A visualização espacial e a aprendizagem da matemática: um estudo no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gordo, Maria de Fátima
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/278
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
id RCAP_b162935ac1dcc0486722f2f360c2b45c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A visualização espacial e a aprendizagem da matemática: um estudo no 1º ciclo do ensino básicoMatemáticaEnsino/aprendizagem da MatemáticaVisualização espacialCapacidades espaciaisEfeitos de transferência1º Ciclo do Ensino BásicoDissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e DesenvolvimentoO presente estudo insere-se na área da Educação Matemática e decorreu numa turma do 3º Ano de Escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se estudar a visualização espacial e a relação entre o desenvolvimento da visualização espacial e a construção de conceitos matemáticos nas crianças. Especificamente, a investigação teve como objectivos: a) produzir e implementar uma proposta de intervenção que desenvolvesse as capacidades de visualização espacial em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico; b) identificar e analisar os efeitos da implementação dessa proposta de intervenção na aprendizagem da Matemática.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e TecnologiaMatos, José Manuel Leonardo deRUNGordo, Maria de Fátima2006-03-27T12:25:06Z19931993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis4175059 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:31:00Zoai:run.unl.pt:10362/278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:34.327144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A visualização espacial e a aprendizagem da matemática: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
title A visualização espacial e a aprendizagem da matemática: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A visualização espacial e a aprendizagem da matemática: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
Gordo, Maria de Fátima
Matemática
Ensino/aprendizagem da Matemática
Visualização espacial
Capacidades espaciais
Efeitos de transferência
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short A visualização espacial e a aprendizagem da matemática: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
title_full A visualização espacial e a aprendizagem da matemática: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A visualização espacial e a aprendizagem da matemática: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A visualização espacial e a aprendizagem da matemática: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
title_sort A visualização espacial e a aprendizagem da matemática: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
author Gordo, Maria de Fátima
author_facet Gordo, Maria de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, José Manuel Leonardo de
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gordo, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino/aprendizagem da Matemática
Visualização espacial
Capacidades espaciais
Efeitos de transferência
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Matemática
Ensino/aprendizagem da Matemática
Visualização espacial
Capacidades espaciais
Efeitos de transferência
1º Ciclo do Ensino Básico
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-01-01T00:00:00Z
2006-03-27T12:25:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/278
url http://hdl.handle.net/10362/278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 4175059 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137798345719808