O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Ana Rita Castro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62056
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_5e5374dd1272a4e346c97764dce05611
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62056
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ambiente educativo e a promoção das relações entre criançasThe educational environment and the promotion of relationships between childrenConflito interpessoalDesenvolvimento socio-emocionalEducação pré-escolarInterpersonal conflictPre-school educationSocial-emotional developmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório é parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e surge no âmbito da Unidade Curricular de Estágio. O relatório descreve e analisa um projeto de intervenção pedagógica supervisionada desenvolvido em contexto de jardim-de-infância. A temática do projeto sob o título “O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças”, surgiu devido à observação de frequentes situações de conflito entre pares e visou melhorar as relações entre pares e promover a capacidade de resolução de conflitos interpessoais. Este projeto também procurou sensibilizar as crianças para os valores sociais da partilha e da cooperação. Tendo presente estes objetivos, foram delineadas estratégias de intervenção pedagógica que respondessem às dificuldades de relacionamento observadas no grupo. Estas estratégias focalizaram-se sobretudo na reorganização do espaço pedagógico, na leitura de histórias, na realização de jogos e outras atividades envolvendo a cooperação entre pares. O projeto contribuiu para mudanças positivas nas relações interpessoais no grupo, para a diminuição dos conflitos e para a tomada de consciência de emoções e de valores sociais. A realização deste projeto permitiu compreender que o conflito interpessoal é um fenómeno natural e uma realidade em qualquer contexto educativo. Por isso é fundamental que os adultos conheçam e integrem as estratégias de resolução de conflitos no quotidiano educativo, apoiem e encorajarem as crianças na resolução de problemas interpessoais reconhecendo para tal a importância que o próprio ambiente pedagógico tem nestas aprendizagens.The present report is integrated in the study programme of the Pre-School Education Master and it is included in the Internship Curricular Unit. The report describes and analyzes a supervised pedagogic interventional project developed in a kindergarten context. The project’s thematic with the title “The educational environment and the promotion of relationships between children” has aroused due to the observation of frequent conflict situations between peers and aimed to improve relations and promote the ability to resolve interpersonal conflicts. This project also sought to sensitize children to the social values of sharing and cooperation. Taking into account these goals, strategies for pedagogical intervention were designed in order to respond to difficulties of relationships observed in the group. These strategies were mainly focused on the reorganization of pedagogical space, reading stories, playing games and other activities involving peer cooperation. The project contributed to positive changes in interpersonal relationships in the group, to reduce conflicts and to create awareness regarding emotions and social values. The implementation of this project allowed to understand that interpersonal conflict is a natural phenomenon and it is a reality in any educational context. For this reason is fundamental for adults to know how to integrate conflict’s resolution strategies in daily education, supporting and encouraging children to solve interpersonal problems by recognizing the importance that the educational environment itself has in these learnings.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoFaria, Ana Rita Castro20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62056por202294110info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:15.574726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças
The educational environment and the promotion of relationships between children
title O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças
spellingShingle O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças
Faria, Ana Rita Castro
Conflito interpessoal
Desenvolvimento socio-emocional
Educação pré-escolar
Interpersonal conflict
Pre-school education
Social-emotional development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças
title_full O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças
title_fullStr O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças
title_full_unstemmed O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças
title_sort O ambiente educativo e a promoção das relações entre crianças
author Faria, Ana Rita Castro
author_facet Faria, Ana Rita Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Ana Rita Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Conflito interpessoal
Desenvolvimento socio-emocional
Educação pré-escolar
Interpersonal conflict
Pre-school education
Social-emotional development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conflito interpessoal
Desenvolvimento socio-emocional
Educação pré-escolar
Interpersonal conflict
Pre-school education
Social-emotional development
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62056
url http://hdl.handle.net/1822/62056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202294110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132372421050368