Fatores influenciadores da compra de vestuário sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23642 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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Fatores influenciadores da compra de vestuário sustentávelModa sustentávelAttitude Behavior GapConsumo sustentávelSustentabilidadeComportamento do consumidorComportamento de compraSustainable fashionSustainable consumptionSustainabilityConsumer behaviorBuying behaviorMestrado Bolonha em MarketingOs problemas ambientais e sociais derivados do setor do vestuário estão cada vez mais proeminentes na sociedade. Desta consciência advém uma maior oferta de produtos sustentáveis, contudo o consumo destes continua a ser reduzido, existindo um Attitude Behavior Gap. O presente trabalho pretende estudar quais são os principais fatores influenciadores da compra de vestuário sustentável e perceber se existe Attitude Behavior Gap. Para dar resposta à questão de investigação foi desenvolvido um estudo mono-método, quantitativo através de um inquérito online, onde é avaliada a influência de fatores sociodemográficos, e de fatores internos e externos na compra de vestuário sustentável. Os resultados mostram evidência de um gap entre as atitudes e comportamento dos consumidores na compra de vestuário sustentável e que os principais fatores influenciadores dessa compra são a idade, nível de rendimento, atitude, preço, imagem, locus de controlo e conhecimento. O impacto dos fatores analisados na compra de vestuário sustentável é relevante para as marcas, pois faz com que estas conheçam melhor o seu consumidor e percebam quais os seus desejos e incertezas. Através do estudo, torna-se relevante para as marcas chegarem a consumidores jovens de forma mais eficiente, reverem o preço das suas peças e investir na educação e divulgação da temática.The environmental and social problems derived from the clothing industry are increasingly prominent in society. From this awareness comes a greater offer of sustainable products, however their consumption remains low, revealing an Attitude Behavior Gap. This study aims to study which are the main factors influencing the purchase of sustainable clothing and to understand if there is an Attitude Behavior Gap. To answer the research question, a mono-method, quantitative study was developed through an online survey, where the influence of socio-demographic factors, internal and external factors on the purchase of sustainable clothing is evaluated. The results show evidence of a gap between consumer attitudes and behaviour in the purchase of sustainable clothing and that the main factors influencing this purchase are age, income level, attitude, price, image, locus of control and knowledge. The impact of the analysed factors on the purchase of sustainable clothing is relevant for brands because it makes them know their consumer better and understand what their desires and uncertainties are. Through the study, it becomes relevant for brands to reach young consumers in a more efficient way, review the price of their garments and invest in education and dissemination of the theme.Gonçalves, HelenaRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Ana Rita Oliveira2022-02-21T19:23:17Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23642porFernandes, Ana Rita Oliveira (2021). “Fatores influenciadores da compra de vestuário sustentável”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:12Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:49.947338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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