Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milanês Sousa, Laelson Rochelle
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes de Mesquita, Rafael, Ney Matos, Fátima Regina, Batista Moura, Luana Kelle, Batista Moura, Maria Eliete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://rpics.ismt.pt/index.php/ISMT/article/view/50
Resumo: Objetivo: O objetivo foi analisar as variáveis explicativas da satisfação da qualidade de serviços da Estratégia Saúde da Família. Método: Estudo quantitativo realizado com 353 usuários da Estratégia Saúde da Família, atendidos na zona leste do município de Teresina (PI, Brasil). Utilizou-se a escala SERVQUAL, alimentada por um instrumento adaptado, com frases afirmativas e analisados por meio de técnicas multivariadas: análise fatorial e regressão múltipla. Resultados: As análises multivariadas possibilitaram a redução da escala utilizada para cinco dimensões da qualidade de serviços prestadas, que responderam pela explicação de 99,7% da variação do índice geral calculado e utilizado no modelo de regressão múltipla. Todos os pressupostos de ambas as técnicas foram respeitados. Conclusão: A confiabilidade foi a dimensão preponderante na percepção da qualidade de serviços e o modelo testado foi validado, tornando-se possíveis suas réplicas em outros contextos empíricos e a ampliação de seu escopo. || Objective: The aim was to analyze the explanatory variables of satisfaction of the service quality of the Family Health Strategy. Method: A quantitative study with 353 users of the Family Health Strategy, attended in the eastern zone of the city of Teresina (PI, Brazil). The SERVQUAL scale, filled by an adapted instrument, was used with affirmative sentences and analyzed using multivariate techniques: factorial analysis and multiple regression. Results: The multivariate analysis allowed the reduction of the scale used for five dimensions of the quality of services provided, which accounted for the explanation of 99.7% of the variation of the general index calculated and employed in the multiple regression model. All the assumptions of both techniques were respected. Conclusion: Reliability was the preponderant dimension in the perception of the quality of services and the tested model was validated, making possible its replicas in other empirical contexts and the expansion of its scope.
id RCAP_5e0fc6ce8accf0557ac697d5605ba079
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/721
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da FamíliaSaúde da FamíliaAtenção Primária à SaúdeQualidade da Assistência à SaúdeSatisfação do PacienteObjetivo: O objetivo foi analisar as variáveis explicativas da satisfação da qualidade de serviços da Estratégia Saúde da Família. Método: Estudo quantitativo realizado com 353 usuários da Estratégia Saúde da Família, atendidos na zona leste do município de Teresina (PI, Brasil). Utilizou-se a escala SERVQUAL, alimentada por um instrumento adaptado, com frases afirmativas e analisados por meio de técnicas multivariadas: análise fatorial e regressão múltipla. Resultados: As análises multivariadas possibilitaram a redução da escala utilizada para cinco dimensões da qualidade de serviços prestadas, que responderam pela explicação de 99,7% da variação do índice geral calculado e utilizado no modelo de regressão múltipla. Todos os pressupostos de ambas as técnicas foram respeitados. Conclusão: A confiabilidade foi a dimensão preponderante na percepção da qualidade de serviços e o modelo testado foi validado, tornando-se possíveis suas réplicas em outros contextos empíricos e a ampliação de seu escopo. || Objective: The aim was to analyze the explanatory variables of satisfaction of the service quality of the Family Health Strategy. Method: A quantitative study with 353 users of the Family Health Strategy, attended in the eastern zone of the city of Teresina (PI, Brazil). The SERVQUAL scale, filled by an adapted instrument, was used with affirmative sentences and analyzed using multivariate techniques: factorial analysis and multiple regression. Results: The multivariate analysis allowed the reduction of the scale used for five dimensions of the quality of services provided, which accounted for the explanation of 99.7% of the variation of the general index calculated and employed in the multiple regression model. All the assumptions of both techniques were respected. Conclusion: Reliability was the preponderant dimension in the perception of the quality of services and the tested model was validated, making possible its replicas in other empirical contexts and the expansion of its scope.Departamento de Investigação & DesenvolvimentoRepositório ISMTMilanês Sousa, Laelson RochelleFernandes de Mesquita, RafaelNey Matos, Fátima ReginaBatista Moura, Luana KelleBatista Moura, Maria Eliete2017-11-29T15:45:31Z2017-09-302017-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rpics.ismt.pt/index.php/ISMT/article/view/50eng10.7342/ismt.rpics.2017.3.2.50info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-14T13:47:25Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-14T13:47:25Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família
title Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família
spellingShingle Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família
Milanês Sousa, Laelson Rochelle
Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Satisfação do Paciente
title_short Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família
title_full Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família
title_fullStr Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família
title_full_unstemmed Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família
title_sort Dimensões da satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família
author Milanês Sousa, Laelson Rochelle
author_facet Milanês Sousa, Laelson Rochelle
Fernandes de Mesquita, Rafael
Ney Matos, Fátima Regina
Batista Moura, Luana Kelle
Batista Moura, Maria Eliete
author_role author
author2 Fernandes de Mesquita, Rafael
Ney Matos, Fátima Regina
Batista Moura, Luana Kelle
Batista Moura, Maria Eliete
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório ISMT
dc.contributor.author.fl_str_mv Milanês Sousa, Laelson Rochelle
Fernandes de Mesquita, Rafael
Ney Matos, Fátima Regina
Batista Moura, Luana Kelle
Batista Moura, Maria Eliete
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Satisfação do Paciente
topic Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Satisfação do Paciente
description Objetivo: O objetivo foi analisar as variáveis explicativas da satisfação da qualidade de serviços da Estratégia Saúde da Família. Método: Estudo quantitativo realizado com 353 usuários da Estratégia Saúde da Família, atendidos na zona leste do município de Teresina (PI, Brasil). Utilizou-se a escala SERVQUAL, alimentada por um instrumento adaptado, com frases afirmativas e analisados por meio de técnicas multivariadas: análise fatorial e regressão múltipla. Resultados: As análises multivariadas possibilitaram a redução da escala utilizada para cinco dimensões da qualidade de serviços prestadas, que responderam pela explicação de 99,7% da variação do índice geral calculado e utilizado no modelo de regressão múltipla. Todos os pressupostos de ambas as técnicas foram respeitados. Conclusão: A confiabilidade foi a dimensão preponderante na percepção da qualidade de serviços e o modelo testado foi validado, tornando-se possíveis suas réplicas em outros contextos empíricos e a ampliação de seu escopo. || Objective: The aim was to analyze the explanatory variables of satisfaction of the service quality of the Family Health Strategy. Method: A quantitative study with 353 users of the Family Health Strategy, attended in the eastern zone of the city of Teresina (PI, Brazil). The SERVQUAL scale, filled by an adapted instrument, was used with affirmative sentences and analyzed using multivariate techniques: factorial analysis and multiple regression. Results: The multivariate analysis allowed the reduction of the scale used for five dimensions of the quality of services provided, which accounted for the explanation of 99.7% of the variation of the general index calculated and employed in the multiple regression model. All the assumptions of both techniques were respected. Conclusion: Reliability was the preponderant dimension in the perception of the quality of services and the tested model was validated, making possible its replicas in other empirical contexts and the expansion of its scope.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-29T15:45:31Z
2017-09-30
2017-09-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rpics.ismt.pt/index.php/ISMT/article/view/50
url http://rpics.ismt.pt/index.php/ISMT/article/view/50
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 10.7342/ismt.rpics.2017.3.2.50
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Investigação & Desenvolvimento
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Investigação & Desenvolvimento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548696892473344