Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | deu |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/5161 |
Resumo: | Como consequência da nova apreciação filosófica do Mundo e da nova concepção teatral daí resultante, o teatro litúrgico português, ao finalizar a Idade Média, é profundaente abalado e subvertido pela introdução de uma profusão de temas profanos. É sobre este processo, o qual reflecte uma transformação da sociedade e, por consequência das mentalidades, que se irá debruçar este artigo. O mesmo irá reflectir, por um lado, a discrepância entre a cultura popular medieval e a cultura oficial. Por outro, procurará demonstrar que a coexistência destas duas culturas, se tornou em algo fundamental para a perpetuação dessa mesma ordem. Trata-se pois de uma pequena incursão sobre o status autorizado de um 'mundo às avessas', durante algumas épocas do calendário litúrgico. É, utilizando a terminologia bachtiniana, a história de uma fase da luta do RISO contra 'status quo ante'. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Die starke Theatralik einiger biblischer Episoden aus dem Alten, bzw. Neuem Testament oder aus dem Jüngsten Gericht und deren Assoziation zu liturgischen Feierlichkeiten wie Weinachten und Ostern trugen wesentlich zur Verbreitung bekannter 'Tropen' bei, wie z.B. dem berühmten "Quem quaeritis?", welche in den Kirchen inszeniert wurden. Mit Hilfe des Theaters versuchte die Kirche den Menschen im Mittelalter der Doktrin eine sensible, didaktische und plastische Form zu verleihen. Das ganze Jahr über organisierte sie ein Repertoire, welches den zwei großen Zyklen des liturgischen Kalenders entsprach. Liturgie |
id |
RCAP_5e33ec899a4f01ddedb92fac9a909d2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/5161 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane ThemenTeatro e IgrejaSubversão da LiturgiaTeatro e LiturgiaTropusProibição do risoGil VicenteAnrique da MotaTemas profanosComo consequência da nova apreciação filosófica do Mundo e da nova concepção teatral daí resultante, o teatro litúrgico português, ao finalizar a Idade Média, é profundaente abalado e subvertido pela introdução de uma profusão de temas profanos. É sobre este processo, o qual reflecte uma transformação da sociedade e, por consequência das mentalidades, que se irá debruçar este artigo. O mesmo irá reflectir, por um lado, a discrepância entre a cultura popular medieval e a cultura oficial. Por outro, procurará demonstrar que a coexistência destas duas culturas, se tornou em algo fundamental para a perpetuação dessa mesma ordem. Trata-se pois de uma pequena incursão sobre o status autorizado de um 'mundo às avessas', durante algumas épocas do calendário litúrgico. É, utilizando a terminologia bachtiniana, a história de uma fase da luta do RISO contra 'status quo ante'. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Die starke Theatralik einiger biblischer Episoden aus dem Alten, bzw. Neuem Testament oder aus dem Jüngsten Gericht und deren Assoziation zu liturgischen Feierlichkeiten wie Weinachten und Ostern trugen wesentlich zur Verbreitung bekannter 'Tropen' bei, wie z.B. dem berühmten "Quem quaeritis?", welche in den Kirchen inszeniert wurden. Mit Hilfe des Theaters versuchte die Kirche den Menschen im Mittelalter der Doktrin eine sensible, didaktische und plastische Form zu verleihen. Das ganze Jahr über organisierte sie ein Repertoire, welches den zwei großen Zyklen des liturgischen Kalenders entsprach. LiturgieDASP - Institut für Portugal-Afrika-Brasilien der Deutschen Gesellschaft für die afrikanischen Staaten portugiesischer Sprache2012-06-22T17:08:51Z2012-06-222002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/5161http://hdl.handle.net/10174/5161deuAlves Pereira, Paulo, (2008): "Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen", in Portugal Forum, Nº. 2, editores Helmut Siepmann e Bodo Freund, Bona, DASP - Institut für Portugal-Afrika-Brasilien der Deutschen Gesellschaft für die afrikanischen Staaten portugiesischer Sprache, pp. 87-106.87-1060935-54801Portugal Forum2DAC, CIEP, CHAIApaulo-pereira@web.de204Alves Pereira, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:43:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:10.783807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen |
title |
Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen |
spellingShingle |
Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen Alves Pereira, Paulo Teatro e Igreja Subversão da Liturgia Teatro e Liturgia Tropus Proibição do riso Gil Vicente Anrique da Mota Temas profanos |
title_short |
Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen |
title_full |
Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen |
title_fullStr |
Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen |
title_full_unstemmed |
Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen |
title_sort |
Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen |
author |
Alves Pereira, Paulo |
author_facet |
Alves Pereira, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Pereira, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro e Igreja Subversão da Liturgia Teatro e Liturgia Tropus Proibição do riso Gil Vicente Anrique da Mota Temas profanos |
topic |
Teatro e Igreja Subversão da Liturgia Teatro e Liturgia Tropus Proibição do riso Gil Vicente Anrique da Mota Temas profanos |
description |
Como consequência da nova apreciação filosófica do Mundo e da nova concepção teatral daí resultante, o teatro litúrgico português, ao finalizar a Idade Média, é profundaente abalado e subvertido pela introdução de uma profusão de temas profanos. É sobre este processo, o qual reflecte uma transformação da sociedade e, por consequência das mentalidades, que se irá debruçar este artigo. O mesmo irá reflectir, por um lado, a discrepância entre a cultura popular medieval e a cultura oficial. Por outro, procurará demonstrar que a coexistência destas duas culturas, se tornou em algo fundamental para a perpetuação dessa mesma ordem. Trata-se pois de uma pequena incursão sobre o status autorizado de um 'mundo às avessas', durante algumas épocas do calendário litúrgico. É, utilizando a terminologia bachtiniana, a história de uma fase da luta do RISO contra 'status quo ante'. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Die starke Theatralik einiger biblischer Episoden aus dem Alten, bzw. Neuem Testament oder aus dem Jüngsten Gericht und deren Assoziation zu liturgischen Feierlichkeiten wie Weinachten und Ostern trugen wesentlich zur Verbreitung bekannter 'Tropen' bei, wie z.B. dem berühmten "Quem quaeritis?", welche in den Kirchen inszeniert wurden. Mit Hilfe des Theaters versuchte die Kirche den Menschen im Mittelalter der Doktrin eine sensible, didaktische und plastische Form zu verleihen. Das ganze Jahr über organisierte sie ein Repertoire, welches den zwei großen Zyklen des liturgischen Kalenders entsprach. Liturgie |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01T00:00:00Z 2012-06-22T17:08:51Z 2012-06-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/5161 http://hdl.handle.net/10174/5161 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/5161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
deu |
language |
deu |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alves Pereira, Paulo, (2008): "Bemerkungen zur Subversion des liturgischen Theaters in Portugal durch profane Themen", in Portugal Forum, Nº. 2, editores Helmut Siepmann e Bodo Freund, Bona, DASP - Institut für Portugal-Afrika-Brasilien der Deutschen Gesellschaft für die afrikanischen Staaten portugiesischer Sprache, pp. 87-106. 87-106 0935-5480 1 Portugal Forum 2 DAC, CIEP, CHAIA paulo-pereira@web.de 204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DASP - Institut für Portugal-Afrika-Brasilien der Deutschen Gesellschaft für die afrikanischen Staaten portugiesischer Sprache |
publisher.none.fl_str_mv |
DASP - Institut für Portugal-Afrika-Brasilien der Deutschen Gesellschaft für die afrikanischen Staaten portugiesischer Sprache |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136484507254784 |