Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23010 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio foi elaborado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele apresentamos o projeto de intervenção e de investigação desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, em estreita articulação com a Unidade Curricular de Seminário de Orientação Educacional. Uma vez que vivemos num mundo cada vez mais globalizado, torna-se necessário adequar os contextos educativos face à diversidade de línguas e culturas presentes nas sociedades em que os mesmos se encontram inseridos. Por isso, considerámos pertinente desenvolver um projeto no âmbito da sensibilização à diversidade linguística e cultural com o intuito de sensibilizar e de consciencializar as crianças para essa mesma diversidade. Este projeto de intervenção e de investigação, intitulado “Viagem pelo Mundo do jogo da macaca”, foi implementado em contexto de Educação Pré-Escolar, num jardim-de-infância de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Trata-se de um projeto de intervenção didática, desenvolvido em díade, e em que cada um dos elementos se focou numa das dimensões da sensibilização à diversidade linguística e cultural, sendo que no nosso caso nos centramos mais nas questões relacionadas com a diversidade cultural e a nossa colega nas questões relacionadas com a diversidade linguística. Assim, com o nosso projeto de intervenção e de investigação pretendíamos compreender como poderíamos, através do jogo da macaca, sensibilizar as crianças da Educação Pré-Escolar para a diversidade linguística e cultural. Por conseguinte, ao longo do projeto foram desenvolvidas diversas atividades no âmbito da diversidade linguística e cultural, em colaboração com os pais das crianças, cujo objetivo era sensibilizar as crianças e dar-lhes a conhecer alguns aspetos que são comuns entre as diferentes línguas e culturas e aspetos que, de certa forma, as diferenciam um pouco umas das outras. Com efeito, este projeto de intervenção e de investigação possui características do tipo investigação-ação, onde se privilegiou algumas técnicas e instrumentos de recolha de dados, como por exemplo, a áudio e vídeogravação, as notas de campo, os produtos das crianças e o inquérito por questionário que foi realizado às famílias. Através da análise dos dados recolhidos concluímos que o brincar é um meio dinâmico para sensibilizar as crianças para a diversidade linguística e cultural e que através dos jogos e brincadeiras tradicionais, nomeadamente o jogo da macaca, as crianças conseguiram adquirir diversos conhecimentos a nível linguístico e cultural e desenvolver capacidades, atitudes e valores. Para além disso, consideramos que o facto de termos envolvido as famílias na implementação das atividades do nosso projeto contribuiu, significativamente, para a formação e o desenvolvimento das crianças e para o seu bem-estar emocional. |
id |
RCAP_f63aa56eba2f85f80aba364504076613 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23010 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolarEducação pré-escolarDiversidade linguísticaEducação interculturalDesenvolvimento das criançasPluralismo culturalActividades de aprendizagemAtividades lúdicasO presente Relatório de Estágio foi elaborado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele apresentamos o projeto de intervenção e de investigação desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, em estreita articulação com a Unidade Curricular de Seminário de Orientação Educacional. Uma vez que vivemos num mundo cada vez mais globalizado, torna-se necessário adequar os contextos educativos face à diversidade de línguas e culturas presentes nas sociedades em que os mesmos se encontram inseridos. Por isso, considerámos pertinente desenvolver um projeto no âmbito da sensibilização à diversidade linguística e cultural com o intuito de sensibilizar e de consciencializar as crianças para essa mesma diversidade. Este projeto de intervenção e de investigação, intitulado “Viagem pelo Mundo do jogo da macaca”, foi implementado em contexto de Educação Pré-Escolar, num jardim-de-infância de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Trata-se de um projeto de intervenção didática, desenvolvido em díade, e em que cada um dos elementos se focou numa das dimensões da sensibilização à diversidade linguística e cultural, sendo que no nosso caso nos centramos mais nas questões relacionadas com a diversidade cultural e a nossa colega nas questões relacionadas com a diversidade linguística. Assim, com o nosso projeto de intervenção e de investigação pretendíamos compreender como poderíamos, através do jogo da macaca, sensibilizar as crianças da Educação Pré-Escolar para a diversidade linguística e cultural. Por conseguinte, ao longo do projeto foram desenvolvidas diversas atividades no âmbito da diversidade linguística e cultural, em colaboração com os pais das crianças, cujo objetivo era sensibilizar as crianças e dar-lhes a conhecer alguns aspetos que são comuns entre as diferentes línguas e culturas e aspetos que, de certa forma, as diferenciam um pouco umas das outras. Com efeito, este projeto de intervenção e de investigação possui características do tipo investigação-ação, onde se privilegiou algumas técnicas e instrumentos de recolha de dados, como por exemplo, a áudio e vídeogravação, as notas de campo, os produtos das crianças e o inquérito por questionário que foi realizado às famílias. Através da análise dos dados recolhidos concluímos que o brincar é um meio dinâmico para sensibilizar as crianças para a diversidade linguística e cultural e que através dos jogos e brincadeiras tradicionais, nomeadamente o jogo da macaca, as crianças conseguiram adquirir diversos conhecimentos a nível linguístico e cultural e desenvolver capacidades, atitudes e valores. Para além disso, consideramos que o facto de termos envolvido as famílias na implementação das atividades do nosso projeto contribuiu, significativamente, para a formação e o desenvolvimento das crianças e para o seu bem-estar emocional.The present report of this internship was elaborated in order to fulfill the necessary requirements needed to obtain a Masters degree in pre-school and the 1st cycle of basic education. In this report, we expose the intervention and investigation project that was developed in the Supervised Teaching Practice training component, in close articulation of the Seminar of Educational Investigation. As we live in a world increasingly globalized, it becomes necessary to adapt educational contexts against the diversity of languages and cultures present in the societies in which they are inserted. Therefore, we consider it relevant to develop a project in the scope of raising awareness of linguistic and cultural diversity in order to sensitize and raise awareness the children for that same diversity. This project of intervention and research, entitled “Viagem pelo Mundo do jogo da macaca”, was implemented in the context of pre-school education, in a kindergarten with a Group of Schools from the district of Aveiro. It’s a didactic intervention project, developed in dyad, and where each of the elements has focused in one of the dimensions of the awareness to the linguistic and cultural diversity, being that in our case we focused more on the questions related to cultural diversity, and our colleague on questions of linguistic diversity. Thereby, with our project of intervention and research we wanted to understand how we could, through the game of “macaca”, sensitize the children of Pre- School Education to linguistic and cultural diversity. Therefore, throughout the project were developed several activities in scope of linguistic and cultural diversity, in collaboration with the parents of the children’s, whose aim was to raise children’s awareness and to introduce them to some aspects that are common between different languages and cultures and aspects that, in a way, differentiate them somewhat from one another. In fact, this project of intervention and research has characteristics of the action-research type, where some techniques and instruments of data collection have been favoured, such as audio and video recording, field notes, children’s products and a questionnaire survey that was realized to the families. Through analysis of the data collected we concluded that playing is a dynamic environment to sensitize the children to the linguistic and cultural diversity, and through the games and traditional plays, namely the “macaca” game, the children can acquire different knowledge at the linguistic and cultural level and develop capacities, attitudes and values. Furthermore, we consider that the fact we have involved families in the implementation of the activities from our project contributed, significantly, to the formation and development of the children and for their emotional well-beingUniversidade de Aveiro2017-11-152017-11-15T00:00:00Z2019-11-15T13:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23010TID:201938910porGomes, Letícia Pestanainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:55Zoai:ria.ua.pt:10773/23010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:57.244884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar |
title |
Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar Gomes, Letícia Pestana Educação pré-escolar Diversidade linguística Educação intercultural Desenvolvimento das crianças Pluralismo cultural Actividades de aprendizagem Atividades lúdicas |
title_short |
Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar |
title_full |
Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar |
title_sort |
Brincar com diversidade linguística e cultural na educação pré-escolar |
author |
Gomes, Letícia Pestana |
author_facet |
Gomes, Letícia Pestana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Letícia Pestana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Diversidade linguística Educação intercultural Desenvolvimento das crianças Pluralismo cultural Actividades de aprendizagem Atividades lúdicas |
topic |
Educação pré-escolar Diversidade linguística Educação intercultural Desenvolvimento das crianças Pluralismo cultural Actividades de aprendizagem Atividades lúdicas |
description |
O presente Relatório de Estágio foi elaborado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele apresentamos o projeto de intervenção e de investigação desenvolvido na componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada, em estreita articulação com a Unidade Curricular de Seminário de Orientação Educacional. Uma vez que vivemos num mundo cada vez mais globalizado, torna-se necessário adequar os contextos educativos face à diversidade de línguas e culturas presentes nas sociedades em que os mesmos se encontram inseridos. Por isso, considerámos pertinente desenvolver um projeto no âmbito da sensibilização à diversidade linguística e cultural com o intuito de sensibilizar e de consciencializar as crianças para essa mesma diversidade. Este projeto de intervenção e de investigação, intitulado “Viagem pelo Mundo do jogo da macaca”, foi implementado em contexto de Educação Pré-Escolar, num jardim-de-infância de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro. Trata-se de um projeto de intervenção didática, desenvolvido em díade, e em que cada um dos elementos se focou numa das dimensões da sensibilização à diversidade linguística e cultural, sendo que no nosso caso nos centramos mais nas questões relacionadas com a diversidade cultural e a nossa colega nas questões relacionadas com a diversidade linguística. Assim, com o nosso projeto de intervenção e de investigação pretendíamos compreender como poderíamos, através do jogo da macaca, sensibilizar as crianças da Educação Pré-Escolar para a diversidade linguística e cultural. Por conseguinte, ao longo do projeto foram desenvolvidas diversas atividades no âmbito da diversidade linguística e cultural, em colaboração com os pais das crianças, cujo objetivo era sensibilizar as crianças e dar-lhes a conhecer alguns aspetos que são comuns entre as diferentes línguas e culturas e aspetos que, de certa forma, as diferenciam um pouco umas das outras. Com efeito, este projeto de intervenção e de investigação possui características do tipo investigação-ação, onde se privilegiou algumas técnicas e instrumentos de recolha de dados, como por exemplo, a áudio e vídeogravação, as notas de campo, os produtos das crianças e o inquérito por questionário que foi realizado às famílias. Através da análise dos dados recolhidos concluímos que o brincar é um meio dinâmico para sensibilizar as crianças para a diversidade linguística e cultural e que através dos jogos e brincadeiras tradicionais, nomeadamente o jogo da macaca, as crianças conseguiram adquirir diversos conhecimentos a nível linguístico e cultural e desenvolver capacidades, atitudes e valores. Para além disso, consideramos que o facto de termos envolvido as famílias na implementação das atividades do nosso projeto contribuiu, significativamente, para a formação e o desenvolvimento das crianças e para o seu bem-estar emocional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-15 2017-11-15T00:00:00Z 2019-11-15T13:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23010 TID:201938910 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23010 |
identifier_str_mv |
TID:201938910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137623255547904 |