A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4914 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar como as professoras-alfabetizadoras estabelecem as relações entre os estudos sobre leitura nas sessões de formação e em sala de aula. Tivemos como objeto de estudo a leitura em sala de aula. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, com a participação de duas professoras-alfabetizadoras. Para a produção do material empírico utilizamos fichas de observação nas sessões de formação e nas aulas das professoras-alfabetizadoras e entrevistas. Na formação houve o desenvolvimento de práticas de leitura, ora centradas na Orientadora de Estudos, ora nos professores-alfabetizadores, o mesmo acontecendo em sala de aula. Como produto dessa pesquisa, planejamos sequências didáticas, que foram realizadas em sala de aula com o objetivo de desenvolver a compreensão leitora, sinalizando possibilidades do uso das estratégias antes, durante e depois da leitura. Nas sessões de formação eram vivenciadas práticas de leitura, no entanto, não havia o momento para fazer as reflexões/mediações que permitissem uma ampliação do seu conhecimento, visto que reproduziam, no trabalho pedagógico, uma relação ingênua sobre a leitura. Por fim, a formação ainda não rompeu com a ideia de que a leitura se aprende apenas com e pelo prazer, sem enfatizar a necessidade de um trabalho com as estratégias e práticas de leitura para desenvolver as competências leitoras, tanto nos professores quanto em seus alunos. |
id |
UNEB-5_30475fb1c60f1336a0ab6e434f96942d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/4914 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULALeituraFormaçãoPrática em sala de aulaEste artigo tem como objetivo analisar como as professoras-alfabetizadoras estabelecem as relações entre os estudos sobre leitura nas sessões de formação e em sala de aula. Tivemos como objeto de estudo a leitura em sala de aula. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, com a participação de duas professoras-alfabetizadoras. Para a produção do material empírico utilizamos fichas de observação nas sessões de formação e nas aulas das professoras-alfabetizadoras e entrevistas. Na formação houve o desenvolvimento de práticas de leitura, ora centradas na Orientadora de Estudos, ora nos professores-alfabetizadores, o mesmo acontecendo em sala de aula. Como produto dessa pesquisa, planejamos sequências didáticas, que foram realizadas em sala de aula com o objetivo de desenvolver a compreensão leitora, sinalizando possibilidades do uso das estratégias antes, durante e depois da leitura. Nas sessões de formação eram vivenciadas práticas de leitura, no entanto, não havia o momento para fazer as reflexões/mediações que permitissem uma ampliação do seu conhecimento, visto que reproduziam, no trabalho pedagógico, uma relação ingênua sobre a leitura. Por fim, a formação ainda não rompeu com a ideia de que a leitura se aprende apenas com e pelo prazer, sem enfatizar a necessidade de um trabalho com as estratégias e práticas de leitura para desenvolver as competências leitoras, tanto nos professores quanto em seus alunos.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/491410.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.106-134Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 1 (2018): Educação em Pesquisa; 106-1342177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v3.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4914/3116Copyright (c) 2018 Maria Elizabete Souza Couto, Jamile Barros Andradehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Maria Elizabete SouzaAndrade, Jamile Barros2020-11-27T01:53:29Zoai:ojs.192.168.5.50:article/4914Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T01:53:29Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA |
title |
A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA |
spellingShingle |
A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA Couto, Maria Elizabete Souza Leitura Formação Prática em sala de aula |
title_short |
A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA |
title_full |
A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA |
title_fullStr |
A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA |
title_full_unstemmed |
A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA |
title_sort |
A AULA DE LEITURA E A LEITURA NA AULA |
author |
Couto, Maria Elizabete Souza |
author_facet |
Couto, Maria Elizabete Souza Andrade, Jamile Barros |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Jamile Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Maria Elizabete Souza Andrade, Jamile Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Formação Prática em sala de aula |
topic |
Leitura Formação Prática em sala de aula |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar como as professoras-alfabetizadoras estabelecem as relações entre os estudos sobre leitura nas sessões de formação e em sala de aula. Tivemos como objeto de estudo a leitura em sala de aula. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, com a participação de duas professoras-alfabetizadoras. Para a produção do material empírico utilizamos fichas de observação nas sessões de formação e nas aulas das professoras-alfabetizadoras e entrevistas. Na formação houve o desenvolvimento de práticas de leitura, ora centradas na Orientadora de Estudos, ora nos professores-alfabetizadores, o mesmo acontecendo em sala de aula. Como produto dessa pesquisa, planejamos sequências didáticas, que foram realizadas em sala de aula com o objetivo de desenvolver a compreensão leitora, sinalizando possibilidades do uso das estratégias antes, durante e depois da leitura. Nas sessões de formação eram vivenciadas práticas de leitura, no entanto, não havia o momento para fazer as reflexões/mediações que permitissem uma ampliação do seu conhecimento, visto que reproduziam, no trabalho pedagógico, uma relação ingênua sobre a leitura. Por fim, a formação ainda não rompeu com a ideia de que a leitura se aprende apenas com e pelo prazer, sem enfatizar a necessidade de um trabalho com as estratégias e práticas de leitura para desenvolver as competências leitoras, tanto nos professores quanto em seus alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4914 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.106-134 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4914 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.106-134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4914/3116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Maria Elizabete Souza Couto, Jamile Barros Andrade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Maria Elizabete Souza Couto, Jamile Barros Andrade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 1 (2018): Educação em Pesquisa; 106-134 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v3.n1 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117805412352 |