Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casulo, José Carlos de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/15396
Resumo: Neste artigo apresentam-se três métodos didácticos que, articulados entre si, são passíveis de serem aplicados em aulas práticas universitárias. Os métodos em causa são a leitura, o trabalho de grupo (modalidade de buzz-group/grupo a meia voz) e o debate em plenário. Admitindo-se limites na sua utilização, assinalam-se as suas características, as suas vantagens e as aulas em que eles são mais pertinentes.
id RCAP_5d9c3ab813fd8f52033acc98236fee09
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debateUniversidadeAulas práticasMétodos didácticosLeituraTrabalho de grupoDebateNeste artigo apresentam-se três métodos didácticos que, articulados entre si, são passíveis de serem aplicados em aulas práticas universitárias. Os métodos em causa são a leitura, o trabalho de grupo (modalidade de buzz-group/grupo a meia voz) e o debate em plenário. Admitindo-se limites na sua utilização, assinalam-se as suas características, as suas vantagens e as aulas em que eles são mais pertinentes.Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC)Universidade do MinhoCasulo, José Carlos de Oliveira20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/15396por0870-418info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/15396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:46.055755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate
title Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate
spellingShingle Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate
Casulo, José Carlos de Oliveira
Universidade
Aulas práticas
Métodos didácticos
Leitura
Trabalho de grupo
Debate
title_short Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate
title_full Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate
title_fullStr Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate
title_full_unstemmed Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate
title_sort Uma metodologia de ensino para aulas práticas universitárias: leitura, trabalho de grupo e debate
author Casulo, José Carlos de Oliveira
author_facet Casulo, José Carlos de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Casulo, José Carlos de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade
Aulas práticas
Métodos didácticos
Leitura
Trabalho de grupo
Debate
topic Universidade
Aulas práticas
Métodos didácticos
Leitura
Trabalho de grupo
Debate
description Neste artigo apresentam-se três métodos didácticos que, articulados entre si, são passíveis de serem aplicados em aulas práticas universitárias. Os métodos em causa são a leitura, o trabalho de grupo (modalidade de buzz-group/grupo a meia voz) e o debate em plenário. Admitindo-se limites na sua utilização, assinalam-se as suas características, as suas vantagens e as aulas em que eles são mais pertinentes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/15396
url http://hdl.handle.net/1822/15396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0870-418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132445449125888