel Lopes
Educação para os Valores
Valores
Respeito
Literatura Infantil
title_short A literatura infantil como veículo de transmissão de valores
title_full A literatura infantil como veículo de transmissão de valores
title_fullStr A literatura infantil como veículo de transmissão de valores
title_full_unstemmed A literatura infantil como veículo de transmissão de valores
title_sort A literatura infantil como veículo de transmissão de valores
author Fernandes, Patrícia Isabel Lopes
author_facet Fernandes, Patrícia Isabel Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Patrícia Isabel Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para os Valores
Valores
Respeito
Literatura Infantil
topic Educação para os Valores
Valores
Respeito
Literatura Infantil
description O presente Relatório Final apresenta o estudo realizado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio curricular realizado numa turma de 4.º ano de escolaridade com 21 alunos. Este estudo apresenta-se como o resultado da experiência obtida através da implementação de um projeto de investigação-ação que teve como objetivo perceber como a literatura infantil funciona como veículo transmissor de valores em contexto escolar. O objetivo deste estudo passa por fomentar e desenvolver nos/as alunos/as atitudes de respeito para com toda a comunidade escolar, regulando comportamentos e as atitudes e relações entre pares. Depois da observação e registo das atitudes de desrespeito existentes em sala de aula, nomeadamente de comportamentos por parte de todos/as os/as alunos/as menos adequados às situações e contexto, explorou-se um conjunto de estratégias para a alteração desses mesmos comportamentos e atitudes, fomentando assim um bom clima de ensino-aprendizagem na sala de aula. Terminado o estudo, e após a execução de todas as estratégias de regulação de comportamentos e atitudes de respeito, a turma apresentou uma melhoria dos mesmos, apresentando uma grande melhoria a nível de competências sociais. Desta forma, compreendeu-se o impacto positivo que este estudo apresentou na alteração dos comportamentos da turma, sustentados por uma evolução no que diz respeito às suas competências sociais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01T14:30:28Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45899
TID:203336755
url http://hdl.handle.net/10400.26/45899
identifier_str_mv TID:203336755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546165712846848