Compreensão da Leitura na Literatura e outras Artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Maria Dolores dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93740
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_90c4d99b53eb44c93148267315b6e5eb
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93740
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreensão da Leitura na Literatura e outras ArtesReading Comprehension through Literature and Artcompreensão de leituraensino explícito de estratégiasdeterminação de ideias principaisreading comprehensionexplicit instruction strategiesdetermining main ideasRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático sobre o ensino explícito da estratégia de leitura ‘determinar as ideias principais’, desenvolvido na Prática Pedagógica Supervisionada de Português, numa turma do 12.º ano, do Ensino Secundário, do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias, no ano letivo 2018/2019. O objetivo deste trabalho forja-se na tentativa de apurar em que medida a utilização e consciencialização dos mecanismos estratégico didáticos de leitura promove a otimização da compreensão da leitura literária, em articulação com outras artes, potenciando a sua proficiência. A exequibilidade prática destas estratégias de leitura, na consecução do Projeto “Compreensão de leitura: o ensino explícito de estratégias”, desenvolvida na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, adaptado da obra Collaborative Stategies for Teaching Reading Comprehension, de Judi Moreillon (2007), por Ana Maria Machado e Anabela Fernandes, visou apetrechar os discentes de uma maior supervisão e monitorização da sua aprendizagem da leitura literária. A legitimação deste estudo radica na Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário.O caráter profícuo dos procedimentos adotados atesta a eficácia das aplicações didáticas, testemunhada nos resultados dos questionários e demais registos escritos dos discentes.O presente relatório descreve um estudo de caso científico-didático sobre o ensino explícito da estratégia de leitura ‘determinar as ideias principais’, desenvolvido na Prática Pedagógica Supervisionada de Português, numa turma do 12.º ano, do Ensino Secundário, do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias, no ano letivo 2018/2019. O objetivo deste trabalho forja-se na tentativa de apurar em que medida a utilização e consciencialização dos mecanismos estratégico didáticos de leitura promove a otimização da compreensão da leitura literária, em articulação com outras artes, potenciando a sua proficiência. A exequibilidade prática destas estratégias de leitura, na consecução do Projeto “Compreensão de leitura: o ensino explícito de estratégias”, desenvolvida na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, adaptado da obra Collaborative Stategies for Teaching Reading Comprehension, de Judi Moreillon (2007), por Ana Maria Machado e Anabela Fernandes, visou apetrechar os discentes de uma maior supervisão e monitorização da sua aprendizagem da leitura literária. A legitimação deste estudo radica na Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Secundário.O caráter profícuo dos procedimentos adotados atesta a eficácia das aplicações didáticas, testemunhada nos resultados dos questionários e demais registos escritos dos discentes.This report describes a study case whose scientific-didactic research focuses on the reading and comprehension of explicit instruction strategies within the study of literature and other arts. The activities accomplished with a class of 12th grade students of Portuguese took place in the context of supervised pedagogical practice, at a Secondary School in Coimbra. It was also intended to discuss, from a theoretical-practical point of view, the topic of explicit teaching of reading and comprehension, based on the ‘determining main ideas’ strategy, addressed during the period of curricular internship. The analysis and critical interpretation of the information collected, based on the observation and application of collection of data and student productions, allowed us to conclude that when the teacher, explicitly introduces questions to determine main ideas relating literary texts and other art forms, students understand better what they are reading and, progressively, they develop mechanisms of independent reading and comprehension.This report describes a study case whose scientific-didactic research focuses on the reading and comprehension of explicit instruction strategies within the study of literature and other arts. The activities accomplished with a class of 12th grade students of Portuguese took place in the context of supervised pedagogical practice, at a Secondary School in Coimbra. It was also intended to discuss, from a theoretical-practical point of view, the topic of explicit teaching of reading and comprehension, based on the ‘determining main ideas’ strategy, addressed during the period of curricular internship. The analysis and critical interpretation of the information collected, based on the observation and application of collection of data and student productions, allowed us to conclude that when the teacher, explicitly introduces questions to determine main ideas relating literary texts and other art forms, students understand better what they are reading and, progressively, they develop mechanisms of independent reading and comprehension.2020-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93740http://hdl.handle.net/10316/93740TID:202490912porEsteves, Maria Dolores dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:10:18Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:38.795293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão da Leitura na Literatura e outras Artes
Reading Comprehension through Literature and Art
title Compreensão da Leitura na Literatura e outras Artes
spellingShingle Compreensão da Leitura na Literatura e outras Artes
Esteves, Maria Dolores dos Santos
compreensão de leitura
ensino explícito de estratégias
determinação de ideias principais
reading comprehension
explicit instruction strategies
determining main ideas
title_short Compreensão da Leitura na Literatura e outras Artes
title_full Compreensão da Leitura na Literatura e outras Artes
title_fullStr Compreensão da Leitura na Literatura e outras Artes
title_full_unstemmed Compreensão da Leitura na Literatura e outras Artes
title_sort Compreensão da Leitura na Literatura e outras Artes
author Esteves, Maria Dolores dos Santos
author_facet Esteves, Maria Dolores dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Maria Dolores dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv compreensão de leitura
ensino explícito de estratégias
determinação de ideias principais
reading comprehension
explicit instruction strategies
determining main ideas
topic compreensão de leitura
ensino explícito de estratégias
determinação de ideias principais
reading comprehension
explicit instruction strategies
determining main ideas
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93740
http://hdl.handle.net/10316/93740
TID:202490912
url http://hdl.handle.net/10316/93740
identifier_str_mv TID:202490912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134021515476992