Inteligência Artificial e Transparência no Jornalismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/14427 |
Resumo: | A crise que afeta o jornalismo desde o início do século levou ao despedimento de milhares de jornalistas em todo o mundo. Para solucionar a falta de recursos humanos, muitos jornais recorreram à inteligência artificial (IA), mas a introdução de sistemas não humanos e pouco escrutináveis levantou novas questões relacionadas com a transparência do processo jornalístico, afetando a já frágil credibilidade dos media. Não havendo legislação relacionada com o uso da IA no jornalismo, os meios de comunicação têm publicado recomendações que orientem os seus profissionais. Neste trabalho analisamos dois documentos pioneiros, um do Estadão (Brasil) e outro da BBC (Reino Unido), que mostram a forma como estes media procuram ganhar a confiança dos consumidores, explicando de que forma usam a IA nas redações. |
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Inteligência Artificial e Transparência no JornalismoArtificial Intelligence and Transparency in JournalismInteligencia Artificial y Transparencia en el PeriodismoJornalismoInteligência ArtificialTransparênciaCredibilidadeJournalismPeriodismoA crise que afeta o jornalismo desde o início do século levou ao despedimento de milhares de jornalistas em todo o mundo. Para solucionar a falta de recursos humanos, muitos jornais recorreram à inteligência artificial (IA), mas a introdução de sistemas não humanos e pouco escrutináveis levantou novas questões relacionadas com a transparência do processo jornalístico, afetando a já frágil credibilidade dos media. Não havendo legislação relacionada com o uso da IA no jornalismo, os meios de comunicação têm publicado recomendações que orientem os seus profissionais. Neste trabalho analisamos dois documentos pioneiros, um do Estadão (Brasil) e outro da BBC (Reino Unido), que mostram a forma como estes media procuram ganhar a confiança dos consumidores, explicando de que forma usam a IA nas redações.The crisis that has affected journalism since the beginning of the century has led to the dismissal of thousands of journalists worldwide. To address the lack of human resources, many newspapers have turned to artificial intelligence (AI), but the introduction of non-human and poorly scrutinized systems has raised new questions related to the transparency of the journalistic process, affecting the already fragile credibility of the media. In the absence of legislation related to the use of AI in journalism, the media have been publishing recommendations to guide professionals. In this work, we analyze two pioneering documents, one from Estadão (Brazil) and another from the BBC (UK), which show how these media seek to gain consumer trust by explaining how they use artificial intelligence in newsrooms.La crisis que afecta al periodismo desde principios de siglo ha provocado el despido de miles de periodistas en todo el mundo. Para hacer frente a la falta de recursos humanos, muchos periódicos han recurrido a la inteligencia artificial (IA). Sin embargo, la introducción de sistemas no humanos ha planteado nuevas cuestiones relacionadas con la transparencia del proceso periodístico, afectando a la ya frágil credibilidad de los medios de comunicación. A falta de legislación específica, los medios han ido publicando recomendaciones para orientar a los profesionales. En este trabajo, analizamos dos documentos pioneros, uno de Estadão (Brasil) y otro de la BBC (Reino Unido), que muestran cómo estos medios tratan de ganarse la confianza de los consumidores explicando cómo utilizan la inteligencia artificial en las redacciones.uBibliorumCanavilhas, JoãoBiolchi, Bárbara2024-06-05T10:44:59Z2024-06-052024-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/14427porCanavilhas, J., & Biolchi, B. (2024). Inteligência Artificial e Transparência no Jornalismo. Mídia E Cotidiano, 18(2), 43-64. https://doi.org/10.22409/rmc.v18i2.6265410.22409/rmc.v18i2.62654info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:44:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:44:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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