Subsector de gestão de energia - novos desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Mário Manuel dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/14376
Resumo: A actual crise social que afecta o país atingiu as PME de uma forma global, provocando uma redução drástica do volume dos seus negócios, em particular as empresas ligadas à gestão de energia, que constituem um exemplo ilustrativo de uma crise mais geral, dado que dependem muito da realização de obras de grande vulto, nomeadamente em edifícios públicos, como escolas, hospitais, universidades, ou outros organismos públicos e privados, as quais estão, de momento, paralisadas. O trabalho a desenvolver centrar-se-á no estudo de um conjunto de empresas ligadas a este sub-sector (players), com análise das atuais dificuldades, e procura de informação relevante sobre a estratégia empresarial com vista à diversificação de produtos para a sua instalação em novos segmentos de mercado ou avaliação de uma estratégia de inovação ou de internacionalização e qual o mercado a desenvolver.. Através deste estudo pretende-se: • Identificar as actuais estratégias empresariais, sobretudo como irão atuar as empresas no mercado nos próximos anos; • Analisar processos que proporcionem a diversificação do produto final, com garantia de sustentabilidade económica do modelo e ampla aceitação das entidades públicas e privadas; • Conhecer as intenções de internacionalização, e as razões de preferência por determinados mercados em detrimento de outros.
id RCAP_5e8d46189a14b3df22d7c10aee11bc6a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/14376
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Subsector de gestão de energia - novos desafiosinovação e internacionalização como resposta à crise no mercado interno - estratégia de adaptação e reposicionamento competitivo em tempo de crise económicaEstratégia empresarialVantagem competitivaPosicionamentoAdaptação à criseMacro envolventeEconomiaInternacionalizaçãoInovaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA actual crise social que afecta o país atingiu as PME de uma forma global, provocando uma redução drástica do volume dos seus negócios, em particular as empresas ligadas à gestão de energia, que constituem um exemplo ilustrativo de uma crise mais geral, dado que dependem muito da realização de obras de grande vulto, nomeadamente em edifícios públicos, como escolas, hospitais, universidades, ou outros organismos públicos e privados, as quais estão, de momento, paralisadas. O trabalho a desenvolver centrar-se-á no estudo de um conjunto de empresas ligadas a este sub-sector (players), com análise das atuais dificuldades, e procura de informação relevante sobre a estratégia empresarial com vista à diversificação de produtos para a sua instalação em novos segmentos de mercado ou avaliação de uma estratégia de inovação ou de internacionalização e qual o mercado a desenvolver.. Através deste estudo pretende-se: • Identificar as actuais estratégias empresariais, sobretudo como irão atuar as empresas no mercado nos próximos anos; • Analisar processos que proporcionem a diversificação do produto final, com garantia de sustentabilidade económica do modelo e ampla aceitação das entidades públicas e privadas; • Conhecer as intenções de internacionalização, e as razões de preferência por determinados mercados em detrimento de outros.The current social crisis is affecting SMEs globally, causing a drastic reduction in the volume of their businesses, in particular companies related to power management, which are an illustrative example of a more general crisis, since they depend lot of major works or large projects, particularly in public buildings such as schools, hospitals, universities, and other public and private organizations, which are for the time being paralyzed. This paper will focus on a set of companies linked to this sub-sector with the analysis of current difficulties, and seeking relevant information about the business strategy to diversify products to install in new market segments, or the evaluation of a strategy of internationalization and innovation or which market to develop in. This study aims to: • Identify current business strategies, especially the companies that will act in the market in the next years; • Analyze processes that provide diversification of products with sustainable economic models and widespread acceptance of public and private entities; • Know the intentions of internationalization and the reasons of preference for certain markets over others.Fonseca, José Manuel daRepositório ComumMendes, Mário Manuel dos Santos2016-07-27T08:55:06Z2014-04-282014-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14376TID:201163853porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:00.787559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Subsector de gestão de energia - novos desafios
inovação e internacionalização como resposta à crise no mercado interno - estratégia de adaptação e reposicionamento competitivo em tempo de crise económica
title Subsector de gestão de energia - novos desafios
spellingShingle Subsector de gestão de energia - novos desafios
Mendes, Mário Manuel dos Santos
Estratégia empresarial
Vantagem competitiva
Posicionamento
Adaptação à crise
Macro envolvente
Economia
Internacionalização
Inovação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Subsector de gestão de energia - novos desafios
title_full Subsector de gestão de energia - novos desafios
title_fullStr Subsector de gestão de energia - novos desafios
title_full_unstemmed Subsector de gestão de energia - novos desafios
title_sort Subsector de gestão de energia - novos desafios
author Mendes, Mário Manuel dos Santos
author_facet Mendes, Mário Manuel dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, José Manuel da
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Mário Manuel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia empresarial
Vantagem competitiva
Posicionamento
Adaptação à crise
Macro envolvente
Economia
Internacionalização
Inovação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Estratégia empresarial
Vantagem competitiva
Posicionamento
Adaptação à crise
Macro envolvente
Economia
Internacionalização
Inovação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A actual crise social que afecta o país atingiu as PME de uma forma global, provocando uma redução drástica do volume dos seus negócios, em particular as empresas ligadas à gestão de energia, que constituem um exemplo ilustrativo de uma crise mais geral, dado que dependem muito da realização de obras de grande vulto, nomeadamente em edifícios públicos, como escolas, hospitais, universidades, ou outros organismos públicos e privados, as quais estão, de momento, paralisadas. O trabalho a desenvolver centrar-se-á no estudo de um conjunto de empresas ligadas a este sub-sector (players), com análise das atuais dificuldades, e procura de informação relevante sobre a estratégia empresarial com vista à diversificação de produtos para a sua instalação em novos segmentos de mercado ou avaliação de uma estratégia de inovação ou de internacionalização e qual o mercado a desenvolver.. Através deste estudo pretende-se: • Identificar as actuais estratégias empresariais, sobretudo como irão atuar as empresas no mercado nos próximos anos; • Analisar processos que proporcionem a diversificação do produto final, com garantia de sustentabilidade económica do modelo e ampla aceitação das entidades públicas e privadas; • Conhecer as intenções de internacionalização, e as razões de preferência por determinados mercados em detrimento de outros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-28
2014-04-28T00:00:00Z
2016-07-27T08:55:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/14376
TID:201163853
url http://hdl.handle.net/10400.26/14376
identifier_str_mv TID:201163853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135487205572608