Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Letícia Pestana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23010
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi elaborado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele apresentamos o projeto de intervenção e de investigação desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, em estreita articulação com a Unidade Curricular de Seminário de Orientação Educacional. Uma vez que vivemos num mundo cada vez mais globalizado, torna-se necessário adequar os contextos educativos face à diversidade de línguas e culturas presentes nas sociedades em que os mesmos se encontram inseridos. Por isso, considerámos pertinente desenvolver um projeto no âmbito da sensibilização à diversidade linguística e cultural com o intuito de sensibilizar e de consciencializar as crianças para essa mesma diversidade. Este projeto de intervenção e de investigação, intitulado “Viagem pelo Mundo do jogo da macaca”, foi implementado em contexto de Educação Pré-Escolar, num jardim-de-infância de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Trata-se de um projeto de intervenção didática, desenvolvido em díade, e em que cada um dos elementos se focou numa das dimensões da sensibilização à diversidade linguística e cultural, sendo que no nosso caso nos centramos mais nas questões relacionadas com a diversidade cultural e a nossa colega nas questões relacionadas com a diversidade linguística. Assim, com o nosso projeto de intervenção e de investigação pretendíamos compreender como poderíamos, através do jogo da macaca, sensibilizar as crianças da Educação Pré-Escolar para a diversidade linguística e cultural. Por conseguinte, ao longo do projeto foram desenvolvidas diversas atividades no âmbito da diversidade linguística e cultural, em colaboração com os pais das crianças, cujo objetivo era sensibilizar as crianças e dar-lhes a conhecer alguns aspetos que são comuns entre as diferentes línguas e culturas e aspetos que, de certa forma, as diferenciam um pouco umas das outras. Com efeito, este projeto de intervenção e de investigação possui características do tipo investigação-ação, onde se privilegiou algumas técnicas e instrumentos de recolha de dados, como por exemplo, a áudio e vídeogravação, as notas de campo, os produtos das crianças e o inquérito por questionário que foi realizado às famílias. Através da análise dos dados recolhidos concluímos que o brincar é um meio dinâmico para sensibilizar as crianças para a diversidade linguística e cultural e que através dos jogos e brincadeiras tradicionais, nomeadamente o jogo da macaca, as crianças conseguiram adquirir diversos conhecimentos a nível linguístico e cultural e desenvolver capacidades, atitudes e valores. Para além disso, consideramos que o facto de termos envolvido as famílias na implementação das atividades do nosso projeto contribuiu, significativamente, para a formação e o desenvolvimento das crianças e para o seu bem-estar emocional.
id RCAP_f63aa56eba2f85f80aba364504076613
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolarEducação pré-escolarDiversidade linguísticaEducação interculturalDesenvolvimento das criançasPluralismo culturalActividades de aprendizagemAtividades lúdicasO presente Relatório de Estágio foi elaborado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele apresentamos o projeto de intervenção e de investigação desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, em estreita articulação com a Unidade Curricular de Seminário de Orientação Educacional. Uma vez que vivemos num mundo cada vez mais globalizado, torna-se necessário adequar os contextos educativos face à diversidade de línguas e culturas presentes nas sociedades em que os mesmos se encontram inseridos. Por isso, considerámos pertinente desenvolver um projeto no âmbito da sensibilização à diversidade linguística e cultural com o intuito de sensibilizar e de consciencializar as crianças para essa mesma diversidade. Este projeto de intervenção e de investigação, intitulado “Viagem pelo Mundo do jogo da macaca”, foi implementado em contexto de Educação Pré-Escolar, num jardim-de-infância de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Trata-se de um projeto de intervenção didática, desenvolvido em díade, e em que cada um dos elementos se focou numa das dimensões da sensibilização à diversidade linguística e cultural, sendo que no nosso caso nos centramos mais nas questões relacionadas com a diversidade cultural e a nossa colega nas questões relacionadas com a diversidade linguística. Assim, com o nosso projeto de intervenção e de investigação pretendíamos compreender como poderíamos, através do jogo da macaca, sensibilizar as crianças da Educação Pré-Escolar para a diversidade linguística e cultural. Por conseguinte, ao longo do projeto foram desenvolvidas diversas atividades no âmbito da diversidade linguística e cultural, em colaboração com os pais das crianças, cujo objetivo era sensibilizar as crianças e dar-lhes a conhecer alguns aspetos que são comuns entre as diferentes línguas e culturas e aspetos que, de certa forma, as diferenciam um pouco umas das outras. Com efeito, este projeto de intervenção e de investigação possui características do tipo investigação-ação, onde se privilegiou algumas técnicas e instrumentos de recolha de dados, como por exemplo, a áudio e vídeogravação, as notas de campo, os produtos das crianças e o inquérito por questionário que foi realizado às famílias. Através da análise dos dados recolhidos concluímos que o brincar é um meio dinâmico para sensibilizar as crianças para a diversidade linguística e cultural e que através dos jogos e brincadeiras tradicionais, nomeadamente o jogo da macaca, as crianças conseguiram adquirir diversos conhecimentos a nível linguístico e cultural e desenvolver capacidades, atitudes e valores. Para além disso, consideramos que o facto de termos envolvido as famílias na implementação das atividades do nosso projeto contribuiu, significativamente, para a formação e o desenvolvimento das crianças e para o seu bem-estar emocional.The present report of this internship was elaborated in order to fulfill the necessary requirements needed to obtain a Masters degree in pre-school and the 1st cycle of basic education. In this report, we expose the intervention and investigation project that was developed in the Supervised Teaching Practice training component, in close articulation of the Seminar of Educational Investigation. As we live in a world increasingly globalized, it becomes necessary to adapt educational contexts against the diversity of languages and cultures present in the societies in which they are inserted. Therefore, we consider it relevant to develop a project in the scope of raising awareness of linguistic and cultural diversity in order to sensitize and raise awareness the children for that same diversity. This project of intervention and research, entitled “Viagem pelo Mundo do jogo da macaca”, was implemented in the context of pre-school education, in a kindergarten with a Group of Schools from the district of Aveiro. It’s a didactic intervention project, developed in dyad, and where each of the elements has focused in one of the dimensions of the awareness to the linguistic and cultural diversity, being that in our case we focused more on the questions related to cultural diversity, and our colleague on questions of linguistic diversity. Thereby, with our project of intervention and research we wanted to understand how we could, through the game of “macaca”, sensitize the children of Pre- School Education to linguistic and cultural diversity. Therefore, throughout the project were developed several activities in scope of linguistic and cultural diversity, in collaboration with the parents of the children’s, whose aim was to raise children’s awareness and to introduce them to some aspects that are common between different languages and cultures and aspects that, in a way, differentiate them somewhat from one another. In fact, this project of intervention and research has characteristics of the action-research type, where some techniques and instruments of data collection have been favoured, such as audio and video recording, field notes, children’s products and a questionnaire survey that was realized to the families. Through analysis of the data collected we concluded that playing is a dynamic environment to sensitize the children to the linguistic and cultural diversity, and through the games and traditional plays, namely the “macaca” game, the children can acquire different knowledge at the linguistic and cultural level and develop capacities, attitudes and values. Furthermore, we consider that the fact we have involved families in the implementation of the activities from our project contributed, significantly, to the formation and development of the children and for their emotional well-beingUniversidade de Aveiro2017-11-152017-11-15T00:00:00Z2019-11-15T13:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23010TID:201938910porGomes, Letícia Pestanainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:55Zoai:ria.ua.pt:10773/23010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:57.244884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
title Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
spellingShingle Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
Gomes, Letícia Pestana
Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Educação intercultural
Desenvolvimento das crianças
Pluralismo cultural
Actividades de aprendizagem
Atividades lúdicas
title_short Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
title_full Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
title_fullStr Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
title_sort Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
author Gomes, Letícia Pestana
author_facet Gomes, Letícia Pestana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Letícia Pestana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Educação intercultural
Desenvolvimento das crianças
Pluralismo cultural
Actividades de aprendizagem
Atividades lúdicas
topic Educação pré-escolar
Diversidade linguística
Educação intercultural
Desenvolvimento das crianças
Pluralismo cultural
Actividades de aprendizagem
Atividades lúdicas
description O presente Relatório de Estágio foi elaborado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele apresentamos o projeto de intervenção e de investigação desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, em estreita articulação com a Unidade Curricular de Seminário de Orientação Educacional. Uma vez que vivemos num mundo cada vez mais globalizado, torna-se necessário adequar os contextos educativos face à diversidade de línguas e culturas presentes nas sociedades em que os mesmos se encontram inseridos. Por isso, considerámos pertinente desenvolver um projeto no âmbito da sensibilização à diversidade linguística e cultural com o intuito de sensibilizar e de consciencializar as crianças para essa mesma diversidade. Este projeto de intervenção e de investigação, intitulado “Viagem pelo Mundo do jogo da macaca”, foi implementado em contexto de Educação Pré-Escolar, num jardim-de-infância de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Trata-se de um projeto de intervenção didática, desenvolvido em díade, e em que cada um dos elementos se focou numa das dimensões da sensibilização à diversidade linguística e cultural, sendo que no nosso caso nos centramos mais nas questões relacionadas com a diversidade cultural e a nossa colega nas questões relacionadas com a diversidade linguística. Assim, com o nosso projeto de intervenção e de investigação pretendíamos compreender como poderíamos, através do jogo da macaca, sensibilizar as crianças da Educação Pré-Escolar para a diversidade linguística e cultural. Por conseguinte, ao longo do projeto foram desenvolvidas diversas atividades no âmbito da diversidade linguística e cultural, em colaboração com os pais das crianças, cujo objetivo era sensibilizar as crianças e dar-lhes a conhecer alguns aspetos que são comuns entre as diferentes línguas e culturas e aspetos que, de certa forma, as diferenciam um pouco umas das outras. Com efeito, este projeto de intervenção e de investigação possui características do tipo investigação-ação, onde se privilegiou algumas técnicas e instrumentos de recolha de dados, como por exemplo, a áudio e vídeogravação, as notas de campo, os produtos das crianças e o inquérito por questionário que foi realizado às famílias. Através da análise dos dados recolhidos concluímos que o brincar é um meio dinâmico para sensibilizar as crianças para a diversidade linguística e cultural e que através dos jogos e brincadeiras tradicionais, nomeadamente o jogo da macaca, as crianças conseguiram adquirir diversos conhecimentos a nível linguístico e cultural e desenvolver capacidades, atitudes e valores. Para além disso, consideramos que o facto de termos envolvido as famílias na implementação das atividades do nosso projeto contribuiu, significativamente, para a formação e o desenvolvimento das crianças e para o seu bem-estar emocional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-15
2017-11-15T00:00:00Z
2019-11-15T13:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23010
TID:201938910
url http://hdl.handle.net/10773/23010
identifier_str_mv TID:201938910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137623255547904