As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/9828 |
Resumo: | A Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura afeta uma parte substancial da população mundial. Estudos mostram que esta perturbação não se restringe ao contexto escolar apenas, perpetuando-se ao longo da vida dos afetados. Por se tratar de uma perturbação com uma enorme possibilidade de causas, as dificuldades cognitivas causadas por esta perturbação sugerem a existência de limitações ao nível dos sistemas cognitivos, o que faz com que os sujeitos com PAE-DL apresentem um elevando número de lapsos cognitivos no seu quotidiano. Porém, estudos mostraram que os indivíduos com esta perturbação conseguem gerir e compensar as suas dificuldades através da utilização de estratégias de coping. Partindo de amostra composta por dois grupos, sujeitos com PAE-DL (N=23) e sem PAE-DL (N=23), foram avaliadas as diferenças entre em relação às falhas cognitivas e estilos de coping utilizados. Foram identificadas diferenças estatisticamente significativas ao nível de um estilo de coping, o Desinvestimento comportamental, sendo que os sujeitos com PAE-DL pontuam mais alto nesta dimensão. Ainda, os sujeitos com PAE-DL apresentaram diferenças estatisticamente significativas em todos os tipos de falhas cognitivas. Foi ainda encontrada uma correlação entre os estilos de coping desadaptativos e as falhas cognitivas no grupo experimental. Serão discutidos os motivos subjacentes a estes resultados. |
id |
RCAP_5e40517e20da30e6e37142253d57998f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9828 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na LeituraAdultos.Estilos de Coping AdaptativosEstilos de Coping DesadaptativosFalhas Cognitivas de AtençãoFalhas Cognitivas de MemóriaFalhas Cognitivas MotorasPerturbação de Aprendizagem Específica Com Défice Na LeituraDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaA Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura afeta uma parte substancial da população mundial. Estudos mostram que esta perturbação não se restringe ao contexto escolar apenas, perpetuando-se ao longo da vida dos afetados. Por se tratar de uma perturbação com uma enorme possibilidade de causas, as dificuldades cognitivas causadas por esta perturbação sugerem a existência de limitações ao nível dos sistemas cognitivos, o que faz com que os sujeitos com PAE-DL apresentem um elevando número de lapsos cognitivos no seu quotidiano. Porém, estudos mostraram que os indivíduos com esta perturbação conseguem gerir e compensar as suas dificuldades através da utilização de estratégias de coping. Partindo de amostra composta por dois grupos, sujeitos com PAE-DL (N=23) e sem PAE-DL (N=23), foram avaliadas as diferenças entre em relação às falhas cognitivas e estilos de coping utilizados. Foram identificadas diferenças estatisticamente significativas ao nível de um estilo de coping, o Desinvestimento comportamental, sendo que os sujeitos com PAE-DL pontuam mais alto nesta dimensão. Ainda, os sujeitos com PAE-DL apresentaram diferenças estatisticamente significativas em todos os tipos de falhas cognitivas. Foi ainda encontrada uma correlação entre os estilos de coping desadaptativos e as falhas cognitivas no grupo experimental. Serão discutidos os motivos subjacentes a estes resultados.Specific Learning Disability with Reading Deficit affects a substantial part of the world's population. Studies show that this disturbance is not restricted to the school context alone, perpetuating itself throughout the life of the affected ones. Because it is a disorder with an enormous possibility of causes, the cognitive difficulties caused by this disorder suggest the existence of limitations in the cognitive systems, which makes the individuals with DL-PAE present an increasing number of cognitive lapses in their daily lives. However, studies have shown that individuals with this disorder manage and compensate for their difficulties using coping strategies. From a sample composed of two groups, subjects with PAE-DL (N = 23) and without PAE-DL (N = 23), the differences between the cognitive failures and coping styles were evaluated. Statistically significant differences were identified at the level of a coping style, Behavioral Disinfestation, with subjects with PAE-DL punctuating higher in this dimension. Furthermore, subjects with PAE-DL presented statistically significant differences in all types of cognitive failures. A correlation was also found between maladaptive coping styles and cognitive failures in the experimental group. The reasons behind these results will be discussed.Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva FarinhaMaia, Luís Alberto Coelho RebeloSimões, Maria de Fátima de JesusuBibliorumSimples, Rafaela Maria da Silva2020-03-06T17:03:43Z2018-11-192018-10-082018-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9828TID:202357490porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:08Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:53.971806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura |
title |
As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura |
spellingShingle |
As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura Simples, Rafaela Maria da Silva Adultos. Estilos de Coping Adaptativos Estilos de Coping Desadaptativos Falhas Cognitivas de Atenção Falhas Cognitivas de Memória Falhas Cognitivas Motoras Perturbação de Aprendizagem Específica Com Défice Na Leitura Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura |
title_full |
As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura |
title_fullStr |
As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura |
title_full_unstemmed |
As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura |
title_sort |
As falhas Cognitivas e as estratégias de Coping em Adultos com Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura |
author |
Simples, Rafaela Maria da Silva |
author_facet |
Simples, Rafaela Maria da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha Maia, Luís Alberto Coelho Rebelo Simões, Maria de Fátima de Jesus uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simples, Rafaela Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adultos. Estilos de Coping Adaptativos Estilos de Coping Desadaptativos Falhas Cognitivas de Atenção Falhas Cognitivas de Memória Falhas Cognitivas Motoras Perturbação de Aprendizagem Específica Com Défice Na Leitura Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Adultos. Estilos de Coping Adaptativos Estilos de Coping Desadaptativos Falhas Cognitivas de Atenção Falhas Cognitivas de Memória Falhas Cognitivas Motoras Perturbação de Aprendizagem Específica Com Défice Na Leitura Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
A Perturbação de Aprendizagem Específica com Défice na Leitura afeta uma parte substancial da população mundial. Estudos mostram que esta perturbação não se restringe ao contexto escolar apenas, perpetuando-se ao longo da vida dos afetados. Por se tratar de uma perturbação com uma enorme possibilidade de causas, as dificuldades cognitivas causadas por esta perturbação sugerem a existência de limitações ao nível dos sistemas cognitivos, o que faz com que os sujeitos com PAE-DL apresentem um elevando número de lapsos cognitivos no seu quotidiano. Porém, estudos mostraram que os indivíduos com esta perturbação conseguem gerir e compensar as suas dificuldades através da utilização de estratégias de coping. Partindo de amostra composta por dois grupos, sujeitos com PAE-DL (N=23) e sem PAE-DL (N=23), foram avaliadas as diferenças entre em relação às falhas cognitivas e estilos de coping utilizados. Foram identificadas diferenças estatisticamente significativas ao nível de um estilo de coping, o Desinvestimento comportamental, sendo que os sujeitos com PAE-DL pontuam mais alto nesta dimensão. Ainda, os sujeitos com PAE-DL apresentaram diferenças estatisticamente significativas em todos os tipos de falhas cognitivas. Foi ainda encontrada uma correlação entre os estilos de coping desadaptativos e as falhas cognitivas no grupo experimental. Serão discutidos os motivos subjacentes a estes resultados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-19 2018-10-08 2018-11-19T00:00:00Z 2020-03-06T17:03:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/9828 TID:202357490 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/9828 |
identifier_str_mv |
TID:202357490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136390200426496 |