Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8643 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. A Prática Pedagógica Supervisionada realizou-se em contexto pré-escolar e creche, com objetivo de desenvolver competências profissionais sustentadas por uma metodologia de investigação-ação. O relatório encontra-se organizado de modo a apresentar o enquadramento legal e os referentes teóricos que apoiaram a prática, a caracterização dos contextos educativos em que decorreu e a descrição e análise crítica das atividades desenvolvidas nestes contextos através dos processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. O relatório constitui-se numa oportunidade de reflexão sobre a evolução da mestranda na construção do seu perfil e desenvolvimento de competências profissionais, de onde se destaca a importância da componente colaborativa do processo formativo em díade, com a equipa pedagógica e supervisora institucional. A partir das aprendizagens emanadas deste percurso, salienta-se a importância de conhecer as especificidades do grupo, no sentido de promover uma ação adequada aos interesses e necessidades de desenvolvimento evidenciados pelas crianças, em que o educador reflete e avalia a sua ação continuamente. O relatório termina com uma reflexão que apresenta uma perspetiva global sobre a prática desenvolvida e sobre os constrangimentos sentidos ao longo do percurso. |
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Relatório de estágioPrática pedagógica supervisionadaPré-escolarCrecheCompetências profissionaisSupervised teaching practicePreschoolDay careProfessional skillsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. A Prática Pedagógica Supervisionada realizou-se em contexto pré-escolar e creche, com objetivo de desenvolver competências profissionais sustentadas por uma metodologia de investigação-ação. O relatório encontra-se organizado de modo a apresentar o enquadramento legal e os referentes teóricos que apoiaram a prática, a caracterização dos contextos educativos em que decorreu e a descrição e análise crítica das atividades desenvolvidas nestes contextos através dos processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. O relatório constitui-se numa oportunidade de reflexão sobre a evolução da mestranda na construção do seu perfil e desenvolvimento de competências profissionais, de onde se destaca a importância da componente colaborativa do processo formativo em díade, com a equipa pedagógica e supervisora institucional. A partir das aprendizagens emanadas deste percurso, salienta-se a importância de conhecer as especificidades do grupo, no sentido de promover uma ação adequada aos interesses e necessidades de desenvolvimento evidenciados pelas crianças, em que o educador reflete e avalia a sua ação continuamente. O relatório termina com uma reflexão que apresenta uma perspetiva global sobre a prática desenvolvida e sobre os constrangimentos sentidos ao longo do percurso.This report was conducted under the Supervised Teaching Practice for the degree of Master of Preschool Education. The Supervised Pedagogical Practice was held in pre-school and day care context, in order to develop professional skills underpinned by a methodology of action-research. The report is organized to present the legal framework and theoretical references that supported the practice, the characterization of the educational contexts in which they occurred and the description and critical analysis of the activities developed in these contexts through processes of observation, planning, action , evaluation and reflection. The report constitutes an opportunity for reflection on the evolution of a graduate student in building their profile and development of professional skills, which highlights the importance of the collaborative component of the training process in dyads, with the pedagogical team and institutional supervisor. The learning emanated from this path, stresses the importance of knowing the specifics of the group, in order to promote appropriate action to the interests and needs of developement evidenced by the children, where the educator reflects and evaluates its action continuously. The report ends with a reflection that presents a global perspective on the practice developed and on the constraints felt along the route.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Rita Moreira da2016-11-08T18:24:59Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8643TID:201460831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:27.182164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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