O ensino da escrita argumentativa a partir de sermões do Padre António Vieira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Maria Alexandra Faria Machado de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28986
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_5e099ba79c4e382015f5234173cde70e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28986
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da escrita argumentativa a partir de sermões do Padre António Vieira806.90:372.88372.88:806.90869.0 VIEIRARelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente Relatório de Estágio funcionou como ferramenta de observação e análise das atividades propostas durante a realização do Plano de Intervenção. A implementação deste projeto ocorreu na disciplina de Português e na Oficina de Latim, na Escola Secundária Alberto Sampaio. A escolha da temática do projeto de intervenção surgiu durante o período de observação de aulas como forma de apelar e desenvolver as capacidades textuais e argumentativas dos alunos. Na área da docência de Português as atividades focalizaram-se sobretudo na leitura e análise dos textos argumentativos nomeadamente o discurso do Barack Obama dirigido aos estudantes e sermões do Padre António Vieira (sermão de Santo António aos Peixes e o sermão da Sexagésima).Na última aula de Português realizou-se uma Oficina de Escrita como atividade de produção de um texto argumentativo a partir dos temas fornecidos aos alunos. Relativamente à Oficina de Latim, o projeto de intervenção tinha como finalidade demonstrar aos alunos a importância da religião na antiguidade, apontando como exemplos alguns deuses da mitologia clássica. Na parte final da aula foi pedido aos alunos que elaborassem um texto argumentativo como forma de desenvolver as suas opiniões acerca da matéria dada na aula. Em suma, a intervenção pedagógica revelou-se positiva e enriquecedora durante o ano letivo. Os alunos demonstraram empenho e dedicação o que se tornou bastante produtivo para o nosso desempenho enquanto professores estagiários e futuros profissionais.The present internship report served as a registration tool of observation and analysis of the proposed academic school activities for the execution of the intervention plan. The implementation of this project occurred during the Portuguese class and the Latin workshop on Escola Secundária de Alberto Sampaio. The project theme came up during the observation period of the classes has a way of incentive for developing writing habits, textual capacities and argumentative skills of the students. On the Portuguese class the activities were focused on reading and the analysis of argumentative texts, namely Barack Obama’s speech addressed to American students and the lectures of Padre António Vieira (Sermão de Santo António aos Peixes e Sermão da Sexagésima). In the last Portuguese class there was an activity centered on a writing workshop, the students were asked to write an argumentative text based on themes supplied by them. Regarding Latin Workshop, the intervention project aimed to demonstrate to students the importance of religion in antiquity, citing as examples some gods of classical mythology. At the end of class, students were also asked to write an argumentative text as a way to develop their opinions about the material discussed in class. In short, the Pedagogical intervention was positive and enriching for our professional development throughout the school year. Finally, the students, demonstrating commitment and dedication managed to develop a positive way to improve our performance as an intern teacher and as future professionals of Teaching.Silva, António Carvalho daUniversidade do MinhoAbreu, Maria Alexandra Faria Machado de20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28986por201471701info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:20.081852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da escrita argumentativa a partir de sermões do Padre António Vieira
title O ensino da escrita argumentativa a partir de sermões do Padre António Vieira
spellingShingle O ensino da escrita argumentativa a partir de sermões do Padre António Vieira
Abreu, Maria Alexandra Faria Machado de
806.90:372.88
372.88:806.90
869.0 VIEIRA
title_short O ensino da escrita argumentativa a partir de sermões do Padre António Vieira
title_full O ensino da escrita argumentativa a partir de sermões do Padre António Vieira
title_fullStr O ensino da escrita argumentativa a partir de sermões do Padre António Vieira
title_full_unstemmed O ensino da escrita argumentativa a partir de sermões do Padre António Vieira
title_sort O ensino da escrita argumentativa a partir de sermões do Padre António Vieira
author Abreu, Maria Alexandra Faria Machado de
author_facet Abreu, Maria Alexandra Faria Machado de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, António Carvalho da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Maria Alexandra Faria Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv 806.90:372.88
372.88:806.90
869.0 VIEIRA
topic 806.90:372.88
372.88:806.90
869.0 VIEIRA
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28986
url http://hdl.handle.net/1822/28986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201471701
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132962268119040