Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Rita Moreira da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8643
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. A Prática Pedagógica Supervisionada realizou-se em contexto pré-escolar e creche, com objetivo de desenvolver competências profissionais sustentadas por uma metodologia de investigação-ação. O relatório encontra-se organizado de modo a apresentar o enquadramento legal e os referentes teóricos que apoiaram a prática, a caracterização dos contextos educativos em que decorreu e a descrição e análise crítica das atividades desenvolvidas nestes contextos através dos processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. O relatório constitui-se numa oportunidade de reflexão sobre a evolução da mestranda na construção do seu perfil e desenvolvimento de competências profissionais, de onde se destaca a importância da componente colaborativa do processo formativo em díade, com a equipa pedagógica e supervisora institucional. A partir das aprendizagens emanadas deste percurso, salienta-se a importância de conhecer as especificidades do grupo, no sentido de promover uma ação adequada aos interesses e necessidades de desenvolvimento evidenciados pelas crianças, em que o educador reflete e avalia a sua ação continuamente. O relatório termina com uma reflexão que apresenta uma perspetiva global sobre a prática desenvolvida e sobre os constrangimentos sentidos ao longo do percurso.
id RCAP_d7618a167327e329e8fc0ce16676d0b6
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8643
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioPrática pedagógica supervisionadaPré-escolarCrecheCompetências profissionaisSupervised teaching practicePreschoolDay careProfessional skillsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. A Prática Pedagógica Supervisionada realizou-se em contexto pré-escolar e creche, com objetivo de desenvolver competências profissionais sustentadas por uma metodologia de investigação-ação. O relatório encontra-se organizado de modo a apresentar o enquadramento legal e os referentes teóricos que apoiaram a prática, a caracterização dos contextos educativos em que decorreu e a descrição e análise crítica das atividades desenvolvidas nestes contextos através dos processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. O relatório constitui-se numa oportunidade de reflexão sobre a evolução da mestranda na construção do seu perfil e desenvolvimento de competências profissionais, de onde se destaca a importância da componente colaborativa do processo formativo em díade, com a equipa pedagógica e supervisora institucional. A partir das aprendizagens emanadas deste percurso, salienta-se a importância de conhecer as especificidades do grupo, no sentido de promover uma ação adequada aos interesses e necessidades de desenvolvimento evidenciados pelas crianças, em que o educador reflete e avalia a sua ação continuamente. O relatório termina com uma reflexão que apresenta uma perspetiva global sobre a prática desenvolvida e sobre os constrangimentos sentidos ao longo do percurso.This report was conducted under the Supervised Teaching Practice for the degree of Master of Preschool Education. The Supervised Pedagogical Practice was held in pre-school and day care context, in order to develop professional skills underpinned by a methodology of action-research. The report is organized to present the legal framework and theoretical references that supported the practice, the characterization of the educational contexts in which they occurred and the description and critical analysis of the activities developed in these contexts through processes of observation, planning, action , evaluation and reflection. The report constitutes an opportunity for reflection on the evolution of a graduate student in building their profile and development of professional skills, which highlights the importance of the collaborative component of the training process in dyads, with the pedagogical team and institutional supervisor. The learning emanated from this path, stresses the importance of knowing the specifics of the group, in order to promote appropriate action to the interests and needs of developement evidenced by the children, where the educator reflects and evaluates its action continuously. The report ends with a reflection that presents a global perspective on the practice developed and on the constraints felt along the route.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Rita Moreira da2016-11-08T18:24:59Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8643TID:201460831porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:27.182164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Rocha, Rita Moreira da
Prática pedagógica supervisionada
Pré-escolar
Creche
Competências profissionais
Supervised teaching practice
Preschool
Day care
Professional skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Rocha, Rita Moreira da
author_facet Rocha, Rita Moreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Rita Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica supervisionada
Pré-escolar
Creche
Competências profissionais
Supervised teaching practice
Preschool
Day care
Professional skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática pedagógica supervisionada
Pré-escolar
Creche
Competências profissionais
Supervised teaching practice
Preschool
Day care
Professional skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. A Prática Pedagógica Supervisionada realizou-se em contexto pré-escolar e creche, com objetivo de desenvolver competências profissionais sustentadas por uma metodologia de investigação-ação. O relatório encontra-se organizado de modo a apresentar o enquadramento legal e os referentes teóricos que apoiaram a prática, a caracterização dos contextos educativos em que decorreu e a descrição e análise crítica das atividades desenvolvidas nestes contextos através dos processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. O relatório constitui-se numa oportunidade de reflexão sobre a evolução da mestranda na construção do seu perfil e desenvolvimento de competências profissionais, de onde se destaca a importância da componente colaborativa do processo formativo em díade, com a equipa pedagógica e supervisora institucional. A partir das aprendizagens emanadas deste percurso, salienta-se a importância de conhecer as especificidades do grupo, no sentido de promover uma ação adequada aos interesses e necessidades de desenvolvimento evidenciados pelas crianças, em que o educador reflete e avalia a sua ação continuamente. O relatório termina com uma reflexão que apresenta uma perspetiva global sobre a prática desenvolvida e sobre os constrangimentos sentidos ao longo do percurso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-11-08T18:24:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8643
TID:201460831
url http://hdl.handle.net/10400.22/8643
identifier_str_mv TID:201460831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390803968000