Bibliotecas escolares: cartografia de um planeta emergente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Maria José
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/660
Resumo: As bibliotecas escolares afirmam-se hoje como um planeta ainda mal conhecido, porém presente no universo das bibliotecasportuguesas, com peso, massa e volume assinaláveis em todas as descrições que delas fazemos.Planeta visível, e habitado necessariamente por quem lhes dá vida - ou, por míngua, as faz morrer.Impõe-se pois uma reflexão sobre as funções dos profissionais que nelas e com elas trabalham, nas escolas, nas bibliotecas municipais parceiras da Rede de Bibliotecas Escolares, nos serviços de apoio do Ministério da Educação e da Cultura (existentes, a criar ou a desenvolver), nas Universidades que formam inicialmente professores e profissionais da documentação.Estes habitantes movem-se em terrenos em transformação rápida, lugares de forte visibilidade social e política, com crescentes exigências de qualidade, rigor e versatilidade nos produtos e serviços das Bibliotecas, inevitavelmente articuladas entre si.A formação, inicial e contínua, de quem compõe cada equipa e gere cada projecto são a chave do sucesso não só das bibliotecas - e dos alunos que com elas acrescentam valor ao seu sucesso educativo - como de cada profissional, decidindo o acesso a verdadeiros materiais de construção de percursos de auto-valorização e diversificação de competências essenciais num mercado de trabalho em permanente mudança.
id RCAP_5e6b324f9c15177881345025a6953261
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bibliotecas escolares: cartografia de um planeta emergenteAs bibliotecas escolares afirmam-se hoje como um planeta ainda mal conhecido, porém presente no universo das bibliotecasportuguesas, com peso, massa e volume assinaláveis em todas as descrições que delas fazemos.Planeta visível, e habitado necessariamente por quem lhes dá vida - ou, por míngua, as faz morrer.Impõe-se pois uma reflexão sobre as funções dos profissionais que nelas e com elas trabalham, nas escolas, nas bibliotecas municipais parceiras da Rede de Bibliotecas Escolares, nos serviços de apoio do Ministério da Educação e da Cultura (existentes, a criar ou a desenvolver), nas Universidades que formam inicialmente professores e profissionais da documentação.Estes habitantes movem-se em terrenos em transformação rápida, lugares de forte visibilidade social e política, com crescentes exigências de qualidade, rigor e versatilidade nos produtos e serviços das Bibliotecas, inevitavelmente articuladas entre si.A formação, inicial e contínua, de quem compõe cada equipa e gere cada projecto são a chave do sucesso não só das bibliotecas - e dos alunos que com elas acrescentam valor ao seu sucesso educativo - como de cada profissional, decidindo o acesso a verdadeiros materiais de construção de percursos de auto-valorização e diversificação de competências essenciais num mercado de trabalho em permanente mudança.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2004-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/660Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 8 (2004): Nas encruzilhadas da Informação e da Cultura - (Re)inventar a Profissãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/660https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/660/658Vitorino, Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:58:00Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:56.609263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bibliotecas escolares: cartografia de um planeta emergente
title Bibliotecas escolares: cartografia de um planeta emergente
spellingShingle Bibliotecas escolares: cartografia de um planeta emergente
Vitorino, Maria José
title_short Bibliotecas escolares: cartografia de um planeta emergente
title_full Bibliotecas escolares: cartografia de um planeta emergente
title_fullStr Bibliotecas escolares: cartografia de um planeta emergente
title_full_unstemmed Bibliotecas escolares: cartografia de um planeta emergente
title_sort Bibliotecas escolares: cartografia de um planeta emergente
author Vitorino, Maria José
author_facet Vitorino, Maria José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino, Maria José
description As bibliotecas escolares afirmam-se hoje como um planeta ainda mal conhecido, porém presente no universo das bibliotecasportuguesas, com peso, massa e volume assinaláveis em todas as descrições que delas fazemos.Planeta visível, e habitado necessariamente por quem lhes dá vida - ou, por míngua, as faz morrer.Impõe-se pois uma reflexão sobre as funções dos profissionais que nelas e com elas trabalham, nas escolas, nas bibliotecas municipais parceiras da Rede de Bibliotecas Escolares, nos serviços de apoio do Ministério da Educação e da Cultura (existentes, a criar ou a desenvolver), nas Universidades que formam inicialmente professores e profissionais da documentação.Estes habitantes movem-se em terrenos em transformação rápida, lugares de forte visibilidade social e política, com crescentes exigências de qualidade, rigor e versatilidade nos produtos e serviços das Bibliotecas, inevitavelmente articuladas entre si.A formação, inicial e contínua, de quem compõe cada equipa e gere cada projecto são a chave do sucesso não só das bibliotecas - e dos alunos que com elas acrescentam valor ao seu sucesso educativo - como de cada profissional, decidindo o acesso a verdadeiros materiais de construção de percursos de auto-valorização e diversificação de competências essenciais num mercado de trabalho em permanente mudança.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/660
url https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/660
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/660/658
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 8 (2004): Nas encruzilhadas da Informação e da Cultura - (Re)inventar a Profissão
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130853712855040