Temperamento – Haverá diferenças no temperamento da criança em contexto de creche e em contexto familiar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calvinho, Ana Rita Esteves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1652
Resumo: Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling Temperamento – Haverá diferenças no temperamento da criança em contexto de creche e em contexto familiar?prática de ensino supervisionadatemperamentocontextoscrechefamíliasupervised teaching practicetemperamentcontextsday carefamilyRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarO presente trabalho investigativo apresenta duas partes distintas, mas complementares. A primeira parte é relativa aos estágios curriculares durante a Prática de Ensino Supervisionada, inicialmente em contexto de creche e posteriormente em contexto de Pré- Escolar. Os contextos são apresentados, de forma reflexiva, onde se relata o percurso vivenciado ao longo de dois semestres. Seguidamente apresenta-se um subcapítulo que traduz o percurso de desenvolvimento profissional e, por fim, um subcapítulo onde é realizada uma breve reflexão sobre todo o processo investigativo. Na segunda parte é apresentada uma investigação sobre a própria prática profissional, cujo objetivo era perceber se há diferenças no temperamento da criança em contexto de creche e em contexto familiar, para isso recorreu-se a dois questionários, “Testo o meu temperamento” respondido pela investigadora e “Avaliação do temperamento da criança” respondido pela investigadora e pelos pais dos participantes do estudo. Os resultados sugerem que comparando os dois contextos existem diferenças no temperamento da criança. No final desta investigação partilho uma pequena reflexão sobre o percurso académico ao longo dos dois semestres correspondentes ao Mestrado que habilita para a docência em Educação Pré-Escolar.This research work has two distinct but complementary parts. The first part is related to internships during the Supervised Teaching Practice, initially in the context of day care and later in Preschool context. Contexts are presented, reflectively, where it is reported the route experienced over two semesters. Following is a subchapter that reflects the professional development path and, finally, a subchapter which is held a brief reflection on the entire investigative process. The second part presented a research on own professional practice, whose aim was to see whether there are differences in the child's temperament in child care context and in the family context, for it resorted to two questionnaires, "Test my temperament" answered the researcher and "Child temperament evaluation" answered the investigator and by parents of study participants. The results suggest that comparing the two contexts there are differences in the child's temperament. At the end of this investigation share a short reflection on the academic path over the two semesters corresponding to the Master empowering for teachers in pre-school education.Seixas, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCalvinho, Ana Rita Esteves2016-12-28T16:47:26Z2016-12-142016-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1652TID:201477106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:40Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:54.954345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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