A integração das TIC no ensino de matemática do 1º CEB : distrito de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rui Pedro Correia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16348
Resumo: Com o passar dos tempos, as sociedades tornaram-se cada vez mais complexas e competitivas, devido ao aparecimento das Tecnologias da Informação e Comunicação. De facto, atualmente as TIC são dominadas pelos mais jovens, que nelas revem grande parte dos seus interesses. Em oposição, a disciplina de Matemática revela-se menos atrativa, tal como evidenciam os resultados escolares dos ensinos Básico e Secundário. Neste sentido, o presente estudo teve como finalidade aferir a integração das TIC na Matemática do 1.º CEB. Por conseguinte, foram definidas quatro questões de investigação: Que conhecimentos possuem os professores do 1.º CEB em TIC? Será que os professores do 1.º CEB apresentam disponibilidade para frequentar formação específica que lhes permita aplicar as TIC em Matemática? Quais são as atitudes dos professores do 1.º CEB relativamente às TIC? Que utilização das TIC referem fazer os professores do 1.º CEB na disciplina de Matemática? A metodologia utilizada é de natureza quantitativa, baseada num plano de investigação não experimental, no qual foi aplicado um inquérito por questionário de administração direta, a uma amostra não probabilística, composta por cem professores titulares de turma das escolas do 1.º CEB do distrito de Aveiro. Os resultados obtidos evidenciaram que os professores não estão preparados para diversificar os recursos e estratégias de ensino e aprendizagem utilizando as TIC, destacando-se a falta de conhecimentos em software específico de Matemática. No entanto, salientam-se as atitudes positivas face às TIC, assim como a motivação para frequentar formação específica, que lhes permita aplicar as TIC em Matemática. De facto, a chave para a integração das TIC na Matemática do 1.º CEB poderá passar pela frequência de formação com elevada qualidade, mediada pela Associação de Professores de Matemática, Sociedade Portuguesa de Matemática e Universidades.
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