Marketing social e saúde mental: análise no contexto do CCSA - UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leocádio, Filipe Lopes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35233
Resumo: A saúde mental se tornou uma temática cada vez mais relevante nos últimos anos, devido aos números crescentes causados pela fragilização da saúde mental, como depressão, suicídio, ansiedade. Esta temática se torna ainda mais delicada no contexto universitário, uma vez que é neste período da juventude que se constroem as relações afetivas e como o indivíduo lida com suas emoções, encara a universidade como um novo contexto. Neste sentido, busca-se compreender as barreiras que podem ser limitantes para os jovens buscarem fortalecer a saúde mental e como a universidade tem dialogado com os discentes a respeito desta temática. Deste modo, questionaram-se como a saúde mental tem sido abordada, em termos de estratégias de marketing social, no contexto de troca universitário, com o objetivo de analisar, na perspectiva de marketing social, a efetividade das relações de troca entre o NADis (Núcleo de Apoio ao Discente) e alunos de graduação do CCSA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas). A presente pesquisa se classifica como quantitativa descritiva e experimental, realizada através do instrumento de questionário, com três seções, aplicado com 402 alunos de graduação de uma instituição pública. Dentre as implicações desse estudo, verificou-se que os discentes estão enfrentando situações como: sobrecarga de estudo, dificuldade em lidar com os sentimentos negativos e preocupações com a carreira. Por outro lado, existe um ofertante de serviços que podem servir de apoio para o discente enfrentar estas situações, o NADis, portanto, conclui-se que ainda há oportunidades de melhoria na relação de troca entre estes dois componentes.
id UFRN_89ab2dcc49336580d7f2702a9ff3c0dc
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35233
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Leocádio, Filipe LopesAnna Carolina Rodrigues, OrsiniAraújo, Maria Valéria Pereira deLeite, Ana Patrícia RodriguesOrsini, Anna Carolina Rodrigues2020-12-15T19:42:17Z2021-09-20T15:02:12Z2020-12-15T19:42:17Z2021-09-20T15:02:12Z2020-12-072015081887LEOCADIO, Filipe Lopes. Marketing social e saúde mental: análise no contexto do CCSA - UFRN. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35233A saúde mental se tornou uma temática cada vez mais relevante nos últimos anos, devido aos números crescentes causados pela fragilização da saúde mental, como depressão, suicídio, ansiedade. Esta temática se torna ainda mais delicada no contexto universitário, uma vez que é neste período da juventude que se constroem as relações afetivas e como o indivíduo lida com suas emoções, encara a universidade como um novo contexto. Neste sentido, busca-se compreender as barreiras que podem ser limitantes para os jovens buscarem fortalecer a saúde mental e como a universidade tem dialogado com os discentes a respeito desta temática. Deste modo, questionaram-se como a saúde mental tem sido abordada, em termos de estratégias de marketing social, no contexto de troca universitário, com o objetivo de analisar, na perspectiva de marketing social, a efetividade das relações de troca entre o NADis (Núcleo de Apoio ao Discente) e alunos de graduação do CCSA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas). A presente pesquisa se classifica como quantitativa descritiva e experimental, realizada através do instrumento de questionário, com três seções, aplicado com 402 alunos de graduação de uma instituição pública. Dentre as implicações desse estudo, verificou-se que os discentes estão enfrentando situações como: sobrecarga de estudo, dificuldade em lidar com os sentimentos negativos e preocupações com a carreira. Por outro lado, existe um ofertante de serviços que podem servir de apoio para o discente enfrentar estas situações, o NADis, portanto, conclui-se que ainda há oportunidades de melhoria na relação de troca entre estes dois componentes.Mental health has become an increasingly relevant topic in recent years, due to the increasing numbers caused by the weakening of mental health, such as depression, suicide, anxiety. This theme becomes even more delicate in the university context, since it is in this period of youth that affective relationships are built and as the individual deals with his emotions, he sees the university as a new context. In this sense, we seek to understand the barriers that can be limiting for young people to seek to strengthen mental health and how the university has dialogued with students about this theme. So, it was questioned how mental health has been addressed, in terms of social marketing strategies, in the context of university exchange, with the objective of analyzing, from the perspective of social marketing, the effectiveness of the exchange relations between NADis (Student Support Center) and graduate students at CCSA (Center for Applied Social Sciences). The present research is classified as quantitative, descriptive and experimental, carried out through the questionnaire instrument, with three sections, applied with 402 undergraduate students from a public institution. Among the implications of this study, it was found that students are facing situations such as: study overload, difficulty in dealing with negative feelings and career concerns. On the other hand, there is a service provider that can provide support for the student to face these situations, NADis, therefore, it is concluded that there are still opportunities for improvement in the exchange relationship between these two components.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSaúde mentalMarketing socialContexto universitárioMental healthSocial marketingUniversity contextMarketing social e saúde mental: análise no contexto do CCSA - UFRNSocial marketing and mental health: analysis in the context of CCSA - UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarketingSocialESaudeMental_Leocadio_2020.pdfMonografiaapplication/pdf927333https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35233/1/MarketingSocialESaudeMental_Leocadio_2020.pdf90b4fc725583e94eafadcaa4dd74c254MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35233/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35233/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTMarketingSocialESaudeMental_Leocadio_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain92494https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35233/4/MarketingSocialESaudeMental_Leocadio_2020.pdf.txt23839273819a6df74debdc02a21db015MD54123456789/352332021-09-20 12:02:13.123oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:02:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing social e saúde mental: análise no contexto do CCSA - UFRN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Social marketing and mental health: analysis in the context of CCSA - UFRN
title Marketing social e saúde mental: análise no contexto do CCSA - UFRN
spellingShingle Marketing social e saúde mental: análise no contexto do CCSA - UFRN
Leocádio, Filipe Lopes
Saúde mental
Marketing social
Contexto universitário
Mental health
Social marketing
University context
title_short Marketing social e saúde mental: análise no contexto do CCSA - UFRN
title_full Marketing social e saúde mental: análise no contexto do CCSA - UFRN
title_fullStr Marketing social e saúde mental: análise no contexto do CCSA - UFRN
title_full_unstemmed Marketing social e saúde mental: análise no contexto do CCSA - UFRN
title_sort Marketing social e saúde mental: análise no contexto do CCSA - UFRN
author Leocádio, Filipe Lopes
author_facet Leocádio, Filipe Lopes
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Anna Carolina Rodrigues, Orsini
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Maria Valéria Pereira de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Leite, Ana Patrícia Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Leocádio, Filipe Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Orsini, Anna Carolina Rodrigues
contributor_str_mv Orsini, Anna Carolina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
Marketing social
Contexto universitário
Mental health
Social marketing
University context
topic Saúde mental
Marketing social
Contexto universitário
Mental health
Social marketing
University context
description A saúde mental se tornou uma temática cada vez mais relevante nos últimos anos, devido aos números crescentes causados pela fragilização da saúde mental, como depressão, suicídio, ansiedade. Esta temática se torna ainda mais delicada no contexto universitário, uma vez que é neste período da juventude que se constroem as relações afetivas e como o indivíduo lida com suas emoções, encara a universidade como um novo contexto. Neste sentido, busca-se compreender as barreiras que podem ser limitantes para os jovens buscarem fortalecer a saúde mental e como a universidade tem dialogado com os discentes a respeito desta temática. Deste modo, questionaram-se como a saúde mental tem sido abordada, em termos de estratégias de marketing social, no contexto de troca universitário, com o objetivo de analisar, na perspectiva de marketing social, a efetividade das relações de troca entre o NADis (Núcleo de Apoio ao Discente) e alunos de graduação do CCSA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas). A presente pesquisa se classifica como quantitativa descritiva e experimental, realizada através do instrumento de questionário, com três seções, aplicado com 402 alunos de graduação de uma instituição pública. Dentre as implicações desse estudo, verificou-se que os discentes estão enfrentando situações como: sobrecarga de estudo, dificuldade em lidar com os sentimentos negativos e preocupações com a carreira. Por outro lado, existe um ofertante de serviços que podem servir de apoio para o discente enfrentar estas situações, o NADis, portanto, conclui-se que ainda há oportunidades de melhoria na relação de troca entre estes dois componentes.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-15T19:42:17Z
2021-09-20T15:02:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-15T19:42:17Z
2021-09-20T15:02:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2015081887
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEOCADIO, Filipe Lopes. Marketing social e saúde mental: análise no contexto do CCSA - UFRN. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35233
identifier_str_mv 2015081887
LEOCADIO, Filipe Lopes. Marketing social e saúde mental: análise no contexto do CCSA - UFRN. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35233/1/MarketingSocialESaudeMental_Leocadio_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35233/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35233/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35233/4/MarketingSocialESaudeMental_Leocadio_2020.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 90b4fc725583e94eafadcaa4dd74c254
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
23839273819a6df74debdc02a21db015
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117907318046720