Comunicação nas Organizações: para além da lógica do Marketing, a “Arte da acção comunicacional”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15845 |
Resumo: | Multiforme e inevitável, a comunicação é, nas organizações, a incompreendida da casa. De forma mais ou menos consciente todos sabem que é impossível “não comunicar”, muitos suspeitam da ligação entre a comunicação e os desempenhos organizacionais e das repercussões daí advenientes, dentro e fora de portas, a nível institucional e pessoal. Não são tantas, e sobretudo são tímidas, as iniciativas que passam da suspeição ao investimento na força da acção comunicacional para fazer face aos grandes desafios que os contextos actuais colocam à vida das organizações. Ousar ir além das tradicionais e tipificadas “modalidades de comunicação”, às vezes apenas simpáticos adereços da vida das organizações, “em tudo diferentes da esperança” na acção comunicacional, é privilégio de poucos. Contudo, na identidade partilhada e projectada, que se realiza na e pela comunicação, fruto de negociações e de encontros, poderia residir parte da “fórmula mágica” capaz de enfrentar os processos de mudança, de cumprir os desideratos da qualidade, de responder aos desafios da competitividade e à responsabilidade social a que as organizações não podem eximir-se, seja por opção própria e fidelidade ao ethos que as delimita, seja por exigência dos cidadãos, mais conscientes dos seus direitos como consumidores. |
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Comunicação nas Organizações: para além da lógica do Marketing, a “Arte da acção comunicacional”Multiforme e inevitável, a comunicação é, nas organizações, a incompreendida da casa. De forma mais ou menos consciente todos sabem que é impossível “não comunicar”, muitos suspeitam da ligação entre a comunicação e os desempenhos organizacionais e das repercussões daí advenientes, dentro e fora de portas, a nível institucional e pessoal. Não são tantas, e sobretudo são tímidas, as iniciativas que passam da suspeição ao investimento na força da acção comunicacional para fazer face aos grandes desafios que os contextos actuais colocam à vida das organizações. Ousar ir além das tradicionais e tipificadas “modalidades de comunicação”, às vezes apenas simpáticos adereços da vida das organizações, “em tudo diferentes da esperança” na acção comunicacional, é privilégio de poucos. Contudo, na identidade partilhada e projectada, que se realiza na e pela comunicação, fruto de negociações e de encontros, poderia residir parte da “fórmula mágica” capaz de enfrentar os processos de mudança, de cumprir os desideratos da qualidade, de responder aos desafios da competitividade e à responsabilidade social a que as organizações não podem eximir-se, seja por opção própria e fidelidade ao ethos que as delimita, seja por exigência dos cidadãos, mais conscientes dos seus direitos como consumidores.Universidade de Aveiro2005-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15845https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15845SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 503-512SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 503-512SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2005: 4º SOPCOM: “Repensar os Media: Novos Contextos da Comunicação e da Informação”; 503-512reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15845https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15845/11069Gonçalves, Maria Helena Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:53:58Zoai:proa.ua.pt:article/15845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:59.742034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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