As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simples, Rafaela Maria da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9828
Resumo: A Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura afeta uma parte substancial da população mundial. Estudos mostram que esta perturbação não se restringe ao contexto escolar apenas, perpetuando-se ao longo da vida dos afetados. Por se tratar de uma perturbação com uma enorme possibilidade de causas, as dificuldades cognitivas causadas por esta perturbação sugerem a existência de limitações ao nível dos sistemas cognitivos, o que faz com que os sujeitos com PAE-DL apresentem um elevando número de lapsos cognitivos no seu quotidiano. Porém, estudos mostraram que os indivíduos com esta perturbação conseguem gerir e compensar as suas dificuldades através da utilização de estratégias de coping. Partindo de amostra composta por dois grupos, sujeitos com PAE-DL (N=23) e sem PAE-DL (N=23), foram avaliadas as diferenças entre em relação às falhas cognitivas e estilos de coping utilizados. Foram identificadas diferenças estatisticamente significativas ao nível de um estilo de coping, o Desinvestimento comportamental, sendo que os sujeitos com PAE-DL pontuam mais alto nesta dimensão. Ainda, os sujeitos com PAE-DL apresentaram diferenças estatisticamente significativas em todos os tipos de falhas cognitivas. Foi ainda encontrada uma correlação entre os estilos de coping desadaptativos e as falhas cognitivas no grupo experimental. Serão discutidos os motivos subjacentes a estes resultados.
id RCAP_5e40517e20da30e6e37142253d57998f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9828
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na LeituraAdultos.Estilos de Coping AdaptativosEstilos de Coping DesadaptativosFalhas Cognitivas de AtençãoFalhas Cognitivas de MemóriaFalhas Cognitivas MotorasPerturbação de Aprendizagem Específica Com Défice Na LeituraDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura afeta uma parte substancial da população mundial. Estudos mostram que esta perturbação não se restringe ao contexto escolar apenas, perpetuando-se ao longo da vida dos afetados. Por se tratar de uma perturbação com uma enorme possibilidade de causas, as dificuldades cognitivas causadas por esta perturbação sugerem a existência de limitações ao nível dos sistemas cognitivos, o que faz com que os sujeitos com PAE-DL apresentem um elevando número de lapsos cognitivos no seu quotidiano. Porém, estudos mostraram que os indivíduos com esta perturbação conseguem gerir e compensar as suas dificuldades através da utilização de estratégias de coping. Partindo de amostra composta por dois grupos, sujeitos com PAE-DL (N=23) e sem PAE-DL (N=23), foram avaliadas as diferenças entre em relação às falhas cognitivas e estilos de coping utilizados. Foram identificadas diferenças estatisticamente significativas ao nível de um estilo de coping, o Desinvestimento comportamental, sendo que os sujeitos com PAE-DL pontuam mais alto nesta dimensão. Ainda, os sujeitos com PAE-DL apresentaram diferenças estatisticamente significativas em todos os tipos de falhas cognitivas. Foi ainda encontrada uma correlação entre os estilos de coping desadaptativos e as falhas cognitivas no grupo experimental. Serão discutidos os motivos subjacentes a estes resultados.Specific Learning Disability with Reading Deficit affects a substantial part of the world's population. Studies show that this disturbance is not restricted to the school context alone, perpetuating itself throughout the life of the affected ones. Because it is a disorder with an enormous possibility of causes, the cognitive difficulties caused by this disorder suggest the existence of limitations in the cognitive systems, which makes the individuals with DL-PAE present an increasing number of cognitive lapses in their daily lives. However, studies have shown that individuals with this disorder manage and compensate for their difficulties using coping strategies. From a sample composed of two groups, subjects with PAE-DL (N = 23) and without PAE-DL (N = 23), the differences between the cognitive failures and coping styles were evaluated. Statistically significant differences were identified at the level of a coping style, Behavioral Disinfestation, with subjects with PAE-DL punctuating higher in this dimension. Furthermore, subjects with PAE-DL presented statistically significant differences in all types of cognitive failures. A correlation was also found between maladaptive coping styles and cognitive failures in the experimental group. The reasons behind these results will be discussed.Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva FarinhaMaia, Luís Alberto Coelho RebeloSimões, Maria de Fátima de JesusuBibliorumSimples, Rafaela Maria da Silva2020-03-06T17:03:43Z2018-11-192018-10-082018-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9828TID:202357490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:53.971806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura
title As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura
spellingShingle As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura
Simples, Rafaela Maria da Silva
Adultos.
Estilos de Coping Adaptativos
Estilos de Coping Desadaptativos
Falhas Cognitivas de Atenção
Falhas Cognitivas de Memória
Falhas Cognitivas Motoras
Perturbação de Aprendizagem Específica Com Défice Na Leitura
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura
title_full As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura
title_fullStr As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura
title_full_unstemmed As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura
title_sort As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura
author Simples, Rafaela Maria da Silva
author_facet Simples, Rafaela Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha
Maia, Luís Alberto Coelho Rebelo
Simões, Maria de Fátima de Jesus
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Simples, Rafaela Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Adultos.
Estilos de Coping Adaptativos
Estilos de Coping Desadaptativos
Falhas Cognitivas de Atenção
Falhas Cognitivas de Memória
Falhas Cognitivas Motoras
Perturbação de Aprendizagem Específica Com Défice Na Leitura
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Adultos.
Estilos de Coping Adaptativos
Estilos de Coping Desadaptativos
Falhas Cognitivas de Atenção
Falhas Cognitivas de Memória
Falhas Cognitivas Motoras
Perturbação de Aprendizagem Específica Com Défice Na Leitura
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description A Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura afeta uma parte substancial da população mundial. Estudos mostram que esta perturbação não se restringe ao contexto escolar apenas, perpetuando-se ao longo da vida dos afetados. Por se tratar de uma perturbação com uma enorme possibilidade de causas, as dificuldades cognitivas causadas por esta perturbação sugerem a existência de limitações ao nível dos sistemas cognitivos, o que faz com que os sujeitos com PAE-DL apresentem um elevando número de lapsos cognitivos no seu quotidiano. Porém, estudos mostraram que os indivíduos com esta perturbação conseguem gerir e compensar as suas dificuldades através da utilização de estratégias de coping. Partindo de amostra composta por dois grupos, sujeitos com PAE-DL (N=23) e sem PAE-DL (N=23), foram avaliadas as diferenças entre em relação às falhas cognitivas e estilos de coping utilizados. Foram identificadas diferenças estatisticamente significativas ao nível de um estilo de coping, o Desinvestimento comportamental, sendo que os sujeitos com PAE-DL pontuam mais alto nesta dimensão. Ainda, os sujeitos com PAE-DL apresentaram diferenças estatisticamente significativas em todos os tipos de falhas cognitivas. Foi ainda encontrada uma correlação entre os estilos de coping desadaptativos e as falhas cognitivas no grupo experimental. Serão discutidos os motivos subjacentes a estes resultados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-19
2018-10-08
2018-11-19T00:00:00Z
2020-03-06T17:03:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9828
TID:202357490
url http://hdl.handle.net/10400.6/9828
identifier_str_mv TID:202357490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136390200426496