Agência pública e o uso de ferramentas de transparência como reforço de credibilidade no jornalismo independente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Raphaelle Christine Batista de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49066
Resumo: Em meio às transformações ocorridas desde o surgimento da Internet, vimos crescer o volume de informação produzida por pessoas, empresas e governos. Cada vez mais, o poder público é cobrado por transparência. Por meio de políticas públicas de informação, o Estado criou ferramentas que possibilitam aos cidadãos e jornalistas acompanhar suas ações. É o caso da Lei de Acesso à Informação, dos Portais de Transparência e do Diário Oficial da União. A Agência Pública, iniciativa de jornalismo independente com oito anos de atuação no Brasil, tem como missão investigar práticas de antitransparência. Sendo assim, questionamos como e com qual frequência a Agência tem usado as ferramentas de acesso à informação e transparência pública, bem como de que maneira isso fortalece sua credibilidade. Inspirados na Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), analisamos reportagens publicadas durante o mês de maio de 2019.
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