Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Cláudia Alexandra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Natalie Nóbrega, Franco, Glória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3503
Resumo: O construto de inteligência emocional tem sido estudado em várias áreas do desenvolvimento humano, nomeadamente na área da saúde organizacional. No entanto, está ainda muito pouco estudada a sua relação com o engagement, e menos ainda com a saúde dos Professores. O engagement é considerado saudável para o desempenho dos professores e o seu bem-estar, beneficiando não somente o indivíduo, mas também, as organizações para onde trabalha. Este estudo teve precisamente como objetivo compreender a relação entre a inteligência emocional e o engagement. A amostra foi constituída por 250 professores do 2º ciclo (5.º e 6.º ano) (26.4%), 3º ciclo (7.º, 8.º e 9.º ano) (57.2%) e Secundário (10.º, 11.º e 12.º ano) (16.4 %), do género feminino (70.4%) e do masculino (29.6%), da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal. Utilizámos como instrumentos, o Trait Meta-Mood Scale, o Questionário de Expressividade e o de Regulação Emocional de Berkeley e o Utrech Work Engagement Scale. Nos nossos resultados encontramos que quanto maior a atenção às emoções, clareza de sentimentos e reparação do estado emocional, maior é o vigor, dedicação e a absorção. A idade e o tempo de serviço não se mostraram relevantes para a explicação da relação entre os construtos. Concluiu-se que os professores que conseguem regular as suas emoções envolvem-se mais no trabalho e utilizam todas as suas capacidades físicas, cognitivas e emocionais, enquanto desempenham as suas funções, ultrapassando os obstáculos que se lhes interpõem.
id RCAP_50156845b76ccc454115725eb5bbd4e1
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da MadeiraEmotional intelligence and engagement in teachers of basic and secondary education of Madeira IslandInteligência emocionalRegulação emocionalEngagement psicológicoProfessores do Ensino BásicoProfessores do Ensino SecundárioMadeira (Portugal)Emotional intelligenceEmotional regulationPsychological engagementElementary school teachersHigh school teachers.Faculdade de Artes e HumanidadesO construto de inteligência emocional tem sido estudado em várias áreas do desenvolvimento humano, nomeadamente na área da saúde organizacional. No entanto, está ainda muito pouco estudada a sua relação com o engagement, e menos ainda com a saúde dos Professores. O engagement é considerado saudável para o desempenho dos professores e o seu bem-estar, beneficiando não somente o indivíduo, mas também, as organizações para onde trabalha. Este estudo teve precisamente como objetivo compreender a relação entre a inteligência emocional e o engagement. A amostra foi constituída por 250 professores do 2º ciclo (5.º e 6.º ano) (26.4%), 3º ciclo (7.º, 8.º e 9.º ano) (57.2%) e Secundário (10.º, 11.º e 12.º ano) (16.4 %), do género feminino (70.4%) e do masculino (29.6%), da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal. Utilizámos como instrumentos, o Trait Meta-Mood Scale, o Questionário de Expressividade e o de Regulação Emocional de Berkeley e o Utrech Work Engagement Scale. Nos nossos resultados encontramos que quanto maior a atenção às emoções, clareza de sentimentos e reparação do estado emocional, maior é o vigor, dedicação e a absorção. A idade e o tempo de serviço não se mostraram relevantes para a explicação da relação entre os construtos. Concluiu-se que os professores que conseguem regular as suas emoções envolvem-se mais no trabalho e utilizam todas as suas capacidades físicas, cognitivas e emocionais, enquanto desempenham as suas funções, ultrapassando os obstáculos que se lhes interpõem.The emotional intelligence construct has been studied in various areas of human development, in particular in the area of organizational health. However, it has been insufficiently researched its relationship with the engagement, and even less with the health of Teachers. The engagement is considered healthy for teachers’ performance and their welfare, benefiting not only the individual, but also the organisations where they work. Therefore, this study was precisely aimed at understanding the relationship between emotional intelligence and the engagement. The sample consisted of 250 teachers of the 2nd cycle (5th and 6th year) (26.4%) and 3rd cycle (7th, 8th and 9th year) (57.2%) of the basic education and secondary education (10th, 11Th and 12th year) (16.4%), female (70.4%) and male (29.6%) teachers of the Autonomous Region of Madeira (RAM), Portugal. We used as instruments, the Trait Meta-Mood Scale, Questionnaire of expressiveness and Emotional adjustment of Berkeley and Utrech Work Engagement Scale. Our results show that the greater the emotional to feelings, clarity of feelings and mood repair, the greater vigor, dedication and absorption. Age and length of service were not relevant to the explanation of the relationship between the constructs. It was concluded that teachers who are able to regulate their emotions involved more at work and use all their physical, emotional and cognitive, while playing their roles, overcoming the obstacles which they stand.Universidade da CoruñaDigitUMaAndrade, Cláudia AlexandraSantos, Natalie NóbregaFranco, Glória2021-06-30T12:11:56Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3503porAndrade, C., Santos, N., & Franco, G. (2016). Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira. Revista de estudios e investigación en psicología y educación, 3(2), 121-130. 10.17979/reipe.2016.3.2.181010.17979/reipe.2016.3.2.1810info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:28Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:41.754296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira
Emotional intelligence and engagement in teachers of basic and secondary education of Madeira Island
title Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira
spellingShingle Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira
Andrade, Cláudia Alexandra
Inteligência emocional
Regulação emocional
Engagement psicológico
Professores do Ensino Básico
Professores do Ensino Secundário
Madeira (Portugal)
Emotional intelligence
Emotional regulation
Psychological engagement
Elementary school teachers
High school teachers
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira
title_full Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira
title_fullStr Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira
title_full_unstemmed Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira
title_sort Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira
author Andrade, Cláudia Alexandra
author_facet Andrade, Cláudia Alexandra
Santos, Natalie Nóbrega
Franco, Glória
author_role author
author2 Santos, Natalie Nóbrega
Franco, Glória
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Cláudia Alexandra
Santos, Natalie Nóbrega
Franco, Glória
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Regulação emocional
Engagement psicológico
Professores do Ensino Básico
Professores do Ensino Secundário
Madeira (Portugal)
Emotional intelligence
Emotional regulation
Psychological engagement
Elementary school teachers
High school teachers
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Inteligência emocional
Regulação emocional
Engagement psicológico
Professores do Ensino Básico
Professores do Ensino Secundário
Madeira (Portugal)
Emotional intelligence
Emotional regulation
Psychological engagement
Elementary school teachers
High school teachers
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description O construto de inteligência emocional tem sido estudado em várias áreas do desenvolvimento humano, nomeadamente na área da saúde organizacional. No entanto, está ainda muito pouco estudada a sua relação com o engagement, e menos ainda com a saúde dos Professores. O engagement é considerado saudável para o desempenho dos professores e o seu bem-estar, beneficiando não somente o indivíduo, mas também, as organizações para onde trabalha. Este estudo teve precisamente como objetivo compreender a relação entre a inteligência emocional e o engagement. A amostra foi constituída por 250 professores do 2º ciclo (5.º e 6.º ano) (26.4%), 3º ciclo (7.º, 8.º e 9.º ano) (57.2%) e Secundário (10.º, 11.º e 12.º ano) (16.4 %), do género feminino (70.4%) e do masculino (29.6%), da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal. Utilizámos como instrumentos, o Trait Meta-Mood Scale, o Questionário de Expressividade e o de Regulação Emocional de Berkeley e o Utrech Work Engagement Scale. Nos nossos resultados encontramos que quanto maior a atenção às emoções, clareza de sentimentos e reparação do estado emocional, maior é o vigor, dedicação e a absorção. A idade e o tempo de serviço não se mostraram relevantes para a explicação da relação entre os construtos. Concluiu-se que os professores que conseguem regular as suas emoções envolvem-se mais no trabalho e utilizam todas as suas capacidades físicas, cognitivas e emocionais, enquanto desempenham as suas funções, ultrapassando os obstáculos que se lhes interpõem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016-01-01T00:00:00Z
2021-06-30T12:11:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3503
url http://hdl.handle.net/10400.13/3503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Andrade, C., Santos, N., & Franco, G. (2016). Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira. Revista de estudios e investigación en psicología y educación, 3(2), 121-130. 10.17979/reipe.2016.3.2.1810
10.17979/reipe.2016.3.2.1810
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129937418911744