Participação infantil, jogo e valores sociais em jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12771 |
Resumo: | O presente trabalho descreve o projeto desenvolvido durante o período de estágio curricular do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro, junto de um grupo de crianças em jardim-de-infância, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Na base da nossa intervenção pedagógica esteve a convenção dos direitos da criança, com atenção especial ao 12.º artigo o qual remete para o direito à participação. A observação do nosso grupo de crianças permitiu-nos perceber a importância de trabalhar a área de desenvolvimento pessoal e social, mobilizando a participação da criança em torno de determinados valores sociais. Considerámos o jogo como uma estratégia interessante para aliar o incentivo à participação das crianças com a exploração de valores e comportamentos sociais desejáveis. Assim, procurámos perceber até que ponto seria possível trabalhar valores sociais através de atividades de jogo, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade crítica e participativa das crianças. Apesar das limitações inerentes a uma intervenção como a nossa, em contexto de estágio, olhando o processo e resultados da nossa proposta pedagógica, concluímos que, ainda que de forma ténue, se verificaram algumas modificações positivas nos comportamentos das crianças. No final, as crianças pareciam estar mais dispostas a expressar as suas opiniões e a resolver autonomamente os seus conflitos. O jogo parece ter sido uma boa estratégia de ensino. Concluímos ainda que, enquanto futuras educadoras/professoras, ainda temos muito a melhorar no processo de atenção às capacidades e possibilidades de participação das crianças. |
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Participação infantil, jogo e valores sociais em jardim de infânciaEducação pré-escolarDireitos das criançasDesenvolvimento das criançasEnsino de valoresComportamento lúdico infantilO presente trabalho descreve o projeto desenvolvido durante o período de estágio curricular do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro, junto de um grupo de crianças em jardim-de-infância, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Na base da nossa intervenção pedagógica esteve a convenção dos direitos da criança, com atenção especial ao 12.º artigo o qual remete para o direito à participação. A observação do nosso grupo de crianças permitiu-nos perceber a importância de trabalhar a área de desenvolvimento pessoal e social, mobilizando a participação da criança em torno de determinados valores sociais. Considerámos o jogo como uma estratégia interessante para aliar o incentivo à participação das crianças com a exploração de valores e comportamentos sociais desejáveis. Assim, procurámos perceber até que ponto seria possível trabalhar valores sociais através de atividades de jogo, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade crítica e participativa das crianças. Apesar das limitações inerentes a uma intervenção como a nossa, em contexto de estágio, olhando o processo e resultados da nossa proposta pedagógica, concluímos que, ainda que de forma ténue, se verificaram algumas modificações positivas nos comportamentos das crianças. No final, as crianças pareciam estar mais dispostas a expressar as suas opiniões e a resolver autonomamente os seus conflitos. O jogo parece ter sido uma boa estratégia de ensino. Concluímos ainda que, enquanto futuras educadoras/professoras, ainda temos muito a melhorar no processo de atenção às capacidades e possibilidades de participação das crianças.In this paper it’s presented a study done during an Infant Education and Basic Compulsory Education Masters Degree’s traineeship from the University of Aveiro. It was done in a context of a preschoolers’ class of twenty- one children, between the ages of three and six years old. The basis of our pedagogical intervention is the children rights convention, in particular the 12th article that tell us about the children’s participation right. The observation of our group of children allow us to realize the importance of working the field of personal and social development, mobilizing the participation of the children when it comes to certain social values. We considerate the game an interesting strategy to ally the exploration of desirable social values and behaviors. Thus we tried to understand how it could be possible to work the social values through the game activities, doing this way, a contribution to the expansion of the critical and participative capacity of the children. Despite the limitations of our traineeship’s intervention, looking back at the results of our pedagogical proposition, we concluded that some mild modifications were visible in the children’s behavior. In the end children look more disposed to express their opinions and to resolve on their own the typical class conflicts. The game seems to have been a good strategy of teaching. We also concluded that as future infant teachers/teachers we still have a lot to improve in the process of the children’s participation capacities and possibilities.Universidade de Aveiro2014-11-05T19:36:46Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12771TID:201570572porMarques, Cláudia Raquel Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:19Zoai:ria.ua.pt:10773/12771Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:52.030232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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