Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tânia Raquel Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/3874
Resumo: Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.
id RCAP_5dd331c6beb32dd2c578fadd813746f9
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/3874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio em Educação Pré-EscolarDay careSupervised teaching practiceChildPreschoolCrecheCriançaPrática pedagógica supervisionadaPré-escolarRelatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.O presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular (uc) Prática Pedagógica Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto, durante o ano letivo 2012/2013 em contexto de creche e pré-escolar. A Prática Pedagógica Supervisionada realizou-se na creche e pré-escolar de Pedrouços e teve como principais objetivos o desenvolvimento de competências profissionais inerentes ao perfil de desempenho do Educador de Infância, nomeadas e definidas no Decreto- Lei nº 241/2001. Assim, este relatório apresenta a seguinte organização, o primeiro capítulo deste documento consiste no enquadramento teórico e legal que a mestranda se baseou ao longo de todo o seu processo de formação. No segundo capítulo é feita uma caracterização geral da instituição onde se desenvolveu a prática pedagógica da mestranda, nos contextos de creche e pré-escolar. No último capítulo, será apresentado uma descrição e análise das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos, no contexto de creche bem como, no contexto de préescolar. É de salientar a importância da metodologia de investigação-ação utilizada pela formanda, bem como a componente colaborativa do processo formativo (trabalho em díade) e a perspetiva reflexiva sempre presente nos encontros de supervisão, assim como nos momentos mais formais de planificação com as Educadoras Cooperantes. O relatório de estágio finda com uma reflexão final, sendo esta uma síntese integradora das potencialidades e constrangimentos sentidos, tendo em conta todo o processo desenvolvido pela formanda.This internship report was conducted as part of the course Supervised Teaching Practice of the Masters' Degree in Pre-School Education, in Escola Superior de Educação do Porto, during the school year 2012/2013 in day care and pre-school context. The Supervised Teaching Practice was held in Pedrouços daycare and preschool and had as main objective the development of professional skills inherent on the performance profiling of the Childhood Educator, named and defined in Decree-Law No. 241/2001. Thus, the report has the following presentation, first chapter consists on the theoretical and legal framework that the graduate student was based throughout the training process. On the second chapter is made a general characterization of the institution where the training process took place, both the day care center and the kindergarten. In the last chapter, it is presented a description and analysis of the developed activities and obtained results, both kindergarten and day care context. It is to emphasize the importance of action-research methodology used by the trainee as well as the collaborative component of the training process (work in dyad) and reflective perspective always present in supervision meetings, as in the more formal planning meetings with the Cooperating Educators. The internship report ends with a final reflection, which is a synthesis that integrates the potentialities and embarrassments felt, taking into account the whole process developed by the trainee.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoEsteves, Susana Celeste Seabra MonteiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Tânia Raquel Silva2014-02-12T17:24:38Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/3874TID:202767493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:46:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/3874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:24:51.289589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
Pereira, Tânia Raquel Silva
Day care
Supervised teaching practice
Child
Preschool
Creche
Criança
Prática pedagógica supervisionada
Pré-escolar
title_short Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title_full Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
title_sort Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
author Pereira, Tânia Raquel Silva
author_facet Pereira, Tânia Raquel Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Tânia Raquel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Day care
Supervised teaching practice
Child
Preschool
Creche
Criança
Prática pedagógica supervisionada
Pré-escolar
topic Day care
Supervised teaching practice
Child
Preschool
Creche
Criança
Prática pedagógica supervisionada
Pré-escolar
description Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-12T17:24:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/3874
TID:202767493
url http://hdl.handle.net/10400.22/3874
identifier_str_mv TID:202767493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131341367803904