O que define uma ação de marketing social em saúde mental? : o projeto labirinto : entrevistas sobre saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Daniela Sofia Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29570
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
id RCAP_5e316034a4a2bb14517a361e31860498
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29570
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que define uma ação de marketing social em saúde mental? : o projeto labirinto : entrevistas sobre saúde mentalMarketing SocialCampanhas de Marketing SocialSaúde MentalLiteracia em Saúde MentalDigitalSocial MarketingSocial Marketing CampaignsMental HealthMental Health LiteracyDigitalMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisA presente investigação tem como objetivo fazer uma conceptualização da disciplina e prática do Marketing Social, dando especial atenção à área da Saúde Mental e analisando o esforço de um projeto português, percebendo se se enquadra ou não naquilo que o Marketing Social define. O projeto em questão é o “Labirinto – Conversas sobre Saúde Mental” do Observador em parceria com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, e tem como objetivo alterar o estigma associado a estas doenças através da informação e com pessoas com as quais o público-alvo se possa identificar. A recolha de dados foi feita através de duas entrevistas semiestruturadas, uma delas à responsável do projeto e jornalista Sara Antunes de Oliveira e a outra feita a uma ouvinte e marketer Mariana Garcia. Foram também recolhidos dados secundários de entrevistas e jornais. Após análise deste caso de estudo, chegou-se à conclusão de que este projeto não se enquadra na teoria e na prática de uma campanha de Marketing Social por diversas razões sendo a principal o facto de não cumprir um planeamento rigoroso e uma adoção dos princípios de marketing através do conhecido marketing mix. No entanto, conclui-se também que este projeto revela todo o potencial para conseguir efetivamente alterar o comportamento identificado acima caso exista alguma reformulação e adaptação. No que diz respeito às recomendações futuras, destaca-se a necessidade de fazer um levantamento do nível de consciencialização dos organismos públicos e empresas privadas da existência do Marketing Social e do seu potencial para atingir objetivos sociais altamente necessários para a evolução da sociedade e diminuição de muitos comportamentos de risco.This research aims to conceptualize the discipline and practice of Social Marketing, paying special attention to the area of Mental Health by analysing the efforts of a Portuguese project and understanding whether or not it fits in with what Social Marketing defines. The project in question is Observador's "Labirinto - Conversas sobre Saúde Mental" (Labyrinth - Conversations about Mental Health) in partnership with the Luso American Foundation for Development, which aims to change the stigma associated with these illnesses through information and with people with whom the target audience can identify. Data was collected through two semi-structured interviews, one with project manager and journalist Sara Antunes de Oliveira and the other with listener and marketer Mariana Garcia. Secondary data was also collected from interviews and newspapers. After analyzing this case study, the conclusion was reached that this project does not fit into the theory and practice of a Social Marketing campaign for several reasons, the main one being the fact that it does not comply with rigorous planning and the adoption of marketing principles through the well-known marketing mix. However, it can also be concluded that this project has all the potential to effectively change the behavior identified above if there is some reformulation and adaptation. As far as future recommendations are concerned, there is a need to survey the level of awareness of public institutions and private companies of the existence of Social Marketing and its potential to achieve social objectives that are highly necessary for the evolution of society and the reduction of many risk behaviors.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoRepositório da Universidade de LisboaGomes, Daniela Sofia Oliveira2023-12-11T13:33:55Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29570porGomes, Daniela Sofia Oliveira (2023). “O que define uma ação de marketing social em saúde mental? : o projeto labirinto : entrevistas sobre saúde mental”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T01:31:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:40.329178Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que define uma ação de marketing social em saúde mental? : o projeto labirinto : entrevistas sobre saúde mental
title O que define uma ação de marketing social em saúde mental? : o projeto labirinto : entrevistas sobre saúde mental
spellingShingle O que define uma ação de marketing social em saúde mental? : o projeto labirinto : entrevistas sobre saúde mental
Gomes, Daniela Sofia Oliveira
Marketing Social
Campanhas de Marketing Social
Saúde Mental
Literacia em Saúde Mental
Digital
Social Marketing
Social Marketing Campaigns
Mental Health
Mental Health Literacy
Digital
title_short O que define uma ação de marketing social em saúde mental? : o projeto labirinto : entrevistas sobre saúde mental
title_full O que define uma ação de marketing social em saúde mental? : o projeto labirinto : entrevistas sobre saúde mental
title_fullStr O que define uma ação de marketing social em saúde mental? : o projeto labirinto : entrevistas sobre saúde mental
title_full_unstemmed O que define uma ação de marketing social em saúde mental? : o projeto labirinto : entrevistas sobre saúde mental
title_sort O que define uma ação de marketing social em saúde mental? : o projeto labirinto : entrevistas sobre saúde mental
author Gomes, Daniela Sofia Oliveira
author_facet Gomes, Daniela Sofia Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Cristina Pinto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Daniela Sofia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Social
Campanhas de Marketing Social
Saúde Mental
Literacia em Saúde Mental
Digital
Social Marketing
Social Marketing Campaigns
Mental Health
Mental Health Literacy
Digital
topic Marketing Social
Campanhas de Marketing Social
Saúde Mental
Literacia em Saúde Mental
Digital
Social Marketing
Social Marketing Campaigns
Mental Health
Mental Health Literacy
Digital
description Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11T13:33:55Z
2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29570
url http://hdl.handle.net/10400.5/29570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, Daniela Sofia Oliveira (2023). “O que define uma ação de marketing social em saúde mental? : o projeto labirinto : entrevistas sobre saúde mental”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136434274172928