O papel da mobilidade na consolidação do interior do estado de São Paulo. O caso da Estrada de Ferro Araraquarense (séculos XIX -XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourencetti, Fernanda de Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21385
Resumo: Este artigo apresenta a importância do caminho-de-ferro na consolidação urbana do Estado de São Paulo (Brasil). A primeira estação ferroviária da Estrada de Ferro Araraquarense foi inaugurada em 1885, sendo o início de um troço ferroviário que fez parte do desenvolvimento do oeste do estado de São Paulo conhecido como Sertão Paulista. O crescimento deste caminho-de -ferro ilustra o papel da mobilidade favorecida por este meio de transporte na organização de toda uma região, logo, a Estrada de Ferro Araraquarense fez parte de uma série de estratégias tendentes a favorecer a expansão territorial do oeste Paulista. Durante a primeira metade do século XX, tanto a nível regional como nacional, o sistema ferroviário foi secundarizado perante o avanço do sistema rod oviário. Apesar do caminho-de-ferro ter sido limitado quase exclusivamente ao transporte de mercadorias, ele manteve uma grande influência na consolidação da região da Araraquarense. O objetivo principal deste artigo é analisar os aspetos acima enunciados numa perspetiva interdisciplinar, que considera as áreas do urbanismo, da economia, da tecnologia e da história.
id RCAP_5e8b7c173361cd3a77637ba319c52eb1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/21385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da mobilidade na consolidação do interior do estado de São Paulo. O caso da Estrada de Ferro Araraquarense (séculos XIX -XX)The mobility role in the São Paulo hinterland consolidation. The case of Estrada de Ferro Araraquarense (19th-20th centuries)Oeste PaulistaEstrada de Ferro AraraquarenseUrbanismoCaminho -de -ferroEste artigo apresenta a importância do caminho-de-ferro na consolidação urbana do Estado de São Paulo (Brasil). A primeira estação ferroviária da Estrada de Ferro Araraquarense foi inaugurada em 1885, sendo o início de um troço ferroviário que fez parte do desenvolvimento do oeste do estado de São Paulo conhecido como Sertão Paulista. O crescimento deste caminho-de -ferro ilustra o papel da mobilidade favorecida por este meio de transporte na organização de toda uma região, logo, a Estrada de Ferro Araraquarense fez parte de uma série de estratégias tendentes a favorecer a expansão territorial do oeste Paulista. Durante a primeira metade do século XX, tanto a nível regional como nacional, o sistema ferroviário foi secundarizado perante o avanço do sistema rod oviário. Apesar do caminho-de-ferro ter sido limitado quase exclusivamente ao transporte de mercadorias, ele manteve uma grande influência na consolidação da região da Araraquarense. O objetivo principal deste artigo é analisar os aspetos acima enunciados numa perspetiva interdisciplinar, que considera as áreas do urbanismo, da economia, da tecnologia e da história.CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e SociedadesVII Congreso de Historia Ferroviaria. Valencia, 18 al 20 de octubre de 20172017-10-30T17:16:26Z2017-10-302017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/21385http://hdl.handle.net/10174/21385porhttp://www.asihf.org/comunicaciones/Loutrencetti.pdfsimnaonaofernanda.delima@gmail.com733Lourencetti, Fernanda de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:12:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:41.951196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da mobilidade na consolidação do interior do estado de São Paulo. O caso da Estrada de Ferro Araraquarense (séculos XIX -XX)
The mobility role in the São Paulo hinterland consolidation. The case of Estrada de Ferro Araraquarense (19th-20th centuries)
title O papel da mobilidade na consolidação do interior do estado de São Paulo. O caso da Estrada de Ferro Araraquarense (séculos XIX -XX)
spellingShingle O papel da mobilidade na consolidação do interior do estado de São Paulo. O caso da Estrada de Ferro Araraquarense (séculos XIX -XX)
Lourencetti, Fernanda de Lima
Oeste Paulista
Estrada de Ferro Araraquarense
Urbanismo
Caminho -de -ferro
title_short O papel da mobilidade na consolidação do interior do estado de São Paulo. O caso da Estrada de Ferro Araraquarense (séculos XIX -XX)
title_full O papel da mobilidade na consolidação do interior do estado de São Paulo. O caso da Estrada de Ferro Araraquarense (séculos XIX -XX)
title_fullStr O papel da mobilidade na consolidação do interior do estado de São Paulo. O caso da Estrada de Ferro Araraquarense (séculos XIX -XX)
title_full_unstemmed O papel da mobilidade na consolidação do interior do estado de São Paulo. O caso da Estrada de Ferro Araraquarense (séculos XIX -XX)
title_sort O papel da mobilidade na consolidação do interior do estado de São Paulo. O caso da Estrada de Ferro Araraquarense (séculos XIX -XX)
author Lourencetti, Fernanda de Lima
author_facet Lourencetti, Fernanda de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourencetti, Fernanda de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Oeste Paulista
Estrada de Ferro Araraquarense
Urbanismo
Caminho -de -ferro
topic Oeste Paulista
Estrada de Ferro Araraquarense
Urbanismo
Caminho -de -ferro
description Este artigo apresenta a importância do caminho-de-ferro na consolidação urbana do Estado de São Paulo (Brasil). A primeira estação ferroviária da Estrada de Ferro Araraquarense foi inaugurada em 1885, sendo o início de um troço ferroviário que fez parte do desenvolvimento do oeste do estado de São Paulo conhecido como Sertão Paulista. O crescimento deste caminho-de -ferro ilustra o papel da mobilidade favorecida por este meio de transporte na organização de toda uma região, logo, a Estrada de Ferro Araraquarense fez parte de uma série de estratégias tendentes a favorecer a expansão territorial do oeste Paulista. Durante a primeira metade do século XX, tanto a nível regional como nacional, o sistema ferroviário foi secundarizado perante o avanço do sistema rod oviário. Apesar do caminho-de-ferro ter sido limitado quase exclusivamente ao transporte de mercadorias, ele manteve uma grande influência na consolidação da região da Araraquarense. O objetivo principal deste artigo é analisar os aspetos acima enunciados numa perspetiva interdisciplinar, que considera as áreas do urbanismo, da economia, da tecnologia e da história.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-30T17:16:26Z
2017-10-30
2017-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/21385
http://hdl.handle.net/10174/21385
url http://hdl.handle.net/10174/21385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.asihf.org/comunicaciones/Loutrencetti.pdf
sim
nao
nao
fernanda.delima@gmail.com
733
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv VII Congreso de Historia Ferroviaria. Valencia, 18 al 20 de octubre de 2017
publisher.none.fl_str_mv VII Congreso de Historia Ferroviaria. Valencia, 18 al 20 de octubre de 2017
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136608531775488