Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://rpics.ismt.pt/index.php/ISMT/article/view/50 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo foi analisar as variáveis explicativas da satisfação da qualidade de serviços da Estratégia Saúde da Família. Método: Estudo quantitativo realizado com 353 usuários da Estratégia Saúde da Família, atendidos na zona leste do município de Teresina (PI, Brasil). Utilizou-se a escala SERVQUAL, alimentada por um instrumento adaptado, com frases afirmativas e analisados por meio de técnicas multivariadas: análise fatorial e regressão múltipla. Resultados: As análises multivariadas possibilitaram a redução da escala utilizada para cinco dimensões da qualidade de serviços prestadas, que responderam pela explicação de 99,7% da variação do índice geral calculado e utilizado no modelo de regressão múltipla. Todos os pressupostos de ambas as técnicas foram respeitados. Conclusão: A confiabilidade foi a dimensão preponderante na percepção da qualidade de serviços e o modelo testado foi validado, tornando-se possíveis suas réplicas em outros contextos empíricos e a ampliação de seu escopo. || Objective: The aim was to analyze the explanatory variables of satisfaction of the service quality of the Family Health Strategy. Method: A quantitative study with 353 users of the Family Health Strategy, attended in the eastern zone of the city of Teresina (PI, Brazil). The SERVQUAL scale, filled by an adapted instrument, was used with affirmative sentences and analyzed using multivariate techniques: factorial analysis and multiple regression. Results: The multivariate analysis allowed the reduction of the scale used for five dimensions of the quality of services provided, which accounted for the explanation of 99.7% of the variation of the general index calculated and employed in the multiple regression model. All the assumptions of both techniques were respected. Conclusion: Reliability was the preponderant dimension in the perception of the quality of services and the tested model was validated, making possible its replicas in other empirical contexts and the expansion of its scope. |
id |
RCAP_5e0fc6ce8accf0557ac697d5605ba079 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/721 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da FamíliaSaúde da FamíliaAtenção Primária à SaúdeQualidade da Assistência à SaúdeSatisfação do PacienteObjetivo: O objetivo foi analisar as variáveis explicativas da satisfação da qualidade de serviços da Estratégia Saúde da Família. Método: Estudo quantitativo realizado com 353 usuários da Estratégia Saúde da Família, atendidos na zona leste do município de Teresina (PI, Brasil). Utilizou-se a escala SERVQUAL, alimentada por um instrumento adaptado, com frases afirmativas e analisados por meio de técnicas multivariadas: análise fatorial e regressão múltipla. Resultados: As análises multivariadas possibilitaram a redução da escala utilizada para cinco dimensões da qualidade de serviços prestadas, que responderam pela explicação de 99,7% da variação do índice geral calculado e utilizado no modelo de regressão múltipla. Todos os pressupostos de ambas as técnicas foram respeitados. Conclusão: A confiabilidade foi a dimensão preponderante na percepção da qualidade de serviços e o modelo testado foi validado, tornando-se possíveis suas réplicas em outros contextos empíricos e a ampliação de seu escopo. || Objective: The aim was to analyze the explanatory variables of satisfaction of the service quality of the Family Health Strategy. Method: A quantitative study with 353 users of the Family Health Strategy, attended in the eastern zone of the city of Teresina (PI, Brazil). The SERVQUAL scale, filled by an adapted instrument, was used with affirmative sentences and analyzed using multivariate techniques: factorial analysis and multiple regression. Results: The multivariate analysis allowed the reduction of the scale used for five dimensions of the quality of services provided, which accounted for the explanation of 99.7% of the variation of the general index calculated and employed in the multiple regression model. All the assumptions of both techniques were respected. Conclusion: Reliability was the preponderant dimension in the perception of the quality of services and the tested model was validated, making possible its replicas in other empirical contexts and the expansion of its scope.Departamento de Investigação & DesenvolvimentoRepositório ISMTMilanês Sousa, Laelson RochelleFernandes de Mesquita, RafaelNey Matos, Fátima ReginaBatista Moura, Luana KelleBatista Moura, Maria Eliete2017-11-29T15:45:31Z2017-09-302017-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rpics.ismt.pt/index.php/ISMT/article/view/50eng10.7342/ismt.rpics.2017.3.2.50info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-14T13:47:25Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-14T13:47:25Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família |
title |
Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família |
spellingShingle |
Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família Milanês Sousa, Laelson Rochelle Saúde da Família Atenção Primária à Saúde Qualidade da Assistência à Saúde Satisfação do Paciente |
title_short |
Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família |
title_full |
Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família |
title_fullStr |
Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família |
title_full_unstemmed |
Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família |
title_sort |
Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família |
author |
Milanês Sousa, Laelson Rochelle |
author_facet |
Milanês Sousa, Laelson Rochelle Fernandes de Mesquita, Rafael Ney Matos, Fátima Regina Batista Moura, Luana Kelle Batista Moura, Maria Eliete |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes de Mesquita, Rafael Ney Matos, Fátima Regina Batista Moura, Luana Kelle Batista Moura, Maria Eliete |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório ISMT |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milanês Sousa, Laelson Rochelle Fernandes de Mesquita, Rafael Ney Matos, Fátima Regina Batista Moura, Luana Kelle Batista Moura, Maria Eliete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde da Família Atenção Primária à Saúde Qualidade da Assistência à Saúde Satisfação do Paciente |
topic |
Saúde da Família Atenção Primária à Saúde Qualidade da Assistência à Saúde Satisfação do Paciente |
description |
Objetivo: O objetivo foi analisar as variáveis explicativas da satisfação da qualidade de serviços da Estratégia Saúde da Família. Método: Estudo quantitativo realizado com 353 usuários da Estratégia Saúde da Família, atendidos na zona leste do município de Teresina (PI, Brasil). Utilizou-se a escala SERVQUAL, alimentada por um instrumento adaptado, com frases afirmativas e analisados por meio de técnicas multivariadas: análise fatorial e regressão múltipla. Resultados: As análises multivariadas possibilitaram a redução da escala utilizada para cinco dimensões da qualidade de serviços prestadas, que responderam pela explicação de 99,7% da variação do índice geral calculado e utilizado no modelo de regressão múltipla. Todos os pressupostos de ambas as técnicas foram respeitados. Conclusão: A confiabilidade foi a dimensão preponderante na percepção da qualidade de serviços e o modelo testado foi validado, tornando-se possíveis suas réplicas em outros contextos empíricos e a ampliação de seu escopo. || Objective: The aim was to analyze the explanatory variables of satisfaction of the service quality of the Family Health Strategy. Method: A quantitative study with 353 users of the Family Health Strategy, attended in the eastern zone of the city of Teresina (PI, Brazil). The SERVQUAL scale, filled by an adapted instrument, was used with affirmative sentences and analyzed using multivariate techniques: factorial analysis and multiple regression. Results: The multivariate analysis allowed the reduction of the scale used for five dimensions of the quality of services provided, which accounted for the explanation of 99.7% of the variation of the general index calculated and employed in the multiple regression model. All the assumptions of both techniques were respected. Conclusion: Reliability was the preponderant dimension in the perception of the quality of services and the tested model was validated, making possible its replicas in other empirical contexts and the expansion of its scope. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-29T15:45:31Z 2017-09-30 2017-09-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rpics.ismt.pt/index.php/ISMT/article/view/50 |
url |
http://rpics.ismt.pt/index.php/ISMT/article/view/50 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.7342/ismt.rpics.2017.3.2.50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Investigação & Desenvolvimento |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Investigação & Desenvolvimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548696892473344 |