Bibliotecas escolares: cartografia de um planeta emergente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/660 |
Resumo: | As bibliotecas escolares afirmam-se hoje como um planeta ainda mal conhecido, porém presente no universo das bibliotecasportuguesas, com peso, massa e volume assinaláveis em todas as descrições que delas fazemos.Planeta visível, e habitado necessariamente por quem lhes dá vida - ou, por míngua, as faz morrer.Impõe-se pois uma reflexão sobre as funções dos profissionais que nelas e com elas trabalham, nas escolas, nas bibliotecas municipais parceiras da Rede de Bibliotecas Escolares, nos serviços de apoio do Ministério da Educação e da Cultura (existentes, a criar ou a desenvolver), nas Universidades que formam inicialmente professores e profissionais da documentação.Estes habitantes movem-se em terrenos em transformação rápida, lugares de forte visibilidade social e política, com crescentes exigências de qualidade, rigor e versatilidade nos produtos e serviços das Bibliotecas, inevitavelmente articuladas entre si.A formação, inicial e contínua, de quem compõe cada equipa e gere cada projecto são a chave do sucesso não só das bibliotecas - e dos alunos que com elas acrescentam valor ao seu sucesso educativo - como de cada profissional, decidindo o acesso a verdadeiros materiais de construção de percursos de auto-valorização e diversificação de competências essenciais num mercado de trabalho em permanente mudança. |
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Bibliotecas escolares: cartografia de um planeta emergenteAs bibliotecas escolares afirmam-se hoje como um planeta ainda mal conhecido, porém presente no universo das bibliotecasportuguesas, com peso, massa e volume assinaláveis em todas as descrições que delas fazemos.Planeta visível, e habitado necessariamente por quem lhes dá vida - ou, por míngua, as faz morrer.Impõe-se pois uma reflexão sobre as funções dos profissionais que nelas e com elas trabalham, nas escolas, nas bibliotecas municipais parceiras da Rede de Bibliotecas Escolares, nos serviços de apoio do Ministério da Educação e da Cultura (existentes, a criar ou a desenvolver), nas Universidades que formam inicialmente professores e profissionais da documentação.Estes habitantes movem-se em terrenos em transformação rápida, lugares de forte visibilidade social e política, com crescentes exigências de qualidade, rigor e versatilidade nos produtos e serviços das Bibliotecas, inevitavelmente articuladas entre si.A formação, inicial e contínua, de quem compõe cada equipa e gere cada projecto são a chave do sucesso não só das bibliotecas - e dos alunos que com elas acrescentam valor ao seu sucesso educativo - como de cada profissional, decidindo o acesso a verdadeiros materiais de construção de percursos de auto-valorização e diversificação de competências essenciais num mercado de trabalho em permanente mudança.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2004-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/660Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 8 (2004): Nas encruzilhadas da Informação e da Cultura - (Re)inventar a Profissãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/660https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/660/658Vitorino, Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:58:00Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:56.609263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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