Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scienza, Livia
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Paloma, Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/16570
Resumo: Por seu caráter lúdico, jogos sérios vêm sendo cada vez mais utilizados no ensino de disciplinas e no treino de novas habilidades. Este estudo de caso analisa a criação de dois jogos sérios (Fables Maker e Trate Bem!), trazendo à tona a importância da condução embasada de todo o processo de desenvolvimento e do playtest do jogo com o público-alvo para se garantir a eficiência da aplicação e seu aprimoramento. Desta maneira, os processos de pré-produção, produção e validação dos jogos em questão são descritos e discutidos.
id RCAP_5d9b2911270dbcf38f6f145dc9038c32
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/16570
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sériosGame Design of “Treat Well!” and “Fables Maker”: serious game development and testingSerious gamesPlaytestEducaçãoGame designEducationODS::04:Educação de QualidadePor seu caráter lúdico, jogos sérios vêm sendo cada vez mais utilizados no ensino de disciplinas e no treino de novas habilidades. Este estudo de caso analisa a criação de dois jogos sérios (Fables Maker e Trate Bem!), trazendo à tona a importância da condução embasada de todo o processo de desenvolvimento e do playtest do jogo com o público-alvo para se garantir a eficiência da aplicação e seu aprimoramento. Desta maneira, os processos de pré-produção, produção e validação dos jogos em questão são descritos e discutidos.ue to their ludic nature, serious games have been increasingly used in teaching subjects and training new skills. This case study analyzes the creation of two serious games (Fables Maker and Trate Bem!), bringing to light the importance of a based conduction of the entire development process and the importance of playtesting the game with the target audience to ensure its efficiency and its improvement. Therefore, the pre-production, production and validation processes of these games are further described and discussed.Universidade Aberta. LE@DRepositório AbertoScienza, LiviaPaloma, Lucia2024-09-17T10:35:18Z20242024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/16570porScienza, Livia; Paloma, Lucia - Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 7, nº 2 (julho-dez. 2024)2182-4967https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202419info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-22T01:45:44Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/16570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-22T01:45:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios
Game Design of “Treat Well!” and “Fables Maker”: serious game development and testing
title Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios
spellingShingle Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios
Scienza, Livia
Serious games
Playtest
Educação
Game design
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios
title_full Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios
title_fullStr Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios
title_full_unstemmed Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios
title_sort Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios
author Scienza, Livia
author_facet Scienza, Livia
Paloma, Lucia
author_role author
author2 Paloma, Lucia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Scienza, Livia
Paloma, Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Serious games
Playtest
Educação
Game design
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Serious games
Playtest
Educação
Game design
Education
ODS::04:Educação de Qualidade
description Por seu caráter lúdico, jogos sérios vêm sendo cada vez mais utilizados no ensino de disciplinas e no treino de novas habilidades. Este estudo de caso analisa a criação de dois jogos sérios (Fables Maker e Trate Bem!), trazendo à tona a importância da condução embasada de todo o processo de desenvolvimento e do playtest do jogo com o público-alvo para se garantir a eficiência da aplicação e seu aprimoramento. Desta maneira, os processos de pré-produção, produção e validação dos jogos em questão são descritos e discutidos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-17T10:35:18Z
2024
2024-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/16570
url http://hdl.handle.net/10400.2/16570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Scienza, Livia; Paloma, Lucia - Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 7, nº 2 (julho-dez. 2024)
2182-4967
https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. LE@D
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. LE@D
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547206948814848