O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62056 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_5e5374dd1272a4e346c97764dce05611 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62056 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ambiente educativo e a promoção das relações entre criançasThe educational environment and the promotion of relationships between childrenConflito interpessoalDesenvolvimento socio-emocionalEducação pré-escolarInterpersonal conflictPre-school educationSocial-emotional developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório é parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e surge no âmbito da Unidade Curricular de Estágio. O relatório descreve e analisa um projeto de intervenção pedagógica supervisionada desenvolvido em contexto de jardim-de-infância. A temática do projeto sob o título “O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças”, surgiu devido à observação de frequentes situações de conflito entre pares e visou melhorar as relações entre pares e promover a capacidade de resolução de conflitos interpessoais. Este projeto também procurou sensibilizar as crianças para os valores sociais da partilha e da cooperação. Tendo presente estes objetivos, foram delineadas estratégias de intervenção pedagógica que respondessem às dificuldades de relacionamento observadas no grupo. Estas estratégias focalizaram-se sobretudo na reorganização do espaço pedagógico, na leitura de histórias, na realização de jogos e outras atividades envolvendo a cooperação entre pares. O projeto contribuiu para mudanças positivas nas relações interpessoais no grupo, para a diminuição dos conflitos e para a tomada de consciência de emoções e de valores sociais. A realização deste projeto permitiu compreender que o conflito interpessoal é um fenómeno natural e uma realidade em qualquer contexto educativo. Por isso é fundamental que os adultos conheçam e integrem as estratégias de resolução de conflitos no quotidiano educativo, apoiem e encorajarem as crianças na resolução de problemas interpessoais reconhecendo para tal a importância que o próprio ambiente pedagógico tem nestas aprendizagens.The present report is integrated in the study programme of the Pre-School Education Master and it is included in the Internship Curricular Unit. The report describes and analyzes a supervised pedagogic interventional project developed in a kindergarten context. The project’s thematic with the title “The educational environment and the promotion of relationships between children” has aroused due to the observation of frequent conflict situations between peers and aimed to improve relations and promote the ability to resolve interpersonal conflicts. This project also sought to sensitize children to the social values of sharing and cooperation. Taking into account these goals, strategies for pedagogical intervention were designed in order to respond to difficulties of relationships observed in the group. These strategies were mainly focused on the reorganization of pedagogical space, reading stories, playing games and other activities involving peer cooperation. The project contributed to positive changes in interpersonal relationships in the group, to reduce conflicts and to create awareness regarding emotions and social values. The implementation of this project allowed to understand that interpersonal conflict is a natural phenomenon and it is a reality in any educational context. For this reason is fundamental for adults to know how to integrate conflict’s resolution strategies in daily education, supporting and encouraging children to solve interpersonal problems by recognizing the importance that the educational environment itself has in these learnings.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoFaria, Ana Rita Castro20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62056por202294110info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:15.574726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças The educational environment and the promotion of relationships between children |
title |
O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças |
spellingShingle |
O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças Faria, Ana Rita Castro Conflito interpessoal Desenvolvimento socio-emocional Educação pré-escolar Interpersonal conflict Pre-school education Social-emotional development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças |
title_full |
O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças |
title_fullStr |
O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças |
title_full_unstemmed |
O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças |
title_sort |
O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças |
author |
Faria, Ana Rita Castro |
author_facet |
Faria, Ana Rita Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Ana Rita Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conflito interpessoal Desenvolvimento socio-emocional Educação pré-escolar Interpersonal conflict Pre-school education Social-emotional development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Conflito interpessoal Desenvolvimento socio-emocional Educação pré-escolar Interpersonal conflict Pre-school education Social-emotional development Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/62056 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/62056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202294110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132372421050368 |