Falhas Cognitivas e Autoconceito em Adultos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com Défice de Leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Fábio André Tomé
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/7984
Resumo: A Teoria de Défice Fonológico atribui as dificuldades causada pela Perturbação da Aprendizagem Específica - Leitura (PAE-DL) a uma disfunção nos mecanismos de consciência fonética. Porém, diversos estudos sugerem que as dificuldades cognitivas causadas pela PAE-DL não se restringem ao domínio fonológico, existindo dados que sugerem a presença de limitações no funcionamento de outros sistemas cognitivos, o que faz com que os sujeitos com PAE-DL apresentem um elevado número de falhas cognitivas quotidianas, o que pode ter um impacto no autoconceito destes sujeitos. Este estudo procura averiguar a existência de um maior número de falhas quotidianas de memória, atenção e funcionamento motor de uma amostra de adultos com PAE-DL em comparação com um grupo de controlo; e a existência de diferenças de autoconceito, perceção de suporte social e perceção de autoeficácia entre estes dois grupos. Para este fim, foram utilizadas duas medidas de auto-relato: O Questionário e Falhas Cognitivas e o Inventário Clínico do Autoconceito. Os resultados obtidos sugerem que os participantes diagnosticados com PAE-DL apresentam um número significativamente maior de falhas quotidianas de memória, atenção e funcionamento motor. Porém, não se verificou a existência de diferenças significativas entre estes dois grupos a nível do autoconceito, perceção de aceitação social e perceção de autoeficácia. Os resultados obtidos no QFC sugerem que as limitações cognitivas quotidianas da população com PAE-DL não se restringem a tarefas que requerem processamento fonético e ao domínio académico, o que sugere que a explicação etiológica oferecida pela Teoria do Défice Fonológico é limitada. Assim, deve ser adotado um paradigma holístico para que se possa compreender na integra o funcionamento da PAE-DL e para que se possam desenvolver planos de intervenção adequados ás necessidades desta população.
id RCAP_f0c13808f05eead81fd1368f94a15207
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Falhas Cognitivas e Autoconceito em Adultos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com Défice de LeituraAdultosAutoconceitoFalhas CognitivasPertubação Específica da Aprendizagem Com Défice de LeituraValidade EcológicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA Teoria de Défice Fonológico atribui as dificuldades causada pela Perturbação da Aprendizagem Específica - Leitura (PAE-DL) a uma disfunção nos mecanismos de consciência fonética. Porém, diversos estudos sugerem que as dificuldades cognitivas causadas pela PAE-DL não se restringem ao domínio fonológico, existindo dados que sugerem a presença de limitações no funcionamento de outros sistemas cognitivos, o que faz com que os sujeitos com PAE-DL apresentem um elevado número de falhas cognitivas quotidianas, o que pode ter um impacto no autoconceito destes sujeitos. Este estudo procura averiguar a existência de um maior número de falhas quotidianas de memória, atenção e funcionamento motor de uma amostra de adultos com PAE-DL em comparação com um grupo de controlo; e a existência de diferenças de autoconceito, perceção de suporte social e perceção de autoeficácia entre estes dois grupos. Para este fim, foram utilizadas duas medidas de auto-relato: O Questionário e Falhas Cognitivas e o Inventário Clínico do Autoconceito. Os resultados obtidos sugerem que os participantes diagnosticados com PAE-DL apresentam um número significativamente maior de falhas quotidianas de memória, atenção e funcionamento motor. Porém, não se verificou a existência de diferenças significativas entre estes dois grupos a nível do autoconceito, perceção de aceitação social e perceção de autoeficácia. Os resultados obtidos no QFC sugerem que as limitações cognitivas quotidianas da população com PAE-DL não se restringem a tarefas que requerem processamento fonético e ao domínio académico, o que sugere que a explicação etiológica oferecida pela Teoria do Défice Fonológico é limitada. Assim, deve ser adotado um paradigma holístico para que se possa compreender na integra o funcionamento da PAE-DL e para que se possam desenvolver planos de intervenção adequados ás necessidades desta população.The Phonological Deficit Theory postulates that the difficulties caused by Specific Learning Disability with Reading Deficit (PAE-DL) are caused by a dysfunction in phonetic awareness mechanisms. However, several studies suggest that the cognitive difficulties caused by PAE-DL are not restricted to the phonological domain, with some data suggesting the presence of limitations in the functioning of other cognitive systems, which makes the subjects with PAE-DL produce a elevated number of everyday cognitive failures, which may have an impact on the self-concept of these subjects. This study seeks to ascertain the existence of a greater number of eveyday failures of memory, attention and motor functioning of a sample of adults with PAE-DL compared to a control group; and the existence of differences of self-concept, perception of social support and perception of self-efficacy between these two groups. For this purpose, two self-report measures were used: The Cognitive Failures Questionnaire and the Clinical Inventory of Self-Concept. The results of this study suggest that the participants diagnosed with PAE-DL present a significantly greater number of eveyday failures of memory, attention and motor functioning. However, it was not verified the existence of significant differences between these two groups in terms of self-concept, perception of social acceptance and perception of self-efficacy. The results in the QFC suggests that the everyday cognitive limitations of the PAE-DL population are not restricted to activities that require phonetic processing and to the academic domain, what suggests that the etiological explanation offered by the Phonological Deficit heory is limited. Thus, a holistic paradigm must be adopted in order to fully understand the functioning of the PAE-DL and to develop intervention plans appropriate to the needs of this population.Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva FarinhaMaia, Luís Alberto Coelho RebeloSimões, Maria de Fátima de JesusuBibliorumMonteiro, Fábio André Tomé2019-12-18T17:24:45Z2017-6-262017-07-242017-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7984TID:202341062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T04:56:36Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:25.264271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Falhas Cognitivas e Autoconceito em Adultos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com Défice de Leitura
title Falhas Cognitivas e Autoconceito em Adultos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com Défice de Leitura
spellingShingle Falhas Cognitivas e Autoconceito em Adultos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com Défice de Leitura
Monteiro, Fábio André Tomé
Adultos
Autoconceito
Falhas Cognitivas
Pertubação Específica da Aprendizagem Com Défice de Leitura
Validade Ecológica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Falhas Cognitivas e Autoconceito em Adultos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com Défice de Leitura
title_full Falhas Cognitivas e Autoconceito em Adultos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com Défice de Leitura
title_fullStr Falhas Cognitivas e Autoconceito em Adultos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com Défice de Leitura
title_full_unstemmed Falhas Cognitivas e Autoconceito em Adultos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com Défice de Leitura
title_sort Falhas Cognitivas e Autoconceito em Adultos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com Défice de Leitura
author Monteiro, Fábio André Tomé
author_facet Monteiro, Fábio André Tomé
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha
Maia, Luís Alberto Coelho Rebelo
Simões, Maria de Fátima de Jesus
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Fábio André Tomé
dc.subject.por.fl_str_mv Adultos
Autoconceito
Falhas Cognitivas
Pertubação Específica da Aprendizagem Com Défice de Leitura
Validade Ecológica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Adultos
Autoconceito
Falhas Cognitivas
Pertubação Específica da Aprendizagem Com Défice de Leitura
Validade Ecológica
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description A Teoria de Défice Fonológico atribui as dificuldades causada pela Perturbação da Aprendizagem Específica - Leitura (PAE-DL) a uma disfunção nos mecanismos de consciência fonética. Porém, diversos estudos sugerem que as dificuldades cognitivas causadas pela PAE-DL não se restringem ao domínio fonológico, existindo dados que sugerem a presença de limitações no funcionamento de outros sistemas cognitivos, o que faz com que os sujeitos com PAE-DL apresentem um elevado número de falhas cognitivas quotidianas, o que pode ter um impacto no autoconceito destes sujeitos. Este estudo procura averiguar a existência de um maior número de falhas quotidianas de memória, atenção e funcionamento motor de uma amostra de adultos com PAE-DL em comparação com um grupo de controlo; e a existência de diferenças de autoconceito, perceção de suporte social e perceção de autoeficácia entre estes dois grupos. Para este fim, foram utilizadas duas medidas de auto-relato: O Questionário e Falhas Cognitivas e o Inventário Clínico do Autoconceito. Os resultados obtidos sugerem que os participantes diagnosticados com PAE-DL apresentam um número significativamente maior de falhas quotidianas de memória, atenção e funcionamento motor. Porém, não se verificou a existência de diferenças significativas entre estes dois grupos a nível do autoconceito, perceção de aceitação social e perceção de autoeficácia. Os resultados obtidos no QFC sugerem que as limitações cognitivas quotidianas da população com PAE-DL não se restringem a tarefas que requerem processamento fonético e ao domínio académico, o que sugere que a explicação etiológica oferecida pela Teoria do Défice Fonológico é limitada. Assim, deve ser adotado um paradigma holístico para que se possa compreender na integra o funcionamento da PAE-DL e para que se possam desenvolver planos de intervenção adequados ás necessidades desta população.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-6-26
2017-07-24
2017-07-24T00:00:00Z
2019-12-18T17:24:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/7984
TID:202341062
url http://hdl.handle.net/10400.6/7984
identifier_str_mv TID:202341062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136378154385408