Séries televisivas de culto em Portugal: espectadores e estilos de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Alexandra Sofia Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12780
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social na especialização de Comunicação Estratégica
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spelling Séries televisivas de culto em Portugal: espectadores e estilos de vidaProgramação televisivaAudiênciaEstilos de vidaSérie “de Culto”Television programmingAudienceLife style“Cult” SeriesDissertação de Mestrado em Comunicação Social na especialização de Comunicação EstratégicaEste estudo exploratório pretende analisar e compreender os estilos de vida dos espectadores das séries televisivas “de culto”, em Portugal. Perante um mercado televisivo vasto e repleto de marcas e canais temáticos, os programadores e os profissionais da área do marketing e publicidade desenvolveram estratégias de programação que visam a captação e fidelização das audiências. Neste contexto, surgem as séries que têm a capacidade de se adaptar ao ritmo de vida e às preferências dos espectadores, ao mesmo tempo que criam hábitos de consumo devido à regularidade com que são transmitidas. Para definir as séries a contemplar numa grelha de programas, é necessário compreender as atitudes, motivações, comportamentos, gostos e desejos dos espectadores, ou seja, traçar os seus estilos de vida, para que seja possível oferecer-lhes conteúdos com os quais se identifiquem. As séries atraem a atenção das audiências, envolvendo-as emocionalmente, contudo, existem séries que se destacam das demais disponíveis no mercado, não só pelo número de espectadores que atraem, mas pela veneração a elas associada. Surge assim, o conceito de série “de culto”, um termo utilizado por especialistas em programação televisiva e por espectadores para descrever determinadas séries. Mas o que são afinal séries “de culto”? Que características as diferenciam das demais? Estarão os estilos de vida dos espectadores relacionados com as séries “de culto” que visualizam? Para responder a estas questões realizaram-se entrevistas semiestruturadas e em profundidade, inquéritos por questionário e analisaram-se dados de audiências. Os resultados obtidos permitiram propor uma definição de série “de culto” e revelaram que existe efectivamente relação entre os estilos de vida dos espectadores e as suas preferências de séries televisivas “de culto”, em PortugalThis exploratory study aims to analyze and understand the lifestyles of viewers of television’s “cult” series in Portugal. Standing on a vast television market and full of brands and thematic channels, developers and professionals from the marketing and advertising area developed programming strategies to attracting and retaining viewers. On this scenario, emerge the shows which have the ability to adapt themselves to TV viewers’ preferences and, at same time, which create a consumption habit through the regular broadcast strategy. To choice which TV series belonging to a channel schedule, it is necessary to understand viewers' attitudes, motivations, behaviors, tastes and desires, i.e. describe their lifestyles, so they’ll be able to offer what they want. TV shows attract viewers’ attention. They evolve them emotionally. However, there are series that reach the spotlight and others don’t. Not only just because of the big amount of viewers, but also by veneration they create. They’re called “Cult” series. This is how television programming specialists and some viewers categorize a certain type of series. But what that means? What describe a “cult” series? There is a relationship between these shows and their viewers’ lifestyle? To ask this questions, semi-structured interviews and in-depth interviews took place, as well as questionnaire surveys. Television ratings were also analyses. The obtained results allowed to propose a definition of “cult” series. There are evidences that there is a correlation between viewers’ lifestyle and their preferences to TV “cult” series in PortugalInstituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasRibeiro, Raquel BarbosaRepositório da Universidade de LisboaGuerreiro, Alexandra Sofia Carvalho2016-12-28T12:16:05Z2016-12-062016-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12780TID:201510898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:52.048995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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