Hábitos e comportamentos do consumidor de moda sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Carolina Saraiva Marques Diogo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26777
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
id RCAP_5e455341db6ea9ea591fea18aa0d0534
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26777
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hábitos e comportamentos do consumidor de moda sustentávelSustentabilidadeSlow-FashionModa sustentávelHábitos e Comportamento do ConsumidorInfluência na Compra SustentávelSustainabilitySustainable FashionConsumer Habits and BehaviorInfluence on Sustainable BuyingMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisOs consumidores estão cada vez mais preocupados com os desafios ambientais e sociais que atualmente se enfrenta. Temos assistido a um crescente movimento de apoio às práticas sustentáveis no setor têxtil, com o objetivo de garantir que os recursos utilizados não comprometem os do futuro. Esta pressão feita pelos consumidores tem mostrado efeito nas marcas, que têm apostado cada vez mais na produção sustentável. Estas práticas sustentáveis no setor são denominadas de moda sustentável que procura combater os impactos negativos, tanto a nível social como ambiental, desta indústria conhecida como uma das mais poluentes. O presente estudo pretende perceber quais os influenciadores na compra de artigos de moda sustentável, os hábitos e comportamentos do consumidor na compra, na utilização e pós-compra. Para dar resposta a estas questões, foi utilizada uma abordagem qualitativa com recurso a entrevistas em profundidade, semiestruturadas. Os resultados mostraram que o consumidor opta maioritariamente por comprar produtos em marcas mais pequenas e portuguesas, não mostrando grande confiança pelos produtos sustentáveis das fast fashion. No entanto, devido ao preço elevado destes produtos, continuam a comprar artigos em marcas fast fashion. Os consumidores são influenciados por fatores externos na compra de moda sustentável, mostrando também algum conhecimento sobre o tema. No momento de descarte, parte dos consumidores ainda não sabe exatamente o que fazer, contudo optam por descartar para locais dos quais conhecem o destino final. A nível académico, este estudo analisa variáveis que, do conhecimento da autora, não foram estudadas simultaneamente. Pretende-se trazer maior consciencialização para os problemas ambientais deste setor. A nível empresarial, existe um crescimento de marcas de moda sustentáveis portuguesas, tornando-se este estudo uma referência para o conhecimento do comportamento do consumidor, de modo a construir estratégia das marcas.Consumers are increasingly concerned about the environmental and social challenges currently being faced. We have witnessed a growing movement to support sustainable practices in the textile sector, with the aim of ensuring that the resources used do not compromise those of the future. This pressure from consumers has influenced brands, which have increasingly invested in sustainable production. These sustainable practices in the sector are called sustainable fashion, which seeks to combat the negative impacts, both socially and environmentally, of this industry known as one of the most polluting. The present study aims to understand what the influencers in the purchase of sustainable fashion items are, the habits and behaviors of the consumer in the purchase, use and post-purchase. To answer these questions, a qualitative approach was used, using semi-structured in-depth interviews. The results showed that the consumer mostly chooses to buy products from smaller, Portuguese brands, not showing much confidence in sustainable fast fashion products. However, due to the high price of these products, they continue to buy items in fast fashion brands. Consumers are influenced by external factors when buying sustainable fashion, also showing some knowledge on the subject. At the time of disposal, part of the consumers still does not know exactly what to do, however they choose to discard to places of which they know the final destination. On an academic level, this study analyzes variables that, to the author's knowledge, have not been studied simultaneously. It is intended to bring greater awareness to the environmental problems of this sector. At the business level, there is a growth of Portuguese sustainable fashion brands, making this study a reference for the knowledge of consumer behavior, to build brand strategy.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, SandraRepositório da Universidade de LisboaHenriques, Carolina Saraiva Marques Diogo2023-07-01T00:30:22Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26777porHenriques, Carolina Saraiva Marques Diogo (2022). “Hábitos e comportamentos do consumidor de moda sustentável". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-02T01:31:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:21.510143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hábitos e comportamentos do consumidor de moda sustentável
title Hábitos e comportamentos do consumidor de moda sustentável
spellingShingle Hábitos e comportamentos do consumidor de moda sustentável
Henriques, Carolina Saraiva Marques Diogo
Sustentabilidade
Slow-Fashion
Moda sustentável
Hábitos e Comportamento do Consumidor
Influência na Compra Sustentável
Sustainability
Sustainable Fashion
Consumer Habits and Behavior
Influence on Sustainable Buying
title_short Hábitos e comportamentos do consumidor de moda sustentável
title_full Hábitos e comportamentos do consumidor de moda sustentável
title_fullStr Hábitos e comportamentos do consumidor de moda sustentável
title_full_unstemmed Hábitos e comportamentos do consumidor de moda sustentável
title_sort Hábitos e comportamentos do consumidor de moda sustentável
author Henriques, Carolina Saraiva Marques Diogo
author_facet Henriques, Carolina Saraiva Marques Diogo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Carolina Saraiva Marques Diogo
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Slow-Fashion
Moda sustentável
Hábitos e Comportamento do Consumidor
Influência na Compra Sustentável
Sustainability
Sustainable Fashion
Consumer Habits and Behavior
Influence on Sustainable Buying
topic Sustentabilidade
Slow-Fashion
Moda sustentável
Hábitos e Comportamento do Consumidor
Influência na Compra Sustentável
Sustainability
Sustainable Fashion
Consumer Habits and Behavior
Influence on Sustainable Buying
description Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10
2022-10-01T00:00:00Z
2023-07-01T00:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26777
url http://hdl.handle.net/10400.5/26777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Henriques, Carolina Saraiva Marques Diogo (2022). “Hábitos e comportamentos do consumidor de moda sustentável". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131200334331904