Comunicação nas Organizações: para além da lógica do Marketing, a “Arte da acção comunicacional”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Helena Sousa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15845
Resumo: Multiforme e inevitável, a comunicação é, nas organizações, a incompreendida da casa. De forma mais ou menos consciente todos sabem que é impossível “não comunicar”,  muitos suspeitam da ligação entre a comunicação e os desempenhos organizacionais e das repercussões daí advenientes, dentro e fora de portas, a nível institucional e pessoal. Não são tantas, e sobretudo são tímidas, as iniciativas que passam da suspeição ao investimento na força da acção comunicacional para fazer face aos grandes desafios que os contextos actuais colocam à vida das organizações. Ousar ir além das tradicionais e tipificadas “modalidades de comunicação”, às vezes apenas simpáticos adereços da vida das organizações, “em tudo diferentes da esperança” na acção comunicacional, é privilégio de poucos. Contudo, na  identidade partilhada e projectada, que se realiza na e pela comunicação, fruto de negociações e de encontros, poderia residir parte da “fórmula mágica” capaz de enfrentar os processos de mudança, de cumprir os desideratos da qualidade, de responder aos desafios da  competitividade e à responsabilidade social a que as organizações não podem eximir-se, seja por opção própria e fidelidade ao ethos que as delimita, seja por exigência dos cidadãos, mais conscientes dos seus direitos como consumidores.
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