Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, André Abrantes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6023
Resumo: As Dificuldades de Aprendizagem (DA) constituem um problema presente diariamente na sociedade, não podendo ser ignorado, pois as mesmas aparecem relacionadas com problemas de aprendizagem em vários domínios cognitivos nomeadamente com a atenção e com as funções executivas. Por outro lado, são escassos os estudos comparativos envolvendo crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. Uma vez que as DA estão fortemente relacionadas com problemas atencionais e de funções executivas, o principal objetivo deste estudo é averiguar se existem diferenças no desempenho de indivíduos com DA (n = 37) e sem DA (n = 45) em testes de atenção e de funções executivas. Para tal, utilizou-se o Teste Stroop Cores e Palavras e o Trail Making Test for Children. Os resultados apontam para um desempenho significativamente inferior do grupo experimental quando comparado com o grupo de controlo, bem como para um aumento do desempenho em função da idade e da escolaridade nos testes de atenção e funções executivas no grupo de crianças com DA. Importa ainda acrescentar que, no que diz respeito ao desempenho considerando o género, não se verificam diferenças significativas.
id RCAP_5de6d4f73ad9f9844529e61306818944
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de AprendizagemAtençãoDificuldades de AprendizagemFunções ExecutivasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaAs Dificuldades de Aprendizagem (DA) constituem um problema presente diariamente na sociedade, não podendo ser ignorado, pois as mesmas aparecem relacionadas com problemas de aprendizagem em vários domínios cognitivos nomeadamente com a atenção e com as funções executivas. Por outro lado, são escassos os estudos comparativos envolvendo crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. Uma vez que as DA estão fortemente relacionadas com problemas atencionais e de funções executivas, o principal objetivo deste estudo é averiguar se existem diferenças no desempenho de indivíduos com DA (n = 37) e sem DA (n = 45) em testes de atenção e de funções executivas. Para tal, utilizou-se o Teste Stroop Cores e Palavras e o Trail Making Test for Children. Os resultados apontam para um desempenho significativamente inferior do grupo experimental quando comparado com o grupo de controlo, bem como para um aumento do desempenho em função da idade e da escolaridade nos testes de atenção e funções executivas no grupo de crianças com DA. Importa ainda acrescentar que, no que diz respeito ao desempenho considerando o género, não se verificam diferenças significativas.The Learning Disabilities (LD) compose a daily problem in our society that can’t be ignored. These are related to learning problems in several cognitive domains particularly with attention and executive functions. On the other hand there are few studies composed of children with and without learning disabilities. Since LD are strongly related to attentional and executive functions problems, the main objective of this study is to ascertain whether there are differences in the performance of individuals with LD (n = 37) and without LD (n = 45) in attention and executive functions tests. It also sought a more detailed analysis of the experimental group, in order to analyze and understand what variables are linked to possible differences in the experimental group. To this end, it developed this observational-descriptive study aiming to collect data about how subjects behave in the proposed tasks. Stroop Color and Word Test and the Trail Making Test for Children were used for this purpose. The results demonstrate that there is a significantly lower performance in the experimental group compared to the control group, even as show that performance on tests of attention and executive functions in children with LD increases with age and schooling. It should be added with regard to the performance considering gender, there were no significant differences.Simões, Maria de Fátima de JesusuBibliorumBarros, André Abrantes2018-09-03T15:04:40Z2015-11-162015-10-22015-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6023TID:201645033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:15Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:50.586822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
title Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
spellingShingle Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
Barros, André Abrantes
Atenção
Dificuldades de Aprendizagem
Funções Executivas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
title_full Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
title_fullStr Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
title_full_unstemmed Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
title_sort Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
author Barros, André Abrantes
author_facet Barros, André Abrantes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Maria de Fátima de Jesus
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, André Abrantes
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção
Dificuldades de Aprendizagem
Funções Executivas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Atenção
Dificuldades de Aprendizagem
Funções Executivas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description As Dificuldades de Aprendizagem (DA) constituem um problema presente diariamente na sociedade, não podendo ser ignorado, pois as mesmas aparecem relacionadas com problemas de aprendizagem em vários domínios cognitivos nomeadamente com a atenção e com as funções executivas. Por outro lado, são escassos os estudos comparativos envolvendo crianças com e sem dificuldades de aprendizagem. Uma vez que as DA estão fortemente relacionadas com problemas atencionais e de funções executivas, o principal objetivo deste estudo é averiguar se existem diferenças no desempenho de indivíduos com DA (n = 37) e sem DA (n = 45) em testes de atenção e de funções executivas. Para tal, utilizou-se o Teste Stroop Cores e Palavras e o Trail Making Test for Children. Os resultados apontam para um desempenho significativamente inferior do grupo experimental quando comparado com o grupo de controlo, bem como para um aumento do desempenho em função da idade e da escolaridade nos testes de atenção e funções executivas no grupo de crianças com DA. Importa ainda acrescentar que, no que diz respeito ao desempenho considerando o género, não se verificam diferenças significativas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-16
2015-10-2
2015-11-16T00:00:00Z
2018-09-03T15:04:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/6023
TID:201645033
url http://hdl.handle.net/10400.6/6023
identifier_str_mv TID:201645033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136364002803712