Participação infantil, jogo e valores sociais em jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Cláudia Raquel Sousa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12771
Resumo: O presente trabalho descreve o projeto desenvolvido durante o período de estágio curricular do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro, junto de um grupo de crianças em jardim-de-infância, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Na base da nossa intervenção pedagógica esteve a convenção dos direitos da criança, com atenção especial ao 12.º artigo o qual remete para o direito à participação. A observação do nosso grupo de crianças permitiu-nos perceber a importância de trabalhar a área de desenvolvimento pessoal e social, mobilizando a participação da criança em torno de determinados valores sociais. Considerámos o jogo como uma estratégia interessante para aliar o incentivo à participação das crianças com a exploração de valores e comportamentos sociais desejáveis. Assim, procurámos perceber até que ponto seria possível trabalhar valores sociais através de atividades de jogo, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade crítica e participativa das crianças. Apesar das limitações inerentes a uma intervenção como a nossa, em contexto de estágio, olhando o processo e resultados da nossa proposta pedagógica, concluímos que, ainda que de forma ténue, se verificaram algumas modificações positivas nos comportamentos das crianças. No final, as crianças pareciam estar mais dispostas a expressar as suas opiniões e a resolver autonomamente os seus conflitos. O jogo parece ter sido uma boa estratégia de ensino. Concluímos ainda que, enquanto futuras educadoras/professoras, ainda temos muito a melhorar no processo de atenção às capacidades e possibilidades de participação das crianças.
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