Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilanova, Mónica Filipa Abreu
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3293
Resumo: A concretização deste relatório adveio no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Este encontra-se organizado em três partes diferentes, mais especificamente, o enquadramento teórico, o enquadramento metodológico e a prática pedagógica. As duas primeiras partes visam a fundamentação teórica, na qual se pretende articular a teoria com a prática. Estes pressupostos inerentes à prática pedagógica que se intenciona refletir são os desafios da educação para o século XXI, a organização e gestão curricular em Portugal, a essencialidade da planificação e avaliação na prática pedagógica e a investigação-ação em educação. A partir deste relatório tenciona-se descrever, partilhar e refletir criticamente sobre as intervenções pedagógicas realizadas tanto em contexto de Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tanto a primeira prática pedagógica efetuada na valência de Educação Pré-Escolar, como a segunda no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente numa turma de 3.º ano de escolaridade, decorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ribeira Brava. Quanto à terceira prática pedagógica, esta realizou-se no 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente, numa turma de 2.º ano de escolaridade, e ocorreu no Colégio do Marítimo. Em todas estas práticas pedagógicas recorreu-se à investigação-ação no sentido de tentar melhorar/resolver problemáticas evidenciadas ao longo do estágio. Salienta-se que ao longo da prática pedagógica, proporcionou-se às/aos crianças/alunos momentos de aprendizagem ativa, significativa e cooperativa, de forma, a que todos fossem incluídos na aprendizagem e participassem ativamente na sua construção.
id RCAP_385bd431f505e88834167136b8fab984
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática pedagógicaInvestigação-açãoAprendizagemReflexãoPreschool education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practiceAction-researchLearningReflectionEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA concretização deste relatório adveio no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Este encontra-se organizado em três partes diferentes, mais especificamente, o enquadramento teórico, o enquadramento metodológico e a prática pedagógica. As duas primeiras partes visam a fundamentação teórica, na qual se pretende articular a teoria com a prática. Estes pressupostos inerentes à prática pedagógica que se intenciona refletir são os desafios da educação para o século XXI, a organização e gestão curricular em Portugal, a essencialidade da planificação e avaliação na prática pedagógica e a investigação-ação em educação. A partir deste relatório tenciona-se descrever, partilhar e refletir criticamente sobre as intervenções pedagógicas realizadas tanto em contexto de Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tanto a primeira prática pedagógica efetuada na valência de Educação Pré-Escolar, como a segunda no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente numa turma de 3.º ano de escolaridade, decorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ribeira Brava. Quanto à terceira prática pedagógica, esta realizou-se no 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente, numa turma de 2.º ano de escolaridade, e ocorreu no Colégio do Marítimo. Em todas estas práticas pedagógicas recorreu-se à investigação-ação no sentido de tentar melhorar/resolver problemáticas evidenciadas ao longo do estágio. Salienta-se que ao longo da prática pedagógica, proporcionou-se às/aos crianças/alunos momentos de aprendizagem ativa, significativa e cooperativa, de forma, a que todos fossem incluídos na aprendizagem e participassem ativamente na sua construção.The achievement of this report came under the Master’s degree in Preschool Education and Teatching of the 1st Cycle of Basic Education to obtain the Master’s degree. It is organized in three different parts, more specifically, the theoretical framework, the methodological framework and the pedagogical pratice. The first two parts aim at the theoretical foundation, in which the theory is intented to articulate with practice. These assumptions inherent to the pedagogical practice that is intended to reflect are thechallenges of education for the 21st century, the organization and management of curricular in Portugal, the essentialuty of planning and evaluation in pedagogical practice and action-research and action-research in education. From this report it is intended to describe, share and reflect criticaly on pedagogical interventions carried out both in the contexto of Preschool Education and in the 1st Cycle of Basic Education. Both the first pedagogical practice performed in the valence of Pre-school Education and the second in the 1st Cycle of Basic Education in a class of 3rd year class of schooling, that took place in the Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ribeira Brava. Regarding the third pedagogical practice, this was carried out in the 1st Cycle of Basic Education, specifically, in a class of 2nd year of schooling, and occurred in the Colégio do Marítimo. In all these pedagogical practices, action-research was used to try to improve/solve problematics evidenced during the internship. It is notepoint that during the pedagogical practice, the childrens/students were provided with moments of active, significant and cooperative learning, in such a way that all included in the learning and actively participate in its construction.Fernandes, Adérita Cristina PereiraDigitUMaVilanova, Mónica Filipa Abreu2021-04-15T12:56:55Z2021-02-22T00:00:00Z2021-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3293202690385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:14Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:18.586852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Vilanova, Mónica Filipa Abreu
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Aprendizagem
Reflexão
Preschool education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Action-research
Learning
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de Estágio para Obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Vilanova, Mónica Filipa Abreu
author_facet Vilanova, Mónica Filipa Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Adérita Cristina Pereira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilanova, Mónica Filipa Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Aprendizagem
Reflexão
Preschool education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Action-research
Learning
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Prática pedagógica
Investigação-ação
Aprendizagem
Reflexão
Preschool education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practice
Action-research
Learning
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A concretização deste relatório adveio no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico para a obtenção do grau de mestre. Este encontra-se organizado em três partes diferentes, mais especificamente, o enquadramento teórico, o enquadramento metodológico e a prática pedagógica. As duas primeiras partes visam a fundamentação teórica, na qual se pretende articular a teoria com a prática. Estes pressupostos inerentes à prática pedagógica que se intenciona refletir são os desafios da educação para o século XXI, a organização e gestão curricular em Portugal, a essencialidade da planificação e avaliação na prática pedagógica e a investigação-ação em educação. A partir deste relatório tenciona-se descrever, partilhar e refletir criticamente sobre as intervenções pedagógicas realizadas tanto em contexto de Educação Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tanto a primeira prática pedagógica efetuada na valência de Educação Pré-Escolar, como a segunda no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente numa turma de 3.º ano de escolaridade, decorreram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ribeira Brava. Quanto à terceira prática pedagógica, esta realizou-se no 1.º Ciclo do Ensino Básico, especificamente, numa turma de 2.º ano de escolaridade, e ocorreu no Colégio do Marítimo. Em todas estas práticas pedagógicas recorreu-se à investigação-ação no sentido de tentar melhorar/resolver problemáticas evidenciadas ao longo do estágio. Salienta-se que ao longo da prática pedagógica, proporcionou-se às/aos crianças/alunos momentos de aprendizagem ativa, significativa e cooperativa, de forma, a que todos fossem incluídos na aprendizagem e participassem ativamente na sua construção.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-15T12:56:55Z
2021-02-22T00:00:00Z
2021-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3293
202690385
url http://hdl.handle.net/10400.13/3293
identifier_str_mv 202690385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129933552812032