Aproximações educativas entre Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Eusébio José Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/6145
Resumo: Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 26 de julho de 2021.
id RCAP_5e9381adf9fb077cab88b1c755e9a9bc
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aproximações educativas entre Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1.º Ciclo)Prática Educativa1st Cycle of Basic EducationPre-School EducationTransition ProcessDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 26 de julho de 2021.O presente relatório é o culminar de todo um trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A entrada para o 1.º Ciclo do Ensino Básico constitui uma etapa significativa e marcante na vida das crianças. O processo de transição consiste numa passagem que deve ser vivida o mais tranquilamente possível, sobretudo por parte dos adultos envolvidos, de modo que estes possam transmitir esta mesma tranquilidade às crianças. No decorrer do trabalho serão analisadas e refletidas as práticas educativas concretizadas em contexto de estágio, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, destacando, especialmente, as atividades realizadas com vista às aproximações educativas entre estes dois níveis de ensino. Quanto à prática pedagógica, apuramos que os objetivos previamente delineados foram atingidos, sendo que foram desenvolvidas atividades de caráter geral, ligadas às diversas áreas do currículo, e atividades especificamente direcionadas para a transição educativa. Porém, importa salientar que houve uma disparidade nas atividades implementadas ao nível da transição educativa, entre os níveis de ensino anteriormente referenciados. No 1.º Ciclo, não foi possível promover tantas estratégias pedagógicas de transição, por duas razões distintas: pelo facto de a turma de Estágio Pedagógico II já ter efetuado o processo de transição entre ciclos educativos e também pelas caraterísticas do contexto de ensino à distância não permitir que houvesse esta aproximação. Para além disso, de forma complementar ao presente Relatório, desenvolvemos um pequeno estudo com o intuito de percebermos a importância que é dada pelos profissionais de Educação, designadamente Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ao processo de transição, bem como das crianças. Para tal, procedemos a um diálogo com as mais novas, em relação à temática em questão, com o propósito de explicitarem as suas expetativas e os seus receios relativamente à transição para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Já com os mais crescidos, para além da conversa sobre as suas vivências e experiências no 1.º ano de escolaridade, realizou-se ainda, o preenchimento de um questionário que lhes permitiu refletir acerca do processo de transição educativa. Em relação ao estudo, concluímos que, apesar de ser um tema pouco debatido, todos os intervenientes supramencionados têm a noção que este processo é preponderante na vida e no percurso escolar de todas as crianças, sendo, portanto, fundamental promover estratégias com vista a uma transição tranquila e natural.ABSTRACT: This report is the culmination of a whole coursework developed in the curricular units of the Pedagogical Internship I and II, which is a part of the Master in Pre-School Education and Primary School Teaching. Entering Primary School constitutes a significant and defining step in a child’s life. The Transition process consists in a passage that must be experienced as calmly as possible, especially by the adults involved, so that they can transmit that same tranquillity to children. Throughout this coursework, educacional practices that were consolidated in the context of the internships in Pre-School Education and Primary School, will be analysed and reflected upon, particularly the activities that were carried out to create educational proximity between these two types of educational levels. As regard to the pedagogical practice, it was determined that the goals that were previously outlined were achieved. However, it is important to highlight that there was a disparity in the activities implemented in terms of educational Transition, between the educational levels previously cited. In Primary School, it was not possible to promote many transitional pedagogic strategies, for two distinct reasons: the fact that the class from the Pedagogical Internships II had already completed the Transition process between the educational cycles and because the characteristics in the contex of distant learning would not allow proximity between these. Besides that, in a way developed, with the intention of understanding the importance given by the educational professionals, namely, kindergarten Teachers and primary school Teachers. To understand the children’s and student’s point of view about this process, a dialogue was carried out with the youngest, in relation to the theme in question, with the purpose of them explaining their expectations and fears when it came to the Transition into Primary School. Now, with the olders ones, besides talking about their perceptions and experiences in their first year of school, they also filled in a survey in which it allowed them to reflect upon the process of educational Transition. About the study, it was conclued that, even though it is a subject that has not been very much debated, all the participants abovemontioned are aware that this process is preponderant in a child’s life and education path, which means that promoting strategies to have a calm and natural transition is fundamental.Santos, Ana IsabelRepositório da Universidade dos AçoresSousa, Eusébio José Martins2022-01-07T17:03:39Z2021-07-262021-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6145202803546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:32Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:17.248396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações educativas entre Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Aproximações educativas entre Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Aproximações educativas entre Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Sousa, Eusébio José Martins
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Prática Educativa
1st Cycle of Basic Education
Pre-School Education
Transition Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aproximações educativas entre Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Aproximações educativas entre Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Aproximações educativas entre Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Aproximações educativas entre Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Aproximações educativas entre Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Sousa, Eusébio José Martins
author_facet Sousa, Eusébio José Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ana Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Eusébio José Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Prática Educativa
1st Cycle of Basic Education
Pre-School Education
Transition Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Prática Educativa
1st Cycle of Basic Education
Pre-School Education
Transition Process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 26 de julho de 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-26
2021-07-26T00:00:00Z
2022-01-07T17:03:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/6145
202803546
url http://hdl.handle.net/10400.3/6145
identifier_str_mv 202803546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130740021002240