A reputação das profissões de gestor e de marketeer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varelas, Ana Elisa Cecílio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3366
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_5e08e8fe84c7e0be8bd42f8134048b74
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A reputação das profissões de gestor e de marketeerReputaçãoGestorMarketeerReputationManagerMestrado em MarketingO construto da reputação tem-se revelado complexo e tem sido olhado sob diversas perspectivas. De acordo com Davies et al (2003), a reputação engloba uma perspectiva interna (identidade) e uma perspectiva externa (imagem), que correspondem à visão dos colaboradores e dos clientes, respectivamente. Os autores criaram uma escala que permite medir ambas as perspectivas em simultâneo e ainda explorar a ligação da reputação com outros conceitos como satisfação e lealdade. Neste estudo, pretende-se compreender a reputação no contexto das profissões. Os principais objectivos são: (1) aferir a reputação da profissão de gestor e de marketeer, quando percepcionada pelos alunos de uma instituição académica; (2) verificar se existem diferenças na percepção da reputação de cada uma das profissões entre alunos que pretendam exercê-las no futuro e entre os restantes alunos; e (3) comparar a reputação das duas profissões quando percepcionada pelo total de alunos. Este estudo, de carácter exploratório, recorreu ao método quantitativo, através do inquérito por questionário a uma amostra não probabilística de 247 alunos de uma instituição de ensino superior. A Escala de Carácter Corporativo (Davies et al, 2003) foi o instrumento utilizado para medir a reputação. Os resultados obtidos permitem concluir que: (1) no geral, os alunos atribuem às profissões de gestor e de marketeer reputações positivas; (2) não se verificam diferenças significativas quanto à reputação da profissão de gestor entre os grupos de alunos considerados, mas existem diferenças em relação à reputação da profissão de marketeer; e (3) entre as duas profissões, verificam-se diferenças significativas na reputação percepcionada pelos alunos.The reputation has revealed itself as a complex construct and has been seen under different perspectives. According to Davies et al (2003), it includes an internal view (identity) and an external view (image), that correspond to the employees and students' perspectives, respectively. These authors created a scale that measures both perspectives simultaneously and explores the links between reputation and other concepts such as satisfaction and loyalty. In this study, we intend to understand reputation in the professions' context. The main objectives are: (1) assess the manager and marketeer professions' reputation from the perspective of university students; (2) verify the differences between future professionals and other students' perceptions; and (3) compare both professions' reputation as perceived by all students. This is an exploratory research that used the quantitative approach through a survey applied to a non-probabilistic sample of 247 students of an academic institution. The Corporate Character Scale (Davies et al, 2003) was used to measure reputation. It was possible to conclude that: (1) in general, students hold a positive reputation of manager and marketeer professions; (2) there are no significative differences between distinct targets' perceptions about the manager profession, but in the marketeer profession there are significant differences; and (3) between both professions, there are significative differences in the reputation perceived by the whole sample of students. Study limitations and suggestions for future research are also presented.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia Isabel Ramos Pego NunesRepositório da Universidade de LisboaVarelas, Ana Elisa Cecílio2011-06-08T15:40:27Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3366porVarelas, Ana Elisa Cecílio. 2011. "A reputação das profissões de gestor e de marketeer". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:14.561830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A reputação das profissões de gestor e de marketeer
title A reputação das profissões de gestor e de marketeer
spellingShingle A reputação das profissões de gestor e de marketeer
Varelas, Ana Elisa Cecílio
Reputação
Gestor
Marketeer
Reputation
Manager
title_short A reputação das profissões de gestor e de marketeer
title_full A reputação das profissões de gestor e de marketeer
title_fullStr A reputação das profissões de gestor e de marketeer
title_full_unstemmed A reputação das profissões de gestor e de marketeer
title_sort A reputação das profissões de gestor e de marketeer
author Varelas, Ana Elisa Cecílio
author_facet Varelas, Ana Elisa Cecílio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Patrícia Isabel Ramos Pego Nunes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Varelas, Ana Elisa Cecílio
dc.subject.por.fl_str_mv Reputação
Gestor
Marketeer
Reputation
Manager
topic Reputação
Gestor
Marketeer
Reputation
Manager
description Mestrado em Marketing
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-08T15:40:27Z
2011-02
2011-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3366
url http://hdl.handle.net/10400.5/3366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Varelas, Ana Elisa Cecílio. 2011. "A reputação das profissões de gestor e de marketeer". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130988294438912