Questionário de atitudes e comportamentos pró-ambientais : contributo para o estudo de validação junto de crianças e jovens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/36890 |
Resumo: | O presente estudo surge da escassez de instrumentos validados para o contexto português que avaliem atitudes e comportamentos pró-ambientais em crianças e adolescentes. Assim, o principal objetivo foi contribuir para a construção e validação de um instrumento de autorrelato que avalie as atitudes e comportamentos pró-ambientais em portugueses com idades entre os 10 e os 17 anos, através da análise das suas características psicométricas. Participaram no estudo 330 alunos dos 2.º (26.36%) e 3.º (73.64%) ciclos de ensino básico (CEB) que integraram o projeto a Natureza é a Melhor Sala de Aula (NSA). Para alcançar o objetivo, implementaram-se os seguintes procedimentos: (i) construção do Questionário de Atitudes e Comportamentos Pró-Ambientais (QACPA); (ii) recolha de dados e (iii) análises psicométricas do QACPA. Após a eliminação de alguns itens, o QACPA integrou 32 itens, subdivididos em dois fatores: 1) atitudes pró-ambientais; e 2) comportamentos pró-ambientais. Os resultados da Análise Fatorial Exploratória (AFE) revelaram uma variância explicada de 37.78%, o que indica que a estrutura bifatorial do QACPA explica razoavelmente a variação dos dados. Ao nível da consistência interna (α > .86), e da validade interna (r < .39), o QACPA revelou bons indicadores. Também se verificou que, globalmente, os itens do questionário são sensíveis e tem poder discriminativo. Quanto validade divergente do QACPA, a correlação fraca positiva com o envolvimento escolar indica que os instrumentos medem construtos diferentes. Os resultados lançam pistas para a continuação do estudo das qualidades psicométricas do QACPA para que refinar e validar o instrumento para outros contextos, nomeadamente para avaliar a eficácia de intervenções, que visam promover as atitudes e os comportamentos em prol do ambiente, e assim contribuir para a proteção ambiental e a mitigação das alterações climáticas. |
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Questionário de atitudes e comportamentos pró-ambientais : contributo para o estudo de validação junto de crianças e jovensAtitudes pró-ambientaisComportamentos pró-ambientaisCrianças e adolescentesAnálise fatorial exploratóriaPro-environmental attitudesPro-environmental behavioChildren and adolescentsExploratory factor analysisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo surge da escassez de instrumentos validados para o contexto português que avaliem atitudes e comportamentos pró-ambientais em crianças e adolescentes. Assim, o principal objetivo foi contribuir para a construção e validação de um instrumento de autorrelato que avalie as atitudes e comportamentos pró-ambientais em portugueses com idades entre os 10 e os 17 anos, através da análise das suas características psicométricas. Participaram no estudo 330 alunos dos 2.º (26.36%) e 3.º (73.64%) ciclos de ensino básico (CEB) que integraram o projeto a Natureza é a Melhor Sala de Aula (NSA). Para alcançar o objetivo, implementaram-se os seguintes procedimentos: (i) construção do Questionário de Atitudes e Comportamentos Pró-Ambientais (QACPA); (ii) recolha de dados e (iii) análises psicométricas do QACPA. Após a eliminação de alguns itens, o QACPA integrou 32 itens, subdivididos em dois fatores: 1) atitudes pró-ambientais; e 2) comportamentos pró-ambientais. Os resultados da Análise Fatorial Exploratória (AFE) revelaram uma variância explicada de 37.78%, o que indica que a estrutura bifatorial do QACPA explica razoavelmente a variação dos dados. Ao nível da consistência interna (α > .86), e da validade interna (r < .39), o QACPA revelou bons indicadores. Também se verificou que, globalmente, os itens do questionário são sensíveis e tem poder discriminativo. Quanto validade divergente do QACPA, a correlação fraca positiva com o envolvimento escolar indica que os instrumentos medem construtos diferentes. Os resultados lançam pistas para a continuação do estudo das qualidades psicométricas do QACPA para que refinar e validar o instrumento para outros contextos, nomeadamente para avaliar a eficácia de intervenções, que visam promover as atitudes e os comportamentos em prol do ambiente, e assim contribuir para a proteção ambiental e a mitigação das alterações climáticas.The present study arises from the scarcity of instruments validated for the Portuguese context that assess pro-environmental attitudes and behaviours in children and adolescents. Thus, the main objective was to contribute to the construction and validation of a self-report instrument that assesses pro-environmental attitudes and behaviours in Portuguese children aged 10-17 years old, by analysing its psychometric characteristics. The study included 330 students from the 2nd (26.36%) and 3rd (73.64%) cycles of basic education who participated in the “Nature is the Best Classroom” project. To achieve the objective, the following procedures were implemented: (i) construction of the “Questionário de Atitudes e Comportamentos Pró-Ambientais” (QACPA); (ii) data collection and (iii) psychometric analyses of the QACPA. After the elimination of some items, the QACPA integrated 32 items, subdivided into two factors: 1) pro-environmental attitudes; and 2) pro-environmental behaviours. The results of the Exploratory Factor Analysis (EFA) revealed an explained variance of 37.78%, which indicates that the two-factor structure of the QACPA reasonably explains the variation of the data. In terms of internal consistency (α > .86) and internal validity (r < .39), the QACPA showed good indicators. It was also found that, overall, the questionnaire items are sensitive and have discriminative power. As for divergent validity of the QACPA, the weak positive correlation with school engagement indicates that the instruments measure different constructs. The results highlight the need for the further study of the psychometric qualities of the QACPA so as to refine and validate the instrument for other contexts, namely to assess the effectiveness of interventions, which aim to promote attitudes and behaviours towards the environment, and thus contribute to environmental protection and climate change mitigation.Costa, Marisa Raquel da SilvaCarneiro, Alexandra Manuela PaivaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFernandes, Ana Sofia Pereira2023-03-04T01:30:22Z2021-10-112021-102021-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36890TID:202894746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:20Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:59.702244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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