Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/15396 |
Resumo: | Neste artigo apresentam-se três métodos didácticos que, articulados entre si, são passíveis de serem aplicados em aulas práticas universitárias. Os métodos em causa são a leitura, o trabalho de grupo (modalidade de buzz-group/grupo a meia voz) e o debate em plenário. Admitindo-se limites na sua utilização, assinalam-se as suas características, as suas vantagens e as aulas em que eles são mais pertinentes. |
id |
RCAP_5d9c3ab813fd8f52033acc98236fee09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15396 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debateUniversidadeAulas práticasMétodos didácticosLeituraTrabalho de grupoDebateNeste artigo apresentam-se três métodos didácticos que, articulados entre si, são passíveis de serem aplicados em aulas práticas universitárias. Os métodos em causa são a leitura, o trabalho de grupo (modalidade de buzz-group/grupo a meia voz) e o debate em plenário. Admitindo-se limites na sua utilização, assinalam-se as suas características, as suas vantagens e as aulas em que eles são mais pertinentes.Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC)Universidade do MinhoCasulo, José Carlos de Oliveira20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/15396por0870-418info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:46.055755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate |
title |
Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate |
spellingShingle |
Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate Casulo, José Carlos de Oliveira Universidade Aulas práticas Métodos didácticos Leitura Trabalho de grupo Debate |
title_short |
Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate |
title_full |
Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate |
title_fullStr |
Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate |
title_full_unstemmed |
Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate |
title_sort |
Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate |
author |
Casulo, José Carlos de Oliveira |
author_facet |
Casulo, José Carlos de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casulo, José Carlos de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Aulas práticas Métodos didácticos Leitura Trabalho de grupo Debate |
topic |
Universidade Aulas práticas Métodos didácticos Leitura Trabalho de grupo Debate |
description |
Neste artigo apresentam-se três métodos didácticos que, articulados entre si, são passíveis de serem aplicados em aulas práticas universitárias. Os métodos em causa são a leitura, o trabalho de grupo (modalidade de buzz-group/grupo a meia voz) e o debate em plenário. Admitindo-se limites na sua utilização, assinalam-se as suas características, as suas vantagens e as aulas em que eles são mais pertinentes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/15396 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/15396 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0870-418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132445449125888 |