Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6023 |
Resumo: | As Dificuldades de Aprendizagem (DA) constituem um problema presente diariamente na sociedade, não podendo ser ignorado, pois as mesmas aparecem relacionadas com problemas de aprendizagem em vários domínios cognitivos nomeadamente com a atenção e com as funções executivas. Por outro lado, são escassos os estudos comparativos envolvendo crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. Uma vez que as DA estão fortemente relacionadas com problemas atencionais e de funções executivas, o principal objetivo deste estudo é averiguar se existem diferenças no desempenho de indivíduos com DA (n = 37) e sem DA (n = 45) em testes de atenção e de funções executivas. Para tal, utilizou-se o Teste Stroop Cores e Palavras e o Trail Making Test for Children. Os resultados apontam para um desempenho significativamente inferior do grupo experimental quando comparado com o grupo de controlo, bem como para um aumento do desempenho em função da idade e da escolaridade nos testes de atenção e funções executivas no grupo de crianças com DA. Importa ainda acrescentar que, no que diz respeito ao desempenho considerando o género, não se verificam diferenças significativas. |
id |
RCAP_5de6d4f73ad9f9844529e61306818944 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6023 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de AprendizagemAtençãoDificuldades de AprendizagemFunções ExecutivasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaAs Dificuldades de Aprendizagem (DA) constituem um problema presente diariamente na sociedade, não podendo ser ignorado, pois as mesmas aparecem relacionadas com problemas de aprendizagem em vários domínios cognitivos nomeadamente com a atenção e com as funções executivas. Por outro lado, são escassos os estudos comparativos envolvendo crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. Uma vez que as DA estão fortemente relacionadas com problemas atencionais e de funções executivas, o principal objetivo deste estudo é averiguar se existem diferenças no desempenho de indivíduos com DA (n = 37) e sem DA (n = 45) em testes de atenção e de funções executivas. Para tal, utilizou-se o Teste Stroop Cores e Palavras e o Trail Making Test for Children. Os resultados apontam para um desempenho significativamente inferior do grupo experimental quando comparado com o grupo de controlo, bem como para um aumento do desempenho em função da idade e da escolaridade nos testes de atenção e funções executivas no grupo de crianças com DA. Importa ainda acrescentar que, no que diz respeito ao desempenho considerando o género, não se verificam diferenças significativas.The Learning Disabilities (LD) compose a daily problem in our society that can’t be ignored. These are related to learning problems in several cognitive domains particularly with attention and executive functions. On the other hand there are few studies composed of children with and without learning disabilities. Since LD are strongly related to attentional and executive functions problems, the main objective of this study is to ascertain whether there are differences in the performance of individuals with LD (n = 37) and without LD (n = 45) in attention and executive functions tests. It also sought a more detailed analysis of the experimental group, in order to analyze and understand what variables are linked to possible differences in the experimental group. To this end, it developed this observational-descriptive study aiming to collect data about how subjects behave in the proposed tasks. Stroop Color and Word Test and the Trail Making Test for Children were used for this purpose. The results demonstrate that there is a significantly lower performance in the experimental group compared to the control group, even as show that performance on tests of attention and executive functions in children with LD increases with age and schooling. It should be added with regard to the performance considering gender, there were no significant differences.Simões, Maria de Fátima de JesusuBibliorumBarros, André Abrantes2018-09-03T15:04:40Z2015-11-162015-10-22015-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6023TID:201645033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:15Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:50.586822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem |
title |
Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem |
spellingShingle |
Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem Barros, André Abrantes Atenção Dificuldades de Aprendizagem Funções Executivas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem |
title_full |
Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem |
title_fullStr |
Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem |
title_sort |
Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem |
author |
Barros, André Abrantes |
author_facet |
Barros, André Abrantes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Maria de Fátima de Jesus uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, André Abrantes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Dificuldades de Aprendizagem Funções Executivas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Atenção Dificuldades de Aprendizagem Funções Executivas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
As Dificuldades de Aprendizagem (DA) constituem um problema presente diariamente na sociedade, não podendo ser ignorado, pois as mesmas aparecem relacionadas com problemas de aprendizagem em vários domínios cognitivos nomeadamente com a atenção e com as funções executivas. Por outro lado, são escassos os estudos comparativos envolvendo crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. Uma vez que as DA estão fortemente relacionadas com problemas atencionais e de funções executivas, o principal objetivo deste estudo é averiguar se existem diferenças no desempenho de indivíduos com DA (n = 37) e sem DA (n = 45) em testes de atenção e de funções executivas. Para tal, utilizou-se o Teste Stroop Cores e Palavras e o Trail Making Test for Children. Os resultados apontam para um desempenho significativamente inferior do grupo experimental quando comparado com o grupo de controlo, bem como para um aumento do desempenho em função da idade e da escolaridade nos testes de atenção e funções executivas no grupo de crianças com DA. Importa ainda acrescentar que, no que diz respeito ao desempenho considerando o género, não se verificam diferenças significativas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-16 2015-10-2 2015-11-16T00:00:00Z 2018-09-03T15:04:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/6023 TID:201645033 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/6023 |
identifier_str_mv |
TID:201645033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136364002803712 |