Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3293 |
Resumo: | A concretização deste relatório adveio no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Este encontra-se organizado em três partes diferentes, mais especificamente, o enquadramento teórico, o enquadramento metodológico e a prática pedagógica. As duas primeiras partes visam a fundamentação teórica, na qual se pretende articular a teoria com a prática. Estes pressupostos inerentes à prática pedagógica que se intenciona refletir são os desafios da educação para o século XXI, a organização e gestão curricular em Portugal, a essencialidade da planificação e avaliação na prática pedagógica e a investigação-ação em educação. A partir deste relatório tenciona-se descrever, partilhar e refletir criticamente sobre as intervenções pedagógicas realizadas tanto em contexto de Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tanto a primeira prática pedagógica efetuada na valência de Educação Pré-Escolar, como a segunda no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente numa turma de 3.º ano de escolaridade, decorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ribeira Brava. Quanto à terceira prática pedagógica, esta realizou-se no 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente, numa turma de 2.º ano de escolaridade, e ocorreu no Colégio do Marítimo. Em todas estas práticas pedagógicas recorreu-se à investigação-ação no sentido de tentar melhorar/resolver problemáticas evidenciadas ao longo do estágio. Salienta-se que ao longo da prática pedagógica, proporcionou-se às/aos crianças/alunos momentos de aprendizagem ativa, significativa e cooperativa, de forma, a que todos fossem incluídos na aprendizagem e participassem ativamente na sua construção. |
id |
RCAP_385bd431f505e88834167136b8fab984 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3293 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoAprendizagemReflexãoPreschool education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceAction-researchLearningReflectionEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA concretização deste relatório adveio no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Este encontra-se organizado em três partes diferentes, mais especificamente, o enquadramento teórico, o enquadramento metodológico e a prática pedagógica. As duas primeiras partes visam a fundamentação teórica, na qual se pretende articular a teoria com a prática. Estes pressupostos inerentes à prática pedagógica que se intenciona refletir são os desafios da educação para o século XXI, a organização e gestão curricular em Portugal, a essencialidade da planificação e avaliação na prática pedagógica e a investigação-ação em educação. A partir deste relatório tenciona-se descrever, partilhar e refletir criticamente sobre as intervenções pedagógicas realizadas tanto em contexto de Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tanto a primeira prática pedagógica efetuada na valência de Educação Pré-Escolar, como a segunda no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente numa turma de 3.º ano de escolaridade, decorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ribeira Brava. Quanto à terceira prática pedagógica, esta realizou-se no 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente, numa turma de 2.º ano de escolaridade, e ocorreu no Colégio do Marítimo. Em todas estas práticas pedagógicas recorreu-se à investigação-ação no sentido de tentar melhorar/resolver problemáticas evidenciadas ao longo do estágio. Salienta-se que ao longo da prática pedagógica, proporcionou-se às/aos crianças/alunos momentos de aprendizagem ativa, significativa e cooperativa, de forma, a que todos fossem incluídos na aprendizagem e participassem ativamente na sua construção.The achievement of this report came under the Master’s degree in Preschool Education and Teatching of the 1st Cycle of Basic Education to obtain the Master’s degree. It is organized in three different parts, more specifically, the theoretical framework, the methodological framework and the pedagogical pratice. The first two parts aim at the theoretical foundation, in which the theory is intented to articulate with practice. These assumptions inherent to the pedagogical practice that is intended to reflect are thechallenges of education for the 21st century, the organization and management of curricular in Portugal, the essentialuty of planning and evaluation in pedagogical practice and action-research and action-research in education. From this report it is intended to describe, share and reflect criticaly on pedagogical interventions carried out both in the contexto of Preschool Education and in the 1st Cycle of Basic Education. Both the first pedagogical practice performed in the valence of Pre-school Education and the second in the 1st Cycle of Basic Education in a class of 3rd year class of schooling, that took place in the Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ribeira Brava. Regarding the third pedagogical practice, this was carried out in the 1st Cycle of Basic Education, specifically, in a class of 2nd year of schooling, and occurred in the Colégio do Marítimo. In all these pedagogical practices, action-research was used to try to improve/solve problematics evidenced during the internship. It is notepoint that during the pedagogical practice, the childrens/students were provided with moments of active, significant and cooperative learning, in such a way that all included in the learning and actively participate in its construction.Fernandes, Adérita Cristina PereiraDigitUMaVilanova, Mónica Filipa Abreu2021-04-15T12:56:55Z2021-02-22T00:00:00Z2021-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3293202690385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:14Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:18.586852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Vilanova, Mónica Filipa Abreu Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Aprendizagem Reflexão Preschool education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Action-research Learning Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Vilanova, Mónica Filipa Abreu |
author_facet |
Vilanova, Mónica Filipa Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, Adérita Cristina Pereira DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilanova, Mónica Filipa Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Aprendizagem Reflexão Preschool education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Action-research Learning Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Aprendizagem Reflexão Preschool education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Action-research Learning Reflection Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A concretização deste relatório adveio no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Este encontra-se organizado em três partes diferentes, mais especificamente, o enquadramento teórico, o enquadramento metodológico e a prática pedagógica. As duas primeiras partes visam a fundamentação teórica, na qual se pretende articular a teoria com a prática. Estes pressupostos inerentes à prática pedagógica que se intenciona refletir são os desafios da educação para o século XXI, a organização e gestão curricular em Portugal, a essencialidade da planificação e avaliação na prática pedagógica e a investigação-ação em educação. A partir deste relatório tenciona-se descrever, partilhar e refletir criticamente sobre as intervenções pedagógicas realizadas tanto em contexto de Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tanto a primeira prática pedagógica efetuada na valência de Educação Pré-Escolar, como a segunda no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente numa turma de 3.º ano de escolaridade, decorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ribeira Brava. Quanto à terceira prática pedagógica, esta realizou-se no 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente, numa turma de 2.º ano de escolaridade, e ocorreu no Colégio do Marítimo. Em todas estas práticas pedagógicas recorreu-se à investigação-ação no sentido de tentar melhorar/resolver problemáticas evidenciadas ao longo do estágio. Salienta-se que ao longo da prática pedagógica, proporcionou-se às/aos crianças/alunos momentos de aprendizagem ativa, significativa e cooperativa, de forma, a que todos fossem incluídos na aprendizagem e participassem ativamente na sua construção. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-15T12:56:55Z 2021-02-22T00:00:00Z 2021-02-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3293 202690385 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3293 |
identifier_str_mv |
202690385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129933552812032 |