Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Pereira, Paulo
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: deu
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5161
Resumo: Como consequência da nova apreciação filosófica do Mundo e da nova concepção teatral daí resultante, o teatro litúrgico português, ao finalizar a Idade Média, é profundaente abalado e subvertido pela introdução de uma profusão de temas profanos. É sobre este processo, o qual reflecte uma transformação da sociedade e, por consequência das mentalidades, que se irá debruçar este artigo. O mesmo irá reflectir, por um lado, a discrepância entre a cultura popular medieval e a cultura oficial. Por outro, procurará demonstrar que a coexistência destas duas culturas, se tornou em algo fundamental para a perpetuação dessa mesma ordem. Trata-se pois de uma pequena incursão sobre o status autorizado de um 'mundo às avessas', durante algumas épocas do calendário litúrgico. É, utilizando a terminologia bachtiniana, a história de uma fase da luta do RISO contra 'status quo ante'. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Die starke Theatralik einiger biblischer Episoden aus dem Alten, bzw. Neuem Testament oder aus dem Jüngsten Gericht und deren Assoziation zu liturgischen Feierlichkeiten wie Weinachten und Ostern trugen wesentlich zur Verbreitung bekannter 'Tropen' bei, wie z.B. dem berühmten "Quem quaeritis?", welche in den Kirchen inszeniert wurden. Mit Hilfe des Theaters versuchte die Kirche den Menschen im Mittelalter der Doktrin eine sensible, didaktische und plastische Form zu verleihen. Das ganze Jahr über organisierte sie ein Repertoire, welches den zwei großen Zyklen des liturgischen Kalenders entsprach. Liturgie
id RCAP_5e33ec899a4f01ddedb92fac9a909d2b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/5161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane ThemenTeatro e IgrejaSubversão da LiturgiaTeatro e LiturgiaTropusProibição do risoGil VicenteAnrique da MotaTemas profanosComo consequência da nova apreciação filosófica do Mundo e da nova concepção teatral daí resultante, o teatro litúrgico português, ao finalizar a Idade Média, é profundaente abalado e subvertido pela introdução de uma profusão de temas profanos. É sobre este processo, o qual reflecte uma transformação da sociedade e, por consequência das mentalidades, que se irá debruçar este artigo. O mesmo irá reflectir, por um lado, a discrepância entre a cultura popular medieval e a cultura oficial. Por outro, procurará demonstrar que a coexistência destas duas culturas, se tornou em algo fundamental para a perpetuação dessa mesma ordem. Trata-se pois de uma pequena incursão sobre o status autorizado de um 'mundo às avessas', durante algumas épocas do calendário litúrgico. É, utilizando a terminologia bachtiniana, a história de uma fase da luta do RISO contra 'status quo ante'. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Die starke Theatralik einiger biblischer Episoden aus dem Alten, bzw. Neuem Testament oder aus dem Jüngsten Gericht und deren Assoziation zu liturgischen Feierlichkeiten wie Weinachten und Ostern trugen wesentlich zur Verbreitung bekannter 'Tropen' bei, wie z.B. dem berühmten "Quem quaeritis?", welche in den Kirchen inszeniert wurden. Mit Hilfe des Theaters versuchte die Kirche den Menschen im Mittelalter der Doktrin eine sensible, didaktische und plastische Form zu verleihen. Das ganze Jahr über organisierte sie ein Repertoire, welches den zwei großen Zyklen des liturgischen Kalenders entsprach. LiturgieDASP - Institut für Portugal-Afrika-Brasilien der Deutschen Gesellschaft für die afrikanischen Staaten portugiesischer Sprache2012-06-22T17:08:51Z2012-06-222002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5161http://hdl.handle.net/10174/5161deuAlves Pereira, Paulo, (2008): "Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen", in Portugal Forum, Nº. 2, editores Helmut Siepmann e Bodo Freund, Bona, DASP - Institut für Portugal-Afrika-Brasilien der Deutschen Gesellschaft für die afrikanischen Staaten portugiesischer Sprache, pp. 87-106.87-1060935-54801Portugal Forum2DAC, CIEP, CHAIApaulo-pereira@web.de204Alves Pereira, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:10.783807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen
title Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen
spellingShingle Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen
Alves Pereira, Paulo
Teatro e Igreja
Subversão da Liturgia
Teatro e Liturgia
Tropus
Proibição do riso
Gil Vicente
Anrique da Mota
Temas profanos
title_short Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen
title_full Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen
title_fullStr Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen
title_full_unstemmed Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen
title_sort Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen
author Alves Pereira, Paulo
author_facet Alves Pereira, Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Pereira, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro e Igreja
Subversão da Liturgia
Teatro e Liturgia
Tropus
Proibição do riso
Gil Vicente
Anrique da Mota
Temas profanos
topic Teatro e Igreja
Subversão da Liturgia
Teatro e Liturgia
Tropus
Proibição do riso
Gil Vicente
Anrique da Mota
Temas profanos
description Como consequência da nova apreciação filosófica do Mundo e da nova concepção teatral daí resultante, o teatro litúrgico português, ao finalizar a Idade Média, é profundaente abalado e subvertido pela introdução de uma profusão de temas profanos. É sobre este processo, o qual reflecte uma transformação da sociedade e, por consequência das mentalidades, que se irá debruçar este artigo. O mesmo irá reflectir, por um lado, a discrepância entre a cultura popular medieval e a cultura oficial. Por outro, procurará demonstrar que a coexistência destas duas culturas, se tornou em algo fundamental para a perpetuação dessa mesma ordem. Trata-se pois de uma pequena incursão sobre o status autorizado de um 'mundo às avessas', durante algumas épocas do calendário litúrgico. É, utilizando a terminologia bachtiniana, a história de uma fase da luta do RISO contra 'status quo ante'. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Die starke Theatralik einiger biblischer Episoden aus dem Alten, bzw. Neuem Testament oder aus dem Jüngsten Gericht und deren Assoziation zu liturgischen Feierlichkeiten wie Weinachten und Ostern trugen wesentlich zur Verbreitung bekannter 'Tropen' bei, wie z.B. dem berühmten "Quem quaeritis?", welche in den Kirchen inszeniert wurden. Mit Hilfe des Theaters versuchte die Kirche den Menschen im Mittelalter der Doktrin eine sensible, didaktische und plastische Form zu verleihen. Das ganze Jahr über organisierte sie ein Repertoire, welches den zwei großen Zyklen des liturgischen Kalenders entsprach. Liturgie
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-01-01T00:00:00Z
2012-06-22T17:08:51Z
2012-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/5161
http://hdl.handle.net/10174/5161
url http://hdl.handle.net/10174/5161
dc.language.iso.fl_str_mv deu
language deu
dc.relation.none.fl_str_mv Alves Pereira, Paulo, (2008): "Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen", in Portugal Forum, Nº. 2, editores Helmut Siepmann e Bodo Freund, Bona, DASP - Institut für Portugal-Afrika-Brasilien der Deutschen Gesellschaft für die afrikanischen Staaten portugiesischer Sprache, pp. 87-106.
87-106
0935-5480
1
Portugal Forum
2
DAC, CIEP, CHAIA
paulo-pereira@web.de
204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv DASP - Institut für Portugal-Afrika-Brasilien der Deutschen Gesellschaft für die afrikanischen Staaten portugiesischer Sprache
publisher.none.fl_str_mv DASP - Institut für Portugal-Afrika-Brasilien der Deutschen Gesellschaft für die afrikanischen Staaten portugiesischer Sprache
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136484507254784