A reputação das profissões de gestor e de marketeer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/3366 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_5e08e8fe84c7e0be8bd42f8134048b74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3366 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A reputação das profissões de gestor e de marketeerReputaçãoGestorMarketeerReputationManagerMestrado em MarketingO construto da reputação tem-se revelado complexo e tem sido olhado sob diversas perspectivas. De acordo com Davies et al (2003), a reputação engloba uma perspectiva interna (identidade) e uma perspectiva externa (imagem), que correspondem à visão dos colaboradores e dos clientes, respectivamente. Os autores criaram uma escala que permite medir ambas as perspectivas em simultâneo e ainda explorar a ligação da reputação com outros conceitos como satisfação e lealdade. Neste estudo, pretende-se compreender a reputação no contexto das profissões. Os principais objectivos são: (1) aferir a reputação da profissão de gestor e de marketeer, quando percepcionada pelos alunos de uma instituição académica; (2) verificar se existem diferenças na percepção da reputação de cada uma das profissões entre alunos que pretendam exercê-las no futuro e entre os restantes alunos; e (3) comparar a reputação das duas profissões quando percepcionada pelo total de alunos. Este estudo, de carácter exploratório, recorreu ao método quantitativo, através do inquérito por questionário a uma amostra não probabilística de 247 alunos de uma instituição de ensino superior. A Escala de Carácter Corporativo (Davies et al, 2003) foi o instrumento utilizado para medir a reputação. Os resultados obtidos permitem concluir que: (1) no geral, os alunos atribuem às profissões de gestor e de marketeer reputações positivas; (2) não se verificam diferenças significativas quanto à reputação da profissão de gestor entre os grupos de alunos considerados, mas existem diferenças em relação à reputação da profissão de marketeer; e (3) entre as duas profissões, verificam-se diferenças significativas na reputação percepcionada pelos alunos.The reputation has revealed itself as a complex construct and has been seen under different perspectives. According to Davies et al (2003), it includes an internal view (identity) and an external view (image), that correspond to the employees and students' perspectives, respectively. These authors created a scale that measures both perspectives simultaneously and explores the links between reputation and other concepts such as satisfaction and loyalty. In this study, we intend to understand reputation in the professions' context. The main objectives are: (1) assess the manager and marketeer professions' reputation from the perspective of university students; (2) verify the differences between future professionals and other students' perceptions; and (3) compare both professions' reputation as perceived by all students. This is an exploratory research that used the quantitative approach through a survey applied to a non-probabilistic sample of 247 students of an academic institution. The Corporate Character Scale (Davies et al, 2003) was used to measure reputation. It was possible to conclude that: (1) in general, students hold a positive reputation of manager and marketeer professions; (2) there are no significative differences between distinct targets' perceptions about the manager profession, but in the marketeer profession there are significant differences; and (3) between both professions, there are significative differences in the reputation perceived by the whole sample of students. Study limitations and suggestions for future research are also presented.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia Isabel Ramos Pego NunesRepositório da Universidade de LisboaVarelas, Ana Elisa Cecílio2011-06-08T15:40:27Z2011-022011-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3366porVarelas, Ana Elisa Cecílio. 2011. "A reputação das profissões de gestor e de marketeer". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:29Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:14.561830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reputação das profissões de gestor e de marketeer |
title |
A reputação das profissões de gestor e de marketeer |
spellingShingle |
A reputação das profissões de gestor e de marketeer Varelas, Ana Elisa Cecílio Reputação Gestor Marketeer Reputation Manager |
title_short |
A reputação das profissões de gestor e de marketeer |
title_full |
A reputação das profissões de gestor e de marketeer |
title_fullStr |
A reputação das profissões de gestor e de marketeer |
title_full_unstemmed |
A reputação das profissões de gestor e de marketeer |
title_sort |
A reputação das profissões de gestor e de marketeer |
author |
Varelas, Ana Elisa Cecílio |
author_facet |
Varelas, Ana Elisa Cecílio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Patrícia Isabel Ramos Pego Nunes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varelas, Ana Elisa Cecílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reputação Gestor Marketeer Reputation Manager |
topic |
Reputação Gestor Marketeer Reputation Manager |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-08T15:40:27Z 2011-02 2011-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/3366 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/3366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Varelas, Ana Elisa Cecílio. 2011. "A reputação das profissões de gestor e de marketeer". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130988294438912 |