Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/16570 |
Resumo: | Por seu caráter lúdico, jogos sérios vêm sendo cada vez mais utilizados no ensino de disciplinas e no treino de novas habilidades. Este estudo de caso analisa a criação de dois jogos sérios (Fables Maker e Trate Bem!), trazendo à tona a importância da condução embasada de todo o processo de desenvolvimento e do playtest do jogo com o público-alvo para se garantir a eficiência da aplicação e seu aprimoramento. Desta maneira, os processos de pré-produção, produção e validação dos jogos em questão são descritos e discutidos. |
id |
RCAP_5d9b2911270dbcf38f6f145dc9038c32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/16570 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sériosGame Design of “Treat Well!” and “Fables Maker”: serious game development and testingSerious gamesPlaytestEducaçãoGame designEducationODS::04:Educação de QualidadePor seu caráter lúdico, jogos sérios vêm sendo cada vez mais utilizados no ensino de disciplinas e no treino de novas habilidades. Este estudo de caso analisa a criação de dois jogos sérios (Fables Maker e Trate Bem!), trazendo à tona a importância da condução embasada de todo o processo de desenvolvimento e do playtest do jogo com o público-alvo para se garantir a eficiência da aplicação e seu aprimoramento. Desta maneira, os processos de pré-produção, produção e validação dos jogos em questão são descritos e discutidos.ue to their ludic nature, serious games have been increasingly used in teaching subjects and training new skills. This case study analyzes the creation of two serious games (Fables Maker and Trate Bem!), bringing to light the importance of a based conduction of the entire development process and the importance of playtesting the game with the target audience to ensure its efficiency and its improvement. Therefore, the pre-production, production and validation processes of these games are further described and discussed.Universidade Aberta. LE@DRepositório AbertoScienza, LiviaPaloma, Lucia2024-09-17T10:35:18Z20242024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/16570porScienza, Livia; Paloma, Lucia - Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 7, nº 2 (julho-dez. 2024)2182-4967https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202419info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-22T01:45:44Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/16570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-22T01:45:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios Game Design of “Treat Well!” and “Fables Maker”: serious game development and testing |
title |
Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios |
spellingShingle |
Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios Scienza, Livia Serious games Playtest Educação Game design Education ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios |
title_full |
Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios |
title_fullStr |
Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios |
title_full_unstemmed |
Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios |
title_sort |
Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios |
author |
Scienza, Livia |
author_facet |
Scienza, Livia Paloma, Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Paloma, Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scienza, Livia Paloma, Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serious games Playtest Educação Game design Education ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Serious games Playtest Educação Game design Education ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Por seu caráter lúdico, jogos sérios vêm sendo cada vez mais utilizados no ensino de disciplinas e no treino de novas habilidades. Este estudo de caso analisa a criação de dois jogos sérios (Fables Maker e Trate Bem!), trazendo à tona a importância da condução embasada de todo o processo de desenvolvimento e do playtest do jogo com o público-alvo para se garantir a eficiência da aplicação e seu aprimoramento. Desta maneira, os processos de pré-produção, produção e validação dos jogos em questão são descritos e discutidos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-17T10:35:18Z 2024 2024-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/16570 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/16570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Scienza, Livia; Paloma, Lucia - Game Design de “Trate Bem!” e “Fables Maker”: desenvolvimento e testagem de jogos sérios RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 7, nº 2 (julho-dez. 2024) 2182-4967 https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202419 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. LE@D |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. LE@D |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547206948814848 |