A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Maria Elizabete Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrade, Jamile Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4914
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como as professoras-alfabetizadoras estabelecem as relações entre os estudos sobre leitura nas sessões de formação e em sala de aula. Tivemos como objeto de estudo a leitura em sala de aula. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, com a participação de duas professoras-alfabetizadoras. Para a produção do material empírico utilizamos fichas de observação nas sessões de formação e nas aulas das professoras-alfabetizadoras e entrevistas. Na formação houve o desenvolvimento de práticas de leitura, ora centradas na Orientadora de Estudos, ora nos professores-alfabetizadores, o mesmo acontecendo em sala de aula. Como produto dessa pesquisa, planejamos sequências didáticas, que foram realizadas em sala de aula com o objetivo de desenvolver a compreensão leitora, sinalizando possibilidades do uso das estratégias antes, durante e depois da leitura. Nas sessões de formação eram vivenciadas práticas de leitura, no entanto, não havia o momento para fazer as reflexões/mediações que permitissem uma ampliação do seu conhecimento, visto que reproduziam, no trabalho pedagógico, uma relação ingênua sobre a leitura. Por fim, a formação ainda não rompeu com a ideia de que a leitura se aprende apenas com e pelo prazer, sem enfatizar a necessidade de um trabalho com as estratégias e práticas de leitura para desenvolver as competências leitoras, tanto nos professores quanto em seus alunos.
id UNEB-5_30475fb1c60f1336a0ab6e434f96942d
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/4914
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULALeituraFormaçãoPrática em sala de aulaEste artigo tem como objetivo analisar como as professoras-alfabetizadoras estabelecem as relações entre os estudos sobre leitura nas sessões de formação e em sala de aula. Tivemos como objeto de estudo a leitura em sala de aula. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, com a participação de duas professoras-alfabetizadoras. Para a produção do material empírico utilizamos fichas de observação nas sessões de formação e nas aulas das professoras-alfabetizadoras e entrevistas. Na formação houve o desenvolvimento de práticas de leitura, ora centradas na Orientadora de Estudos, ora nos professores-alfabetizadores, o mesmo acontecendo em sala de aula. Como produto dessa pesquisa, planejamos sequências didáticas, que foram realizadas em sala de aula com o objetivo de desenvolver a compreensão leitora, sinalizando possibilidades do uso das estratégias antes, durante e depois da leitura. Nas sessões de formação eram vivenciadas práticas de leitura, no entanto, não havia o momento para fazer as reflexões/mediações que permitissem uma ampliação do seu conhecimento, visto que reproduziam, no trabalho pedagógico, uma relação ingênua sobre a leitura. Por fim, a formação ainda não rompeu com a ideia de que a leitura se aprende apenas com e pelo prazer, sem enfatizar a necessidade de um trabalho com as estratégias e práticas de leitura para desenvolver as competências leitoras, tanto nos professores quanto em seus alunos.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/491410.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.106-134Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 1 (2018): Educação em Pesquisa; 106-1342177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v3.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4914/3116Copyright (c) 2018 Maria Elizabete Souza Couto, Jamile Barros Andradehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Maria Elizabete SouzaAndrade, Jamile Barros2020-11-27T01:53:29Zoai:ojs.192.168.5.50:article/4914Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T01:53:29Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA
title A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA
spellingShingle A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA
Couto, Maria Elizabete Souza
Leitura
Formação
Prática em sala de aula
title_short A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA
title_full A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA
title_fullStr A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA
title_full_unstemmed A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA
title_sort A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA
author Couto, Maria Elizabete Souza
author_facet Couto, Maria Elizabete Souza
Andrade, Jamile Barros
author_role author
author2 Andrade, Jamile Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Maria Elizabete Souza
Andrade, Jamile Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Formação
Prática em sala de aula
topic Leitura
Formação
Prática em sala de aula
description Este artigo tem como objetivo analisar como as professoras-alfabetizadoras estabelecem as relações entre os estudos sobre leitura nas sessões de formação e em sala de aula. Tivemos como objeto de estudo a leitura em sala de aula. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, com a participação de duas professoras-alfabetizadoras. Para a produção do material empírico utilizamos fichas de observação nas sessões de formação e nas aulas das professoras-alfabetizadoras e entrevistas. Na formação houve o desenvolvimento de práticas de leitura, ora centradas na Orientadora de Estudos, ora nos professores-alfabetizadores, o mesmo acontecendo em sala de aula. Como produto dessa pesquisa, planejamos sequências didáticas, que foram realizadas em sala de aula com o objetivo de desenvolver a compreensão leitora, sinalizando possibilidades do uso das estratégias antes, durante e depois da leitura. Nas sessões de formação eram vivenciadas práticas de leitura, no entanto, não havia o momento para fazer as reflexões/mediações que permitissem uma ampliação do seu conhecimento, visto que reproduziam, no trabalho pedagógico, uma relação ingênua sobre a leitura. Por fim, a formação ainda não rompeu com a ideia de que a leitura se aprende apenas com e pelo prazer, sem enfatizar a necessidade de um trabalho com as estratégias e práticas de leitura para desenvolver as competências leitoras, tanto nos professores quanto em seus alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4914
10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.106-134
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4914
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.106-134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4914/3116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Elizabete Souza Couto, Jamile Barros Andrade
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Maria Elizabete Souza Couto, Jamile Barros Andrade
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 1 (2018): Educação em Pesquisa; 106-134
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v3.n1
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117805412352