Actualização do conceito de ciência dos alunos, com recurso às TIC : um estudo de caso no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1328 |
Resumo: | A sociedade actual necessita de indivíduos cientificamente literados, capazes de interpretar informação científica com relevância social, que os torne capazes de tomarem posição acerca de assuntos de interesse público. Este processo contribuirá para regular a acção da Ciência com implicações na Sociedade. A escola, como meio promotor de educação, deverá desenvolver competências nos alunos, tendo em vista dar resposta a esse desafio. A Educação em Ciência, poderá ter um papel importante nesse processo. Por outro lado, também as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), dado que motivam os alunos, facilitam a comunicação entre alunos de escolas diferentes, permitem o acesso a inúmera informação e ainda a simulações de fenómenos científicos, se constituem como um meio através do qual se podem desenvolver competências desejáveis na sociedade actual. Neste trabalho pretendemos dar um modesto contributo para dotar os alunos, desde tenra idade, de competências que lhes potenciem uma futura cidadania activa. A questão da investigação para a qual se procurou dar respostas foi a seguinte: em que medida a exploração das TIC, em contexto de Educação em Ciência, inseridas numa visão actual do ensino desta área, contribui para a actualização do conceito de Ciência dos alunos? Optou-se por uma metodologia qualitativa exploratória do tipo estudo de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o inquérito e a observação. A técnica de inquérito foi concretizada através da aplicação de um questionário, que serviu para fazer o levantamento do conceito de Ciência dos alunos. Esta recolha de dados foi feita em dois momentos, um momento inicial e um final. Entre estes dois momentos, alunos de três escolas geograficamente dispersas, desenvolveram o projecto “Água Virtual”, com recurso às TIC. Este projecto passou pela pesquisa partilhada, tendo em vista dar resposta a uma questão com abrangência Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e pertinência social. Os resultados obtidos sugerem que o uso das TIC enquadrado numa abordagem actual do ensino das ciências, pode contribuir para uma actualização do conceito de Ciência dos alunos. ABSTRACT: Today’s society needs scientifically literate individuals, capable of interpreting scientific information with social relevance, which makes them capable of addressing on issues of public interest. This process will contribute in regulating the effectiveness of Science with implications on Society. A School, as a promoter of education, should help students acquire the right skills, in order to find an answer to this challenge. Education in Science can have an important role in that process. On the other hand, the Technologies of Information and Communication (TIC) (given that they motivate students) also facilitate communication between students from different schools, allowing access to countless information and to simulations of scientific phenomenon, constituting precious tools through which they can develop desirable skills in today’s society. In this study, we intend to endow students with a modest contribution, starting at an early age, with skills that enable them to perform an active future citizenship. The enquiry of the investigation in which we searched to find answers was the following: in what way does the exploration of TIC (in the context of Education in Science and inserted in a current vision of the education in this area), contribute to an upgrade of the concept of Science traditionally held by students? We decided on an exploratory qualitative methodology of a study case type. The techniques used for gathering data were research and observation. The research technique was performed through a questionnaire that was used to survey the students’ concepts of Science. This collection of data was carried out in two different phases, an initial step and a final one. Between these two moments, the project “Virtual Water” was developed by students from three geographically dispersed schools, with resource to TICs. This study project went through a collective research, in view of answering an aspect which includes Science- Technology-Society-Environment (STSE) and social relevance. The results obtained suggest that the use of the TIC was placed in current science teaching approach, contributing to an upgrade of the students’ concepts of Science. |
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Por outro lado, também as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), dado que motivam os alunos, facilitam a comunicação entre alunos de escolas diferentes, permitem o acesso a inúmera informação e ainda a simulações de fenómenos científicos, se constituem como um meio através do qual se podem desenvolver competências desejáveis na sociedade actual. Neste trabalho pretendemos dar um modesto contributo para dotar os alunos, desde tenra idade, de competências que lhes potenciem uma futura cidadania activa. A questão da investigação para a qual se procurou dar respostas foi a seguinte: em que medida a exploração das TIC, em contexto de Educação em Ciência, inseridas numa visão actual do ensino desta área, contribui para a actualização do conceito de Ciência dos alunos? Optou-se por uma metodologia qualitativa exploratória do tipo estudo de caso. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram o inquérito e a observação. A técnica de inquérito foi concretizada através da aplicação de um questionário, que serviu para fazer o levantamento do conceito de Ciência dos alunos. Esta recolha de dados foi feita em dois momentos, um momento inicial e um final. Entre estes dois momentos, alunos de três escolas geograficamente dispersas, desenvolveram o projecto “Água Virtual”, com recurso às TIC. Este projecto passou pela pesquisa partilhada, tendo em vista dar resposta a uma questão com abrangência Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e pertinência social. Os resultados obtidos sugerem que o uso das TIC enquadrado numa abordagem actual do ensino das ciências, pode contribuir para uma actualização do conceito de Ciência dos alunos. ABSTRACT: Today’s society needs scientifically literate individuals, capable of interpreting scientific information with social relevance, which makes them capable of addressing on issues of public interest. This process will contribute in regulating the effectiveness of Science with implications on Society. A School, as a promoter of education, should help students acquire the right skills, in order to find an answer to this challenge. Education in Science can have an important role in that process. On the other hand, the Technologies of Information and Communication (TIC) (given that they motivate students) also facilitate communication between students from different schools, allowing access to countless information and to simulations of scientific phenomenon, constituting precious tools through which they can develop desirable skills in today’s society. In this study, we intend to endow students with a modest contribution, starting at an early age, with skills that enable them to perform an active future citizenship. The enquiry of the investigation in which we searched to find answers was the following: in what way does the exploration of TIC (in the context of Education in Science and inserted in a current vision of the education in this area), contribute to an upgrade of the concept of Science traditionally held by students? We decided on an exploratory qualitative methodology of a study case type. The techniques used for gathering data were research and observation. The research technique was performed through a questionnaire that was used to survey the students’ concepts of Science. This collection of data was carried out in two different phases, an initial step and a final one. Between these two moments, the project “Virtual Water” was developed by students from three geographically dispersed schools, with resource to TICs. This study project went through a collective research, in view of answering an aspect which includes Science- Technology-Society-Environment (STSE) and social relevance. The results obtained suggest that the use of the TIC was placed in current science teaching approach, contributing to an upgrade of the students’ concepts of Science.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:27Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1328porGonçalves, Sara Cláudia Ribau Estevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:04Zoai:ria.ua.pt:10773/1328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:01.848827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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